terça-feira, 27 de setembro de 2011

Que Clase não deu a

Menor chance às rivais

O GP Costa Ferraz, do Grupo III, em 1000 metros, grama, foi a prova de maior destaque na corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Em pista, vitória contundente da potranca argentina Que Clase, que não tomou conhecimento das mais velhas e experientes. Muito bem dirigida por Jean Pierre, jóquei calmo e de rara habiidade (não sei porque monta tão pouco), a defensora do Haras Santa Maria de Araras assumiu a liderança nos 200 metros finais e fugiu para o disco, vencendo com sobras. Spacecraft, estreante procedente do turfe paulista, liderou até onde deu, mas formou a dupla com firmeza. Vagareza Queen foi "apertada" na partida e chegou voando. Dizer que a vencedora foi apresentada em grande forma por Bebeto Morgado é chover no molhado. Seus corredores são sempre apresentados no último furo.

Ainda no domingo a emoção do mestre Chico

Mais uma bela iniciativa do Jockey Club Brasileiro a homenagem prestada ao mestre do humor e turfista Francisco Anysio de Paula. E numa concidência que só mesmo os deuses explicam, o Prêmio Chico Anysio foi vencido pelo cavalo Xerife, de propriedade do artista. Ainda debilitado, após quatro meses de internação, Chico foi recebido na Tribuna de Honra do hipódromo. Com ele o filho Nizo Neto, que levou a filha, além de amigos e fãs do mestre. Particularmente, tenho relação pessoal com Chico e relembro de inúmeros papos que tivemos por telefone há tempos atrás. Não canso de repetir que, depois de Chaplin, o maior gênio do humor que vi na vida foi Chico Anysio, responsável por mais de 200 personagens. Parabéns amigo e assim como no título que dei à matéria de página inteira no Globo, contigo, repito que Chico City ainda é aqui.

Assim como o dólar, cotação de Tiff subiu muito

A principal atração da corrida do último sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Pallazzi, em 1.500 metros, areia macia. Depois de obter a segunda vitória da campanha e a primeira clássica, por cerca de 10 corpos, o potro Tiff enfrentava pela primeira vez os mais velhos. Tido em altíssima conta por seu treinador desde a estréia, o filho de Crimson Tide mostrou ser um corredor diferenciado. Ganhou com autoridade, deixando o experiente Loulé em segundo na excelente marca de 91s89. Uma farda que já teve, por exemplo, Zardana, está acostumada com corredores de alto nível, Parabéns ao Felipe pela apresentação e sucesso para o potro nos próximos compromissos. Já ia esquecendo, a direção de Carlos Geovani Lavor dispensa comentários.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo." (Fernando Pessoa)

Rapidinhas

Os aprendizes na Gávea continuam dando conta do recado e com louvor. Vagner Borges é o destaque maior, mas os outros têm vencido seguidamente. Parabéns ao Mileno e ao Machadinho.
Nesta quinta-feira terminam as inscrições para a festa do GP Paraná 2011. Serão duas programações dias 7 e 9 de outubro e no domingo, corridas apenas no Tarumã. Decisão sábia de cariocas e paulistas.

Ainda nesta quinta-feira, leilão de animais em treinamento no tattersall da Gávea. Boas oportunidade para os pequenos proprietários reforçarem seus plantéis.

E no fim de semana o GP Diana, encerrando a Tríplice Coroa de potrancas, este ano sem candidata, em Cidade Jardim. Campo interessante e muito equilibrado.

A gripe veio com grande ação, ligou as turbinas e derrubou o matungo aqui. Foi um fim de semana de bagaço total. Mas reagi e voltei a trabalhar na segunda. Aos amigos que deram aquela força o meu obrigado. Ao parceiro Luiz Carlos, um abraço especial.

Bom, por falar nisso, em decisão da Gerência de Turfe do JCB, eu e Luiz vamos mudar nossos dias de trabalho. Já a partir desta semana vou narrar às sextas e sábados e Luiz nos domingos e segundas. No último dia 27 completei quatro anos no JCB. O tempo voa...

Fico impressionado com alguns torcedores e torcedoras do futebol carioca. A raiva (ou inveja) é tanta, que preferem azucrinar outro time do que comemorar a boa posição do seu próprio. Tem gente sem noção que, ao contrário de ser engraçada, enche a paciência de todo mundo. Vai saber...

O MATUNGÃO VIBROU

Esta semana a vibração não tem nada a ver com turfe. Não tenho mais pique para encarar uma "muvuca" de 100 mil pessoas e assisti pela televisão os dois primeiros dias do Rock in Rio 2011. A expectativa da primeira noite era ver Elton John que embalou com classe pessoas de muitas gerações. Faltou "Your Song", mas veio a minha preferida, Skyline Pigeon e um arranjo monumental para Rocket Man. Confesso que deixei no "mute" um pouco antes, no show daquela Barbie engraçadinha. Nesta quinta, fico grudado no show da banda inglêsa Jamiroquai e em seguida no "monstro" Stevie Wonder. Agora, se tem Cláudia Leite e Ivete Sangalo no Rock in Rio, por que não Mettalica e Sepultura no carnaval 2012?

O MATUNGÃO RELEMBRA

Este espaço aqui está virando um flash-back pois como tenho o blog desde 2008, busco algum comentário que seja relevante com a atualidade. E olha que tenho encontrado muita coisa. Lá vai mais um: Quando comecei no turfe, a imprensa tinha um número enorme de jornalistas e cronistas. Tenho até medo de citar nomes uma vez que posso esquecer alguém. Havia espaço em todos os jornais e cada um deles com equipe grande, formada por editores, repórteres, fotógrafos e cronometristas. Com o tempo, a morte de grandes nomes da imprensa turfística e o fim do espaço, restaram poucos. Os mais jovens, da geração internética, não têm noção do que foi a verdadeira imprensa de turfe. Triste...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tank Boy passa por cima

Dos rivais em 3.000 metros

A Prova Especial Gualicho, sexta etapa da Taça Quati, em 3.000 metros, grama, foi a principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. No campo reduzido de apenas quatro competidores, uma pule de devolução. Já ganhador clássico e exprimentado no percurso de fundo, Decrire merecia tal favoritismo. Alguns chegaram a imaginar que o veloz Samba Mestre pudesse surpreender. Afinal, levava a chancela de mestre Guignoni. Mas o tetracampeão do GP Brasil reservou outra grata surpresa por intermédio de Tank Boy, pela primeira vez contra o time da maratona. Valdinei Gil manteve o favorito em segundo, sem se preocupar com o samba ligeiro. Na reta final tomou a ponta e quando parecia o ganhador, veio o "tanque" passando por cima, de viagem. Dalto Duarte esteve muito bem no dorso do ganhador.

Nas copas dos mais novos, nenhuma surpresa

Na tarde de sábado foram disputadas as tradicionais Copas Leilões JCB, ambas na distância de 1.600 metros, grama. Na carreira das potrancas, Licca-Chan, muito bem dirigida por Edson Ferreira Filho, dominou a surpreendente Ohwhatalady, que custou a entregar a rapadura. Na prova dos potros, o excelente Joe Diesel, que vinha de segundo na milha internacional, confirmou o grande favoritismo e deu uma passeio nos adversários. Seu tempo foi superior ao assinalado pela potranca. Os dois vencedores foram apresentados pelo craque Dulcino Guignoni, que assim foi o dono da semana clássica carioca o que não é nenhuma supresa para o cartel deste campeão. Provas assim incentivam os compradores em leilão e devem ser mantidas, com boas premiações.

Mil vezes Marcos Mazini

Ninguém questiona o talento deste jovem piloto, que continua lutando contra o peso e frequentes contusões. Marcos Mazini tem tido um 2011 repleto de conquistas, uma vez que foi tríplice coroado (ele), venceu o GP São Paulo de forma espetacular e outras provas do calendário clássico. Bicampeão de estatística, o piloto alcançou a milésima vitória no último sábado, dirigindo Next Flight, do Haras The Best. Mais uma alegria para o Reynaldo. Não resta dúvida que é um marco (sem trocadilho) na carreira de qualquer profissional. Sempre atento e generoso, o amigo Joemil tratou de encomendar um faixa comemorativa para o feito do "Máquinazini", como gostam de chamar alguns fãs.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Despertador é bom para a gente se virar para o outro lado e dormir de novo" (Mário Quintana)

Rapidinhas

Já escrevi algumas aqui sobre o jóquei Valdinei Gil. Calmo, com excelente noção de percurso, vem conquistando seu espaço no turfe carioca. No último domingo venceu os quatro últimos páreos com muita tranquilidade. Parabéns!

O Valter Inácio é um joquei inusitado. Depois de alguns anos na Irlanda, voltou à Gávea e tem trabalhado muito. Na última segunda-feira aproveitou a oportunidade dada por Jairo Borges e venceu com Azul Marinho. Deu um show de rodada de chicote perto do disco. É uma figura e merece mais oportunidades.

Gostei muito da estréia da potranca Very Emotions, do Haras Anderson. Mais uma bela apresentação de Adélcio Menegolo. Mostrou velocidade e resistência. Boa potranca.

Logo depois venceu a First Class, bem dirigida por Carlos Henrique e apresentada de forma soberba por Lucas Eller. Marcou bom tempo e mostrou que tem futuro.

Na corrida de segunda-feira foi disputado o Clássico Presidente João Goulart, em 1.600 metros, areia. Mais um passeio da excelente Morena Matte, muito bem apresentada por Venâncio Nahid.

Esta semana acabam as férias de Marcos Carvalho, o Malaio, que volta ao starting-gate com seu terno impecável. Chega de moleza meu amigo.

Meu amigo Victor Lahass obteve a primeira com Redford na corrida de sexta-feira. Muita alegria de toda a família e da legião de amigos deste parceiro incrível, que merece ainda mais vitórias. Trabalhador, apaixonado pelo que faz, Vitinho é filho do Cai Cai e irmão de Dona Ju. Parabéns e que siga o caminho do sucesso.

O futebol carioca está em alta nesta fase final do campeonato brasileiro. O Vasco na liderança com o Botafogo logo ali. O Fluminense, apesar da "cocada" que levou do Bahia, na zona de classificação para a Libertadores. O Flamengo, logo depois. Aliás este não está em alta e sim em falta (de vitórias). Ixi!

O MATUNGÃO VIBROU

Se o turfe fosse feito só pelos grandes proprietários, certamente teríamos apenas uma reunião por semana. São os pequenos proprietários que mantém as corridas e a paixão destes é que move a máquina turfística. Não conheço o titular do Stud Nossa Senhora Auxiliadora de Santa Rosa, mas sei que está no turfe há muitos anos. E no último final de semana seu titular teve duas grandes alegrias com as vitórias de Niteroiense e Gobierno, ambos treinados por minha amiga e competente Cristina Rezende. São alegrias assim que servem para premiar tanta dedicação e a paixão pelos cavalos. Vibrei com isso.

O MATUNGÃO RELEMBRA

Tenho utilizado este espaço para reproduzir tópicos que abordei há tempos atrás e acredito que ainda são bem atuais. Vou mandar mais um que escrevi em setembro de 2009. Lá vai: Vou voltar a um assunto que já abordei neste espaço. Vez por outra acontecem reclamações absurdas por parte de alguns jóqueis. Quando o prejuízo acontece, de verdade, impedindo a melhor performance de um corredor, tudo bem, tem que existir a reclamação sim. Mas em certo casos não acontece absolutamente nada e tá lá o jóquei no telefone. Sei que, por muitas vezes, o treinador ou até mesmo o proprietário, mandam que o jóquei reclame, mas deve haver o bom senso de saber se houve mesmo ou não o prejuízo. Enfim, já dizia o antigo compositor: “Quem não chora...não mama”. Mas tem que haver um limite pra tudo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet

terça-feira, 13 de setembro de 2011

As meninas do Brasil e o

Brilho de Jaqueline Cabral

A Prova Especial das Joquetas, uma boa iniciativa do Jockey Club Brasileiro, reuniu oito das nove destemidas garotas que optaram pela profissão. Só faltou Jeane Alves, que não pode participar uma vez que tinha compromissos em Cidade Jardim. A prova atraiu gente nova (quem sabe futuros turfistas). A imprensa tanto carioca como paulista deu cobertura à prova e tudo isso conta. Na pista, brilhou Jaqueline Cabral no dorso de Olympic Leader, do Haras Regina. Não teve pra ninguém, largou e acabou. A garota de Ipanema que mora em Nova York, nossa Maylan Studart, deu ótima direção em Iceman e formou a dupla. O cavalo mancou seriamente logo após o páreo. Josiane Gulart obteve a terceira colocação. Ano que vem serão disputados torneios para as meninas, no Rio e em São Paulo.

O bicampeonto de Tônemaí na milha e meia

Outra atração da corrida do último domingo foi o GP Doutor Frontin, do Grupo II, em 2.400 metros, grama leve. Numa chegada espetacular, Tônemaí, muito bem levado por Jorge Leme, derrotou Urcath por pequena diferença, conquistando o bicampeonato da carreira, uma vez que também foi o ganhador no ano passado. Urcath, em grande evolução, entra no time de corredores clássicos do Stud Yatasto, cujo titular tem olho clínica na hora de comprar potros. Voltou a correr bem o "cara branca" Another Xhow, para a alegria do meu amigo Rodrigo Schulze. A decepção do páreo ficou por conta do favorito Sal Grosso, de quem sempre é esperado muito mais do que realmente mostra. O ganhador, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Lecca, foi apresentado por Cosme Morgado Neto.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Nada é permanente nesse mundo. Nem mesmo os nossos problemas" (Chaplin)

Rapidinhas

Atrações do próximo sábado, na Gávea, as Copas Leilões JCB, ambas em 1.600 metros, grama, para potros e potrancas adquiridos em leilões realizados no tattersal carioca. De volta Joe Diesel, um potro de primeira qualidade.

Por falar em potro, mostrou categoria Le Kinoplex, que venceu, no último sábado, o Clássico Sandpit, muito bem dirigido por Dalto Duarte. Deixou claro que não escolhe distância e tem futuro promissor. Mais um do "Alemão".

Está chegando o GP Paraná e a festa no Tarumã acontecerá nos dias 7 e 9 de outubro. Trata-se de uma das duas provas de Grupo I em pista de areia. Vamos aguardar.

Está voltando com força ao turfe carioca o Stud Cezzane, muito ganhador em sua trajetória e que esteve afastado por uns tempos. Muito bom isso.

Maylan Studart volta esta quinta-feira para os Estados Unidos. Uma pena não ter vencido nas duas semanas em que montou na Gávea. Mas revê-la foi muito bom. Desejamos ainda mais sucesso em sua carreira nas terras do Tio Sam.

Na próxima segunda-feira, na Gávea, o Clássico Presidente João Goulart, em 1.600 metros, areia. Um toque refinado para a programação noturna. Bom.

Nem pretendia falar em futebol essa semana, até pelo fato de ter sido irritante a atuação do meu time. Mas este campeonato brasileiro está muito estranho. Cheguei a comentar com colegas de redação que achava o Botafogo o time mais encaixado no momento. Aí vão lá e tomam de 5. Eu hein!

O MATUNGÃO VIBROU

Ver cavalo bom correr enche os olhos daqueles verdadeiros turfistas, os que não se importam apenas com números ou apostas. Ver um potro estrear e dar um show, empolga também, pois a expectativa de que ele se torne um campeão é enorme. Lembro que quando assisti a estréia de Itajara, cheguei na redação do jornal e disse: "Hoje vi um craque estrear". Longe de mim qualquer comparação, mas fiquei impressionado com a primeira corrida do potro Pieces Me Ov. Um espetáculo. Ganhou em cânter e meteu tempo bom. Tomara que o futuro seja o mais promissor possível.

O MATUNGÃO RELEMBRA

Vou repetir aqui um tópico que abordei em julho de 2008. Minha opinião continua a mesma. Lá vai então: Não acho muito justo o procedimento nas compras dos páreos de claiming, na Gávea. Essa história do “a mais” é meio complicada. Acho que deveria ser como em São Paulo, que realiza um sorteio quando existem duas ou mais propostas para o mesmo animal. Digo isso, pois acho que o processo carioca privilegia quem tem mais bala na agulha. No sorteio, como a palavra diz, a coisa se resolve na sorte. É apenas a minha opinião, não sei se está certa ou errada...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Olympic Berlin mostra classe

E fatura Grupo II na Gávea

O GP Carlos Telles e Carlos Gilberto da Rocha Faria, do Grupo II, em 2.000 metros, grama macia, foi a principal atração do último domingo no Hipódromo da Gávea. Pudemos assistir a uma demonstração de categoria da potranca Olympic Berlin, uma vez que assumiu a liderança e livrou boa vantagem. Na reta final chegou a ser dominada, mas no rigor de Carlos Lavor, reassumiu a ponta e venceu com firmeza. A pule foi alta, principalmente pelo fato de o jóquei oficial ter pedido para ser liberado no sentido de montar Pró Memória (favorita), que decepcionou e não foi além do quinto lugar. Criação e propriedade do Haras Regina, de Sérgio Coutinho Nogueira, a vencedora foi apresentada em forma soberba por Roberto Solanés. Pelo visto, se trata de uma corredora de futuro. No pódio, taça para Júnior Fragoso Pires, uma vez que Olympic Berlin nasceu e foi criadas nas terras do Haras Santa Ana do Rio Grande. Vale ressaltar a boa corrida de Jet Queen, também treinada pelo Beto, que fez ponta e dupla na carreira.

No sábado também deu C.Lavooooooor

Na corrida de sábado foi disputado o GP José Carlos e João José de Figueiredo, do Grupo III, em 1.600 metros, grama macia. E, mostrando que a semana seria de conquistas, começou a festa do Haras Regina. E assim como o grande Ricardinho viveu momentos de escolha errada, o jovem Dalto Duarte optou pela montaria de Scottish Boy. O outro inscrito da farda rubro-negra era Conclusivo e sobrou pra quem? Carlos Geovani Lavor, que deu uma verdadeira aula no dorso do castanho. Vitória firme e "conclusiva" (essa foi braba) do pensionista de Roberto Solanés. Cá pra nós, o matungo aqui também gostava, pois indicou o cavalo para a ponta lá no Globo. Correu uma barbaridade o Dutch Harbor, que custou a entregar a rapadura. Tsonga é aquele tipo de cavalo que sempre chega atrasado. Uma hora acaba vencendo. Fim de semana de gala pro Regina e para este "jovem" piloto, que esbanja categoria e rigor.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente..." (Mário Quintana)

Rapidinhas

Escrevo a coluna antes da corrida do feriado de 7 de setembro. Muitas provas interessantes na Gávea e em Cidade Jardim. Comento na próxima semana.

O páreo das joquetas foi uma medida muito bem sacada pelo marketing do JCB. Ver as meninas no próximo domingo vai ser muito legal. Se o esquema "família" der certo a montaria da Halytheia Cordova deve ser barbada, uma vez que o marido toda hora vem ao Rio só para ganhar...

Ainda bem que o caso da égua Sereia foi bem explicado. Já estava dando nos nervos ver tanta especulação.

Aniversariou no início da semana o grande (literalmente) Rodrigo Schulze, que ao lado do pai Roni, comanda o Haras Truc. Toda a felicidade ao amigo.

Tem conseguido bons resultados o jovem treinador Lucas Eller, que na última semana mandou para o barbante Ranchuela e Princess Famous. Sei muito bem o que é ser jovem apaixonado pelo turfe. Passei por isso e não há melhor sacrifício no mundo. A gente abre mão de tudo, mas vale a pena.

Na corrida de segunda-feira um apostador acertou o Open Betting com 8 pratas e levou mais de R$ 30 mil. O cara é um visionário e deveria também apostar na mega-sena. Eta vista limpa...

O competente Malaio entrou de férias, mas sua equipe continua mandando bem no partidor. Fiquei impressionado na última segunda-feira. Malaio tem em seu laptop a relação de todos os cavalos com problemas de alinhamento. Já sabe o que fazer quando o bicho aparece inscrito. Isso é profissionalismo.

Semana maluca no Campeonato Brasileiro e quase todo mundo levou um tombo feio. E a seleção? Ronaldinho voltou pra ficar, mas este time do Mano Menezes não convence.

O MATUNGÃO VIBROU

Nas vitórias dos corredores sempre é enaltecido o trabalho do jóquei e do treinador. Mas para o sucesso dos profissinais, existe o empenho de toda uma equipe. Semana passada conversei com um personagem que faz parte de esquemas vitoriosos. Conhecido por todos dentro do turfe, Coelho está na atividade há muito tempo. Ficou décadas trabalhando com o Haras Santa Rita da Serra e auxiliou muitos treinadores, entre os quais João Limeira. Foi o braço direito de Fabrício Borges e agora está ao lado de Jairo Borges. O paranaense, figura simples e simpática, é o segundo colocado na estatística e, independente de sua capacidade profissional, conta com um indispensável e fiel escudeiro. Coelho, parabéns pelo seu trabalho.

O MATUNGÃO TRISTE

Ainda na adolescência, eu e o saudoso Zig estávamos sempre frequentando cocheiras e procurando aprender mais. E uma destas cocheiras era a do treinador Almiro Paim Filho. Zig sempre o chamou de "poeta" e eu, até há duas semanas, de "mestre". Um dos precursores nos centros de treinamento, foi um campeão. Na Escola de Profissionais fez um excelente trabalho. Aos 82 anos, mostrava disposição e alegria no trabalho. Deixa como herdeiro o bom Victor, que aprendeu com o pai o caminho do sucesso. O "Vale", no início do ano sofreu uma tragédia e agora o "Poeta" se foi. Fica a saudade, que será eterna...Chega!

As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.