terça-feira, 29 de novembro de 2011

Decrire é o campeão


Entre os maratonistas


Uma das atrações da corrida do último domingo, na Gávea, foi o o Clássico Derby Club, a prova de maior percurso do turfe brasileiro, em 3.500 metros, grama. Mostrando uma regularidade impressionante (sempre chega) e muito bem dirigido por Valdinei Gil, o alazão Decrire venceu com autoridade. Além da conquista, por ter somado o maior número de pontos, faturou a Taça Quati (aliás, já havia vencido antes mesmo desta carreira). Criado pelo Stud Capitão, cujo titular esteve presente para receber sua taça, o filho de Nedawi foi apresentado em forma exuberante pelo excelente Manoel Renato Lopes. A decepção do páreo ficou por conta do favorito Tank Boy, que vinha de vitórias seguidas, mas correu menos nesta oportunidade. Gambetero tentou uma tática esperta e acabou ficando com a dupla. Portanto, valeu a pena a disparada inicial.

Le Stresa confirmou o grande favoritismo

Ainda na corrida de domingo, na Gávea, foi disputada a Prova Especial Quiproquó, em 2.400 metros, grama, para corredores de 3 anos, sem vitória em prova de Grupo. Contando com uma direção muito tranquila do menino Henderson Fernandes (esteve numa semana de muitas vitórias), o grande favorito Le Stresa não deu confiança aos adversários e venceu com extrema facilidade. Abordando pela primeira vez o percurso, Poker Face obteve um ótimo segundo lugar, prometendo para o futuro. Outro que mostrou evolução foi Ibrahimovic, o terceiro colocado. O ganhador, que pertence ao Stud Palurape, foi apresentado pelo mestre Dulcino Guignoni. Assim como Decrire, Le Stresa é filho de Nedawi.

Loulé muito fácil na homenagem a Bolonha

Na corrida de sábado a principal atração foi a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, em 1.500 metros, areia macia. Na carreira que homenageia o saudoso Bolonha, um dos maiores cronistas de turfe, levou a melhor o grande favorito Loulé, corrido com calma por Dalto Duarte. No campo de apenas quatro competidores, manteve seu conduzido na última colocação, próximo dos ponteiros. Na reta final passou sem luta e venceu com extrema facilidade. Apresentação de luxo, como sempre, de Cosme Morgado Neto no defensor do Stud Dona Lúcia. Esta foi a sétima vitória do filho de Suspicious Mind, criado pelo Haras LLC, em 21 apresentações.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A única maneira de teres sensações novas é construíres uma alma nova." (Fernando Pessoa)

Rapidinhas

O jovem Carlos Henrique está de malas prontas e vai montar na Índia. Isso mesmo. E, antes que façam graça, montará cavalos e não elefantes...Segundo soube, Henrique já está praticando o hindú.

Aniversaria esta semana o amigo Tiago Josué Pereira, um dos jóqueis brasileiros que estão fazendo sucesso fora do país. Ao amigo toda a felicidade do mundo.

Por falar em natalício (isso é bonito), na sexta-feira muda de idade a querida Marilia Lemos. No sábado será a vez do matungo aqui. Já troquei com Luiz Carlos e vou narrar sexta e segunda. No sábado quero começar cedo...

No último fim de semana a maior festa do turfe pernambucano, com a realização do Bento Magalhães. Vitória de Tatamovitch e grande caravana carioca presente. Karol Loureiro, titulares do Palurape, Lucas Eller e Jorge Olímpio, Valério do São Pedro da Aldeia, Leo Reis e muita gente. Sucesso absoluto. O nordestino é apaixonado por cavalos.

E por falar em Recife, estou pensando seriamente em aceitar o convite do amigo Serginho Paiva (há tempos me convida) e passar uns dias na belíssima cidade. Desta vez acho que vou.

Leilões de animais em treinamento com ótimos resultados nas últimas semanas. Boa opção para proprietários reforçarem seus plantéis e o surgimento de novos studs. Não tenho dúvida que estes leilões são os combustíveis para as formações dos programas semanais dos principais hipódromos.

Semana decisiva para o mais empolgante campeonato brasileiro desde o início da disputa por pontos corridos. Seja qual for o campeão, o fez por mérito e regularidade. E os que vão cair, por falta de um projeto profissional para um torneio tão longo e tão difícil.

O MATUNGÃO VIBROU

Sem dúvida alguma o que me fez vibrar muito na última semana foi a matéria preparada para o Globo Esporte pela TV Globo e veiculada no último sábado. Levar para a pista do Hipódromo da Gávea uma corrida com os três candidatos ao título foi uma idéia genial. A produtora Paula Alvim e toda a equipe prepararam um esquema bem global (até o Globoccop foi acionado) e algo inesperado deu ainda um toque especial no trabalho. Com tudo pronto para o "páreo" entre Corinthians (montado por Leadro Costa), Vasco (Vagner Borges) e Fluminense (Vassourinha), acontece uma queda (obviamente não esperada) que deu um toque de humor, muito bem editado. Depois todo o trabalho feito de novo, deu Vasco. Matérias como esta e a do Sportv Reporter, há algumas semanas, são fundamentais para divulgar o turfe na mídia externa e não têm preço. Um detalhe engraçado foi descobrir que Tadeu Schmidt tem medo de cavalos...

O MATUNGÃO E OS JARGÕES

Outro dia recebi um e-mail de Milton "Vergano" Garcia, sugerindo que escrevesse sobre os jargões criados pelos locutores de turfe e os utilizasse nas minhas narrações. Foram vários que marcaram, como o "Lá vem o Juvenal" do Ernani, o "Pisa no acelador" do Fernando Valente, o "De sirene ligada" do saudoso Vareda. Eu criei o "Ligando as turbinas" e o "Vai despedindo a moçada". Luiz Carlos criou "Vai tirando uma avenida na frente" e a "Cadeira de balanço. Casella tem um seu inconfundível "De bandeira a bandeira o melhor". Enfim, existem outros tantos, mais antigos como os de Teófilo no Rio e Fuad Arida, em São Paulo. Tem o "É agora" do Nilsinho. Quanto a aproveitar todos, não acho que seja boa idéia, a não ser em ocasiões especiais, citando os autores...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, Karol Loureiro e colhidas na internet

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Com atropelada fulminante

Ventura Baby leva Grupo II

Uma das atrações da corrida do último sábado, na Gávea, foi o o GP Oswaldo Aranha, do Grupo II, em 2.000 metros, grama macia, etapa final da Copa de Prata. Muita expectativa na corrida da potranca La Française, que havia feito excepcional exibição pulando da turma para a esfera clássica. Verdena e Perichole, também boas ganhadoras clássicas, mereciam respeito. Mas, mostrando uma evolução impressionante, a vitória pertenceu a Ventura Baby, que como um foguete, passou pelas adversárias para vencer com sobras. Além da prova, ficou com o título, pois foi a que somou maior número de pontos. Direção perfeita do excelente Dalto Duarte e apresentação, como sempre, de luxo de Roberto Solanés. A filha de Belo Colony e Massai Mara foi criada no Haras Santa Rita da Serra e pertence ao Stud Santa Rosa de Lima.

Taleban e Ohwhatalady, vitórias sem susto

Ainda na corrida de sábado, na Gávea, foram disputados o Clássico Justiça do Trabalho, em 2.000 metros, grama e Prova Especial Ricardo Xavier da Silveira, em 1.400 metros, areia macia, para éguas de 3 anos e mais idade. No primeiro, vitória autoritária de Taleban, bem dirigido por Marcelo Almeida. Criação e propriedade de Carlos dos Santos e apresentado por Cosme Morgado Neto. Na prova das éguas, Ohwhatalady obteve vitória tranquila, sem dar susto em seus apostadores. Estrelitza, em ótima exibição, ficou com a formação da dupla. A decepção ficou por conta da outra argentina, Kiss Me Dear, que foi apenas a penúltima colocada. A ganhadora, por Northern Afleet e Brave Lady, criada pela seção argentina do Stud TNT, defende as cores do Haras Nacional, de Armandinho Carneiro e foi apresentada por Leonardo José dos Reis.

Vasquinho e Guignoni roubam a cena no Sul

Com sucesso de público e apostas, foi realizado no último domingo, no Hipódromo do Cristal, a festa do GP Bento Gonçalves, maior prova do turfe gaúcho. E na prova principal, vitória espetacular de Stockholder, dirigido por Marcos Mazini e apresentado por Dulcino Guignoni. Mas a alegria do amigo Vasquinho e o toque mágico de Guignoni não pararam por aí. A Coudelaria Barcelona brilhou também na milha do GP Presidente da República, com a vitória de Aye Lad, montado por Dalto Duarte, que também levou o GP das éguas com Bola Cheia. Não preciso nem dizer o nome do treinador da corredora do Stud Rota 66 (rss). De parabéns a diretoria do Jockey Club do Rio Grande do Sul pela organização e pelo sucesso da festa do último domingo. A ressaltar a estréia do partidor cedido pelo Jockey Club Brasileiro e o trabalho, sempre perfeito de Marcos Carvalho. Malaio acompanhou de perto o alinhamento de todos os páreos.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O grande consolo das velhas piadas são os recém-nascidos..." (Mário Quintana)

Rapidinhas

No feriado da semana passada nem deu para comentar as vitórias clássicas. Isto pelo fato de atualizar a coluna pela manhã, antes da realização da corrida.

Mas no último dia 15 foram disputadas provas do Grupo III, as tradicionais carreiras de comparação de idade, ambas na distância de 1.600 metros, grama.

No GP Frederico Lundgren, para os machos, vitória espetacular do excelente Joe Diesel, marcando a primeira conquista de grupo do aprendiz Vagner Borges. Propriedade do Stud Globo e treinamento de Dulcino Guignoni.

Já no GP Mariano Procópio, para as éguas, levou a melhor Victoria Beach, muito bem dirigida por Dalto Duarte. A defensora do Stud Santa Rosa de Lima (em semana iluminada), foi apresentada por Venâncio Nahid.

A menina Marcelle Martins não montou na última semana e se recupera de um pequeno problema. A fase é boa e ela deve voltar logo a vencer corridas.

Algumas largadas em páreos de 1.000 metros estão se tornando preocupantes. As vezes, quando narro provas neste percurso, no lugar de mandar o "Atenção, largada para o páreo", tenho vontade de dizer: "Atenção, seguuuuuuuura peão".

Faltam duas rodadas para o fim do campeonato brasileiro e parece que a sorte continua com o Corinthians. No último domingo até um filhote de baleia fez gol. Viram como a camisa custou a sair? A barriga travava. Alguém viu o Ronaldinho Gaúcho por aí? Se encontrarem, deixa quieto...

O blog ultrapassou os 21.000 acessos. O que posso dizer é muito obrigado aos amigos que passam por aqui.

O MATUNGÃO VIBROU (I)

Quem gosta do cavalo de corrida e das corridas de cavalo, tem que vibrar quando acontece algo do porte do que ocorreu no último sábado, na Argentina. A expectativa era grande e todos torciam pelo bicampeonato de Mr.Nedawi no GP Dardo Rocha, o Pellegrini de La Plata. Mas, ter que enfrentar alguns dos melhores corredores argentinos e uma égua local invicta, ainda por cima com o monstro Jorge Ricardo no dorso, não seria tarefa das mais fáceis para um cavalo de 7 anos. Mas, em magistral direção de José Aparecido, que conhece o cavalo melhor que ninguém, o defensor da farda do Stud Hole In One foi lá e massacrou os adversários. De parabéns a criação do Haras Old Friends, o proprietário Ricardo Vidigal e o turfe brasileiro. Show de apresentação de João Gabriel Costa, treinador deste fenômeno chamado Mr.Nedawi.

O MATUNGÃO VIBROU (II)

Nestes quase 40 anos de turfe (comemoro ano que vem), fiz alguns bons amigos e sempre torci muito por eles. Quando a farda de alguns deles passa na frente, sinto uma satisfação muito grande, pois sei o quanto se dedicam, investem e amam as corridas. Um dos grandes amigos que tenho no turfe é Luiz Edmundo Cardoso Barbosa e acompanho, praticamente desde o início, o Stud Capitão. Isso desde os primeiros corredores (que nem ganharam) até Pico Central, Canzone, American Night, Re Thong, Capitão Bank (se esquecer este ele me mata) e outros ótimos ganhadores. Nesta última semana, duas vitórias: Delírio de Amor, no sábado e Expresso Love, na segunda. Apresentação perfeita de Cláudio Peixoto de Almeida, o Magrão, que há mais de 10 anos trabalha para o stud. Parabéns! Vibrei com isso.

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, Planeta Turfe e colhidas na internet.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Do jeito que corre deveria

Se chamar General Dodge

O GP Nestor Jost, do Grupo III, em 1.200 metros, areia, foi o destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Após a divulgação do campo, notava-se que a competição tinha aspectos interessantes. Primeiro a volta do craque Desejado Thunder à pista de areia, onde já vencera, mas há muito não competia. Depois, a presença de Kito Hope, retornando à curta depois de muito tempo (fato mais que explicado pelo Felipe Souza). E, ainda, para encarar essas duas feras, o tordilho Tenente Dodge, que não brinca no tiro curto. Bom, o que seviu foi uma vitória contundente do defensor do Stud Palurape, que não deu chance aos adversários. Kito Hope fez um corridão, finalizando em ótimo segundo lugar. Desejado Thunder não foi o mesmo e obteve apenas a terceira posição. O tempo foi fantástico e tordilho correu sob a responsabilidade de Osmar Loezer, com a supervisão de Adriano Lobo. Show!

Union Lake confirmou favoritismo

Já na corrida de sábado, na Gávea, a principal atração foi a Prova Especial Mossoró, em 1.300 metros, grama. Campo reduzido e um grande favorito. Depois de algumas tentativas contra as feras do quilômetro, correndo bem, Union Lake pegou um páreo camarada. E não deu susto, pois largou e acabou, vencendo em tempo bom e com autoridade. Sugiro e Monday Blues fizeram uma bela disputa pela formação da dupla, com ligeira vantagem para o "cara branca" do Stud Bons Companheiros. Union Lake, que pertence ao Stud Amálgama, contou com a direção de Jorge Leme e foi apresentado por Cosme Morgado Neto. Um detalhe a ser registrado: os dois ganhadores dos clássicos do fim de semana são de criação do Haras Anderson.

Domingo é dia do GP Bento Gonçalves

No próximo domingo será realizado o GP Bento Gonçalves, maior prova do turfe gaúcho. Todas as atenções do turfe estarão voltadas para o Hipódromo do Cristal, uma vez que, assim como ocorreu na disputa do GP Paraná, os Jockeys Clubs do Rio e de São Paulo não realizarão suas programações. Na prova principal, Stockholder, que vem de vitória fácil na Gávea, será um osso duro de roer e o turfe carioca ainda tem na prova Grapette Repete e Haraquiri. Progamação muito interessante e outras provas clássicas com campos atrativos. Realmente vale a pena conferir a festa dos gaúchos. É torcer para um dia de sol, um grande público e um recorde apostas. Sucesso é o que a gente deseja para a diretoria do Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos." (Sigmund Freud)

Rapidinhas

Meu amigo Victor Lahass foi 100% na noturna de segunda-feira. Duas inscrições (Redford e Maria Duda) e duas vitórias. Muita alegria e muita festa. Ele merece e está colhendo frutos do trabalho do dia-a-dia.

Alguns aniversariantes na última semana. A amiga e jornalista Débora Almeida e o aprendiz Carlos Henrique. Os parabéns do matungo.

Escrevo a coluna pela manhã, antes da corrida do feriado. Apesar do tempo feio, vale a pena ir ao Jockey. Duas provas de Grupo (Comparações) e careiras interessantes. Eu vou, pois trabalho na programação.

O Stud Alvarenga já está colhendo resultados em sua seção paulista e semana passada Super Purse venceu de ponta a ponta a Prova Especial Dark Brown. Preparo nota 10 do excelente Nilson Lima e direção de Francisco Leandro, que é o novo papatudo no Hipódromo Paulistano.

Notícias dando conta que Fortaleza voltará a ter um hipódromo. Lembro da tradição do Pici, palco de grandes provas. Os cearenses são apaixonados pelas corridas.

Existem proprietários que vencem muitas corridas e estão sempre reforçando seus plantéis em páreos de claiming. Posso destacar dois que são especialistas nisso: João Verçosa do Stud Golden Horses e o Manoel, do Stud Seralúcia.

Independente de quem será campeão brasileiro (faltam só quatro rodadas), posso afirmar, com a experiência de quem acompanha futebol há quase 45 anos, que temos dois craques atuando neste brasileirão. Craques mesmo: Neymar e Dedé.

O MATUNGÃO VIBROU

Durante a programação do último sábado, na Gávea, eu e André Cunha recebemos a visita do jornalista Victorino Chermont, do Sportv. Turfista tardio, como ele mesmo se entitula, hoje é mais um apaixonado pelas coisas do turfe. Um dos responsáveis pelo belíssimo programa Sportv Repórter, que mostrou haras em Bagé, além de focar em jóqueis brasileiros que brilham no exterior, Victorino disse que continua disposto a mostrar um outro lado do esporte, que emprega muita gente e é uma atividade movida, principalmente, pela paixão. Aos sábados vem ao hipódromo com o filho, que adora brincar no espaço e um passeio pelas vilas é obrigatório. Repórter experiente, Victorino é mais um aliado de porte nessa nossa luta em recrutar jovens para o turfe. Vibrei com a presença e com a entrevista do amigo, que prometeu, em breve, novas reportagens.

O MATUNGÃO RELEMBRA

De vez em quando gosto de postar um flashback por aqui. Agora vou reproduzir um pequeno texto que escrevi em dezembro de 2008. Foi assim: Quando se aproxima o fim do ano todo mundo só pensa em duas coisas: Natal e Reveillón. A comemoração natalícia é sempre em família, muita comida, bebida (todas) e as maravilhosas rabanadas, que minha saudosa e querida mãe fazia como ninguém. Uma semana depois vem a passagem de ano. E tome promessa: vou parar de beber (mentira), vou parar de fumar (outra maior ainda) e assim vai. Todo de mundo de branco (coitadas das outras cores) e pedidos de toda ordem. É a lei natural das coisas. Chega dia 1º, todo mundo de ressaca (haja Engov), ninguém cumpre o que prometeu e a vida segue.

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Stockholder, o maior acionista

Da Coudelaria Barcelona

A Prova Especial Jayme Augusto de Vasconcellos, em 1.900 metros, areia, foi a principal atração da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea. Favorito da crônica e dos apostadores, o bonito alazão de cara branca, Stockholder, não bateu no bico. Recentemente adquirido ao Haras São José da Serra, o filho de Dancer Man e Sweet Biscuit não tomou conhecimento dos adversários. Sem dar qualquer trabalho ao jóquei Ilson Correa, o defensor da Coudelaria Barcelona, derrotou Talk Show por vários corpos. Morena Matte foi a terceira colocada. Como a meta para Stockholder era correr o Bento Gonçalves, Correa não sofreou no disco e deixou o alazão correr até a milha, num treino de 2.200 metros. Mas, após o páreo, com exaustão, frustou o amigo Vasquinho da foto da vitória. Mas mestre Guignoni certamente dará um jeito. Ah, para quem não entendeu o título, a tradução de stockholder é acionista...

Vagareza Queen em final de muita emoção

Já na corrida de domingo, na Gávea, as emoções ficaram por conta da Prova Especial Bucarest, em 1.000 metros, grama. Numa reta espetacular, quatro competidoras "deram fila de vitória", como costumam dizer meus amigos paulistas. A chegada foi empolgante, com vantagem para Vagareza Queen, em mais uma primorosa direção de Ilson Correa (um tremendo jóquei). Desejada Tóta atropelou forte e superou a favorita Que Clase, formando a dupla. Spacecraft, que ponteou boa parte, cansou um pouco e chegou em quarto, "agarrada". Gostei muito da corrida de Bárbara do Truc, que reaparecia de uma ausência de seis meses, estava sobrecarregada no peso e não teve um bom percurso. Foi a quinta colocada. Vagareza Queen marcou mais um ponto clássico para o Haras Anderson. Apresentação, como sempre, de luxo de Adélcio Menegolo.

Too Friendly, Ricardo, Veraneio e Araras

O sábado passado foi de gala no Hipódromo de Cidade Jardim. Destaque para o Derby, além de outras provas clássicas e o reaparecimento do craque Too Friendly, pela primeira vez como o campeão Jorge Ricardo no dorso. O agora defensor do Stud Patylippe, correndo com Lasix pela primeira vez, fez teste para o GP Carlos Pellegrini e passeou na raia. Como diria meu amigo Jair Balla: "Como corre essa criança". Ricardo gostou. No Derby, uma vitória linda de Veraneio, mostrando categoria e superioridade. Os "cariocas" Le Kinoplex e Invictus foram terceiro e quarto colocados, respectivamente. Assim como aconteceu com Marcos Mazini, no Rio, o jóquei Francisco Leandro foi tríplice coroado, uma vez que venceu com Kará de Birigui as duas primeiras etapas e agora com Veraneio. A razão do "Araras" no título? Simples, é o criador de Too Friendly e Veraneio, além de uma centena de outros super corredores.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"As pessoas boas dormem melhor à noite do que as pessoas más. Claro, durante o dia as pessoas más se divertem muito mais" (Woody Allen)

Rapidinhas

Amigo Mauro Flores manda e-mail dando opinião sobre a montaria de Too Friendly. Respondi dizendo que para mim a escolha foi absolutamente correta.

Gostei muito da estréia vitoriosa do potro Hull Hite, defensor do Stud Gaivota, do meu amigo Alcebíades. Será um substituo à altura para o Pieces Me Ov? Vamos aguardar.

Lucas Eller venceu duas carreiras no sábado, por intermédio de Fair Class e Vientos Del Aire. Aos poucos, vai mostrando que vale a pena abrir mão de muita coisa para treinar. Passar na frente é a maior recompensa.

Após um curto jejum, renovando o plantel, meu amigo Johnny, do Stud Golden Horses, mandou três para o barbante na corrida da última sexta-feira. Quick Cat, Pride Runner e Perrengue não deram susto. Foi a festa do Pick 3. Parabéns ao amigo.

No próximo dia 20 a grande festa do turfe gaúcho, com a realização do GP Bento Gonçalves. Tomara que seja tão boa como foi a do GP Paraná. É o outro Grupo I em pista de areia do turfe nacional.

Continuo afirmando que o time de jóqueis do turfe carioca é de primeira linha. Mesmo tirando as estrelas, bons pilotos ganham lindas carreiras quanto têm oportunidade. Esta semana Renato Costa deu um show com Yonara Di Job.

E o campeonato brasileiro continua o mais emocionante de todos os tempos. Líder perde para o lanterna e coisas do gênero. Ninguém, em sã consciência, arrisca o nome do campeão.

O MATUNGÃO VIBROU

Dizem que o turfe não tem memória e digo que o turfista, menos ainda. Há bem pouco tempo só se falava um nome na Gávea: Henderson Fernandes. O menino de Realengo que virou fenômeno, liderando estatística ainda como aprendiz, recordista e genial. Isso parece ter durado até o GP Brasil. Bastou passar a montar menos e ganhar pouco que até críticas absurdas surgiram. Aliás, apostador critica com o bolso, não tem jeito. Pois bem, na última segunda-feira, Henderson montou em seis páreos e ganhou cinco, chegando em segundo lugar com a montaria restante. Ele não desaprendeu e continua sendo ótimo jóquei. Agora, só me preocupei com uma coisa. Seu peso líquido após os páreos, girava em torno de 55 quilos. Já pesou bem menos. Portanto, é cedo que se controla isso, para não sofrer como alguns pilotos de ponta de nosso turfe, que vivem brigando com a balança. Parabéns garoto, que mais vitórias venham.

O MATUNGÃO E A MÚSICA

Sábado passado, na cabine do Jockey, tive o prazer de receber a visita do amigo Antônio Villeroy, que foi almoçar com a família no hipódromo e aproveitou para um papo rápido. Para quem não conhece, Totonho é músico, compositor e cantor. Viveu muitos anos na Europa e ao retornar ao Brasil, foi assistir a um show de Ana Carolina, em Belo Horizonte. Na platéia, escreveu uma letra e após o espetáculo, foi ao camarim, se apresentou e disse ter escrito aquilo para ela. Simplesmente era a letra de Garganta. Ali nasceu uma grande parceria que inclui Pra Rua Me Levar e outros sucessos. Totonho, gaúcho, tem CD e DVD gravados e já compôs para muitos intérpretes. Foi um grande prazer rever o amigo. Só pra constar, a minha preferida é "Amores Possíveis", que foi tema de filme...Chega!

As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Na bela festa dos amadores

A consagração de dois "Betos"

Ver o Hipódromo da Gávea com tantas pessoas foi emocionante, até mesmo para quem está ali há quase 40 anos. E o que trouxe tanta gente foi, sem dúvida, a realização de dois páreos de amadores, uma espécie de preparação para a copa do ano que vem. Emoção misturada com ansiedade é o que se via entre os participantes. Na primeira prova, vitória de Alberto Figueiredo Neto, montando Heller. Seguiu de perto o favorito Bizonte, montado por Bruno Beloch e no meio da reta dominou a prova para vencer com firmeza. Mostrou calma, experiência e boa posição. Na segunda carreira Noted venceu disparado com Gilberto Solanés Júnior, que vive o mundo dos cavalos desde menino. Filho de Gilberto e irmão de Roberto, deve ter deixado orgulhoso o avô Eurico, patriarca deste clã turfístico. Foi uma bela festa e tenho certeza que muitos dos presentes vão voltar ao hipódromo. Tarde de alegria e a consagração de dois "Betos".

Tônemaí fatura Grupo II com um Dalto perfeito

Ainda na corrida de domingo foi realizado o GP Antônio Joaquim Peixoto de Castro Júnior, prova do Grupo II, em 2.400 metros, grama. Campo reduzido, mas seleto, marcou o reaparecimento de Anakin, quarto colocado no últim GP Brasil. Legítimo favorito do público, o defensor do Stud Rio Dois Irmãos acompanhou de perto o train movido por Chuchu Beleza e assumiu a liderança logo na entrada da reta. Mas, a partir dos 200 metros finais recebeu a carga de Tônemaí, corrido com muita tranquilidade por Dalto Duarte. Houve uma pequena luta, mas perto do disco o defensor do Stud Lecca dominou a prova. Apresentação de luxo de Cosminho Morgado Neto no filho de Wild Event e Onda, que obteve a sétima vitória (quinta clássica) em 17 apresentações. Tônemaí foi criado pelo Haras Santa Maria de Araras.

Half Step leva prova especial no último pulo

Na corrida de sábado a principal atração foi a Prova Especial Platina, em 2.000 metros, grama. Numa ousadia visionária que lhe é bem peculiar, o craque Dulcino Guignoni anotou na competição a potranca La Française, que correra apenas em duas oportunidade e recém vencera o páreo de perdedoras, por pescoço de diferença. Pois bem, levando grande vantagem de peso das adversárias, a defensora de Fazenda Mondesir assumiu a liderança e mandou no páreo até os últimos metros. Exigida com rigor por Dalto Duarte, a manhosa Half Step foi se aproximando aos poucos e no último pulo dominou a prova para a alegria de Alfredo Grumser, numa semana vitoriosa de seu Haras Doce Vale. Apresentação nota 10 de Venâncio Nahid. Pelo visto, mais uma vez, Guignoni fez uma aposta vencedora e La Française, com certeza, terá um futuro promissor.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos" (Carlos Drummond de Andrade)

Rapidinhas

Na corrida de segunda-feira foi disputada a Prova Especial Nelson Pereira, em 1.400 metros, areia. Marcou a vitória de Pedra Noventa, com Ilson Correa e treinamento de Júlio Cezar Sampaio.

O amigo Agenor Sanctos manda e-mail parabenizando pela narração no páreo de amadores. Agradeço e só posso dizer que tento ser profissional naquilo que faço.

Rogerinho Gadelha, figura carismática do turfe, agora morando em Minas, esteve no Rio no último domingo. Trouxe presentes para a equipe. Tem memoria prodigiosa. Foi bom revê-lo. O presente foi um licor, lógico...

Muito bom o programa exibido pelo Sportv na última sexta-feira, mostrando detalhes sobre a criação do PSI, além de jóqueis que fazem sucesso no exterior. Rever Juvenal foi emocionante. O turfe precisa deste tipo de divulgação. Parabéns para Vitorino Chermont e equipe.

É muito boa a fase do experiente e consagrado Carlos Lavor. Tive o privilégio de ser amigo de seu pai, Wilson, e o conheço desde menino. É um jóquei que reúne todas as qualidades de um vencedor. Não é à toa que é tricampeão do GP Brasil.

Marcelle Martins continua vencendo seguidamente e mostrando maturidade. Aproveita a descarga a que tem direito e cada vez mais ganha a confiança de treinadores e proprietários. Vem fazendo bom trabalho também o Leandro Mancuso, seu agente.

As más línguas andam dizendo que o Flamengo parece uma Pick Up 4 x 4. Mas se a coisa seguir assim, com futebol disputado na grama, o time vai acabar pastando...

O MATUNGÃO VIBROU

Agora alguma coisa fora do turfe, afinal também existe vida além das pistas. Depois de narrar 11 páreos no sábado e enfrentar um trânsito infernal na volta pra casa, consegui a façança de chegar "em cima da hora" no Citibank Hall e pegar o show no início. Meu saudoso pai era músico e cresci ouvindo MPB, Jazz, Boleros, música americana. E confesso, sem música a vida não anda e neste instante mesmo que escrevo a coluna, tem fundo musical. Nunca neguei que gosto demais do trabalho de Jorge Vercillo e sempre que posso, vou aos seus shows. Este de agora, no lançamento do nono CD, chamado "Como diria Blavatsky" é um pouco diferente dos demais trabalhos, mas a qualidade segue a mesma. A parceria com Dudu Falcão é fantástica. Portanto, vibrei com isso, apesar de ter chegado em casa no bagaço.

O MATUNGÃO REGISTRA

Outro dia, neste espaço, lembrei dos jogos no Maracanã, quando ainda menino, ficava mais apreensivo pela chegada do vendedor de cachorro quente da Geneal do que propriamente com o jogo. Lembro bem daquele cara com a caixa do lado, perguntando: Mostarda ou Ketchup? Bom, no dia do GP Brasil, a Geneal estava na Gávea e matei a saudade. Postei aqui uma foto que peguei na rede e conversando com o pessoal da empresa, fiquei de voltar com uma foto deles, no Jockey. No último domingo, lá estavam as meninas e "devorei" pelo menos uns três. Como minha amiga Karol Loureiro estava no hipódromo, pedi que registrasse o flagrante. Portanto, taí o cachorro quente (o melhor do mundo)...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, Karol Loureiro e colhidas na internet.