quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Uma vitória merecida

Honrando a tradição de um grande criador

Conheci relativamente bem o criador Armando Carneiro. Tive o privilégio de, muitas vezes, na Tribuna Social do Hipódromo da Gávea, conversar com aquela figura simpática e agradável. Não canso de repetir uma frase que ouvi dele após a vitória de Old Pretender no GP Cruzeiro do Sul. Na oportunidade, olhou pra mim e disse: “Agora estou realizado como criador”. Desde a compra de Clackson e a importação do tordilho Hang Ten, numa ousada decisão, torço para a simpática farda. No último sábado, narrei com muita alegria a vitória de Radiant Fire na Prova Especial Carlos Belmiro Rodrigues, numa bela direção de Marcos Mazini. Era notória a alegria de Armandinho na foto da vitória, certamente enchendo de orgulho seu pai, que de onde estiver deve ter vibrado muito. O turfe tem esta magia. A paixão que atravessa gerações mantém acesa a chama e, em muitos casos, é o que nos faz acreditar que acima de tudo, este belo esporte sobreviverá através dos tempos.

Este se mexe de verdade.

Dono de campanha irretocável e sempre muito bem apresentado por Manuel Renato Lopes, o cavalo Ptvalentine deu outro show ao vencer, domingo, a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, o saudoso Bolonha. Em outra direção perfeita do sempre inspiradíssimo Bruno Reis, cada dia mais maduro, o defensor do Stud Palura acompanhou o train alucinante movido por Ranger Girl, que fazia corrida para o não menos fantástico Light of Loose. Num detalhe captado pela transmissão do Luiz Carlos, Bruno deu uma “sacada” para fora para procurar o adversário e ali decidiu o páreo. Vitória convincente e em tempo de primeira. Corre muito este bicho.

Finalmente decidiu confirmar.

Agora largando pela baliza 1, o potro Hydrus resolveu, finalmente, confirmar o que sempre esperou dele o treinador Cláudio Peixoto de Almeida. O potro do Stud Capitão ganhou com autoridade e marcou bom tempo para a turma. Já na corrida de estréia havia perdido uma corrida sem nome e nas duas atuações posteriores, pegou balizas desqualificadas. Trata-se de um bom potro, que ainda dará muitas alegrias para Luiz Edmundo e Christina. Aliás, eles fizeram falta na foto da vitória.

Um show de cobertura.

De parabéns a rede de TV ESPN pela cobertura, ao vivo, da Breeders’Cup, no último sábado, com apresentação categorizada de José Luiz Aranha, um misto de treinador e comentarista, que sabe muito bem o que está falando. A participação de internautas, com perguntas e alguns esclarecimentos também enriqueceu a transmissão. Quem dera tivéssemos coberturas assim em nossas grandes carreiras, como os GPs Brasil e São Paulo e os Derbies. Sonhar não custa nada...

Caravana para São Paulo.

Apesar de toda a disposição do Jockey Club Brasileiro em incentivar as inscrições na Gávea durante o período da interdição da pista de grama, alguns proprietários e treinadores já estão programando algumas caravanas a fim de levar corredores para Cidade Jardim. Quatro corridas semanais no Rio está se transformando em sonho. Só ser forem organizados programas com oito ou nove páreos.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Fuja das tentações, mas devagar, para que elas possam te alcançar...”. (Popular)

Rapidinhas

Sexta-feira (31) e sábado (1) tem show de Jorge Vercillo no Canecão, para a gravação do DVD “Todos Nós Somos Um”. Adivinhem onde o matungo estará com tremenda galera... E dia 12 tem Antonio Villeroy no Mistura Fina...

Quero agradecer aos amigos que têm me cumprimentando pelas narrações dos páreos na Gávea. Um deles, em especial, me deixou bastante emocionado, pois veio do treinador Artur Araújo, pessoa pela qual tenho um carinho muito grande.

Campos realizou a corrida reabertura no último sábado, num esforço conjunto dos atuais dirigentes e o apoio de proprietários cariocas. Brilharam os Studs Palura e Mr.Leed. Que tudo volte aos bons tempos é o que desejo.

Leilão importante no próximo dia 6, com a liquidação do plantel do Haras Novo Mossoró. Potros de um ano filhos de renomados garanhões, além de 26 reprodutoras cheias.

Em processo acelerado a reforma da pista de grama. Tomara que São Pedro colabore e, quem sabe, tudo fique pronto antes do tempo previsto. Torcemos muito para que isso aconteça.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa seguir realizando corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Quanto mais espaços forem criados na rede, relativos ao turfe, melhor. Quero cumprimentar os organizados do novo site da Associação Paulista de Fomento ao Turfe (http://www.apfturfe.com.br/) em especial ao amigo Ricardo Ravagnani, apaixonado turfista e um profissional de grande capacidade. Que muitos outros surjam para suprir o abandono que há mais de uma década acontece na mídia impressa.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Todo turfista tem o direito de se manifestar, dar opiniões e fazer críticas, desde que sejam justas. Sempre serão atendidos pelos profissionais responsáveis pela transmissão das corridas ou pela elaboração dos sites. Ocorre que alguns esquecem que todos estão “trabalhando” e não se divertindo. Ninguém pode avaliar o número de telefonemas que são dados para a cabine de transmissões, muitas vezes com incomensuráveis bobagens. Tem gente que liga na hora do páreo e por mais que tentemos dar atenção, fica difícil atender a todo mundo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Eduardo Brigagão e colhidas na internet.

Nenhum comentário: