quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Com um cavalo asssim...

É sempre tempo de diversão

Creio que não é a primeira e muito menos a segunda vez que dedico o tópico principal da coluna a este cavalo. Confesso que sou fã incondicional deste corredor e pra mim é sempre uma grande alegria vê-lo inscrito. Fiquei triste quando o vi num "caixote" irrecuperável durante a disputa do GP Brasil. Não sei se ganharia, mas vinha exatamente pelo caminho que seguiu Jeune-Turc, o vencedor da prova. Sua regulariade é impressionante e corre com a leveza de um grande campeão. Se adapta ao lugar que o jóquei determina, tanto entre os ponteiros como no meio do lote e sua aceleração final é impressionante. Aparentemente são, pode correr mais um ou dois anos sem dúvida alguma e, quem sabe, ainda dar alegrias maiores a seus donos e seus fãs. Ganhar 10 vezes em 24 corridas, sendo em oito provas de grupo não é feito para qualquer um. Acho que nem preciso dizer o nome deste fenômeno, pois vocês já perceberam que estou me referindo a Time For Fun, que venceu com sobras o GP Almirante Marquês de Tamandaré, domingo, na Gávea.

Ricardo de volta e Mazini brilhando. Muitas alegrias.

No último sábado, com um público estimado de 75 mil pessoas (êta inveja danada), foi disputado no belíssimo Hipódromo de San Isidro a maior prova do turfe sulamericano. A festa do GP Carlos Pellegrini foi de encher os olhos de qualquer um. Alguns dias antes, o mesmo hipódromo foi palco de um momento histórico e emocionante, com o retorno vitorioso de Jorge Ricardo, que venceu duas provas depois de superar o problema mais sério de sua vida, emocionando a argentinos e a todos nós. Na festa de sábado, mesmo sem vitória, um brasileiro brilhou. Marcos Mazini foi segundo na milha, com Lieve e terceiro com Jeune-Turc na prova maior. De parabéns o jovem piloto. A prova foi brilhantemente vencida por Interaction, montado por Edwin Talaverano, que foi o herói da tarde também vencendo a milha do Anchorena.

Na estréia da nova geração só deu Stud Alvarenga.

Também o último sábado, na Gávea, marcou a estréia da nova geração, com a realizaçãos das Provas Especiais Licínio Salgado e Atualpa Soares. Marcadas para a pista de grama, as carreiras foram disputadas na areia pesada e registraram dois massacres. Desejada Duda e Desejado Thunder, ambos montados por Dalto Duarte e apresentados por Júlio Cezar Samnpaio, venceram por mais de 100 metros de diferença. Criação e propriedade do Stud Alvarenga, cujo titular prestigiou as estréias, os dois mostraram enorme potencial. A nova geração ao estrear sempre provoca muita ansiedade nos turfistas e dá início ao sonho de proprietários.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“O revoltado não vive. Se consome no próprio ódio” (...)

Rapidinhas

Vitória muito bonita foi a de Iso Inconteste, numa daquelas direções características de Carlos Lavor. Cálculo de corrida perfeito e rigor necessário para cruzar o disco na frente.

No handicap de domingo, vitória expressiva de Rooney, com direção precisa de Mazini. Finalmente uma alegria para o titular do Stud Interbuzios, um apaixonado pelo cavalo de corrida.

Maradona e Cláudio, os anjos da guarda dos locutores, fazem ótimo trabalho ao lado de nossa cabine, nos passando todas as informações da CC, além de peso, ocorrências e etc...

Karol Loureiro, a editora da Revista Turf Brasil, vai bater o recorde mundial de milhagens aéreas. Nos últimos três meses esteve em Bagé, Porto Alegre, Campinas, São Paulo, Curitiba, Buenos Aires e está de malas prontas para João Pessoa. Ah...ia esquecendo, em janeiro vai para o Montevidéu. E ainda acham que o Lula viaja muito...

Meu amigo Sérgio Livramento está duplamente feliz. Primeiro por seu Botafogo ter escapado da segundona e segundo pelos trabalhos que vem produzindo sua Red Runner, que se Deus quiser lhe dará grandes alegiras, pois merece. Por falar nisso, recebi com alegria a notícia de que a Japyhara está cheia de Starve Runner, no Haras Truc.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Esta semana, como qualquer turfista ou ser humano, a notícia que me fez vibrar foi o retorno de Jorge Ricardo às pistas, após longo tratamento para se livrar de um linfoma. Obstinado, grande vencedor nas pistas, Ricardinho venceu o páreo mais difícil de sua vida. Eu, que o conheci ainda menino, sempre vi nele um lutador, um homem determinado a conquistar um lugar de destaque na vida. Mais uma vitória para este exemplo de vida, de caráter e de humanidade. Parabéns meu amigo.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Estou no turfe há quase 40 anos e já fiz de tudo na atividade e não preciso estar realizando aqui nenhum retrospecto da minha vida profissional. Testemunhei momentos históricos, com mais de 50 mil pessoas no hipódromo. Com o aparecimento de outros esportes, ao longo dos anos, o turfe foi perdendo espaço na mídia e pouco se fez para tentar recuperá-lo. Os jornalistas, por mais que tentassem, não conseguiam nada. A mídia eletrônica veio, há algum tempo, ocupar o lugar dos jornais. Só acho que poderia ser bem melhor aproveitada...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: