quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

To The Run carimba passaporte

Para a Tríplice Coroa de potros

Um campo de 20 competidores, seja em prova comum ou em carreira clássica é sempre complicado. São más largadas, prejuízos no percurso e uma série de fatores que podem definir um vencedor. Numa preparatória para a etapa inicial da Tríplice Coroa, onde corredores chegam com 80% de força e, mais, quando existe equilíbrio de forças, a categoria de um jóquei faz muita diferença. Dito isto, chegamos ao GP José Buarque de Macedo, disputado no último domingo, em pista de grama pesada. Alguns dos favoritos largavam bem por fora, mais um detalhe de dificuldade. No disco, uma vitória tranquila de To The Run, primorososamente apresentado por Bebetinho e conduzido com maestria por este fantástico Carlos Lavor, que conhece todos os atalhos da pista de grama e todas as trilhas para as vitórias clássicas e importantes. Chega a ser redundância afirmar isso, mas é um jóquei de exceção. Um maestro.

Potrancas do Stud Alvarenga têm amplo domínio.

Já na corrida de sábado foi disputado o GP Roger Guedon, preparatória para a etapa inicial da Tríplice Coroa de potrancas. Diferentemente do que ocorreu no domingo, o que vimos foi um amplo domínio das duas potrancas da farda azul e branco. A chegada foi empolgante, com dois dos melhores jóqueis do turfe carioca mostrando categoria, empenho e determinação. A decisão foi para olho mecânico (isso é antigo) e a vitória, por diferença mínima, ficou com Dolly Max, pilotada por Dalto Duarte, em grande fase. Inchatillon, com Mazini, chegou a ter vantagem, mas na troca de galão a companheira de cocheira a alcançou. Gostei muito da corrida de Simply The Best, que chegou voando na terceira colocação. Na próxima pode dar trabalho às duas prováveis favoritas.

Maturiade e boa forma, receita de sucesso.

Estive fora nas duas últimas semanas, mas acompanhei as corridas pela internet. Mas mesmo antes de viajar, vinha acompanhando as direções dadas pelo jóquei Dalto Duarte. Que sempre foi bom piloto, nunca tive dúvida e sua calma e exepcional noção de percurso, me lembravam muito seu tio, Luiz Duarte. Em boa forma física, tem mantido o peso dentro da normalidade e, me parece, ter atingido a maturidade profissional. Nesta última semana ganhou inúmeras provas, vindo na hora certa e mostando o rigor necessário, sem exageros. Somos privilegiados, pois nosso "time" de jóqueis não fica a dever nada a nenhum turfe do mundo. Não gosto de bancar o profeta, mas seguindo do jeito que vai, será muito difícil tirar esta estatísica 2009/2010 de Dalto Duarte.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"As coisas boas duram pouco. O suficiente para se tornarem inesquecíveis".
(Bob Marley)

Rapidinhas

Chegou à Gávea no início da semana o aprendiz Antônio Ferreira Matos (A.F.Matos), de 16 anos, revelação do turfe pernambucano. Toinho, como é conhecido. Toda sorte do mundo ao menino em sua nova empreitada.

Meu amigo Jean Pierre tem montado pouco, mas continua dando ótimas direções. Precisa assinar mais compromissos.

Agradeço de coração o e-mail do amigo Márcio Kléber Pereira Torreão da Costa. Que mais alegrias como a do Soviet apareçam, pois ele merece.

Acabaram-se as férias, mas volto com muita disposição. Eu e o parceiro André Cunha aproveitamos cada segundo. Eu em Minas na primeira semana e depois em Itatiaia e Penedo. André foi pra Recife e depois Paraná. Show de bola como diz o Celson Afonso.

Confesso que não fazia muita fé na contratação do Vagner Love. Fiquei preocupado, mas o moço das trancinhas fez ótima estréia. Como diz a galera rubro-negra, agora vai ser difícil aturar o "Império do Amor". Meio brega, mas deu certo...E o Botafogo hein? Ixi.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Acho que não se deve usar um blog para assuntos pessoais, mas o que me fez vibrar mesmo, nas duas últimas semanas, foi este meio que inesperado período de férias. Primeiro fui visitar uma grande amiga em Barbacena e conheci lugares e pessoas incríveis. Já penso em voltar. Depois fui para o Ecoturismo. Fiz trilha no Parque Nacional de Itatiaia e depois, em Penedo, trilha à cavalo e de quadriciclo, por matas e cachoeiras. É o "Matungo Radical". Bom demais da conta, como dizem os mineiros...

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não se trata de uma bronca, mas de uma profunda tristeza. Estava viajando para Itatiaia quando recebi a notícia da morte de Antônio Ricardo. Repeti, várias vezes, inclusive no microfone da Tv, que havia sido o melhor jóquei que vira montar em meus quase 40 anos de turfe. Além disso, tive uma grande convivência com ele quando ocupei, por meses, alguns boxes de sua cocheira, na época que treinava. Tivemos conversas animadíssimas e me divertia demais com suas histórias, desde o Hipódromo Moinhos de Vento. Mais que o "pai" do Ricardinho, Antônio foi pra mim um grande ídolo e um ótimo amigo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: