quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sal Grosso garante a qualidade

Do churrasco em busca da coroa

Um páreo eletrizante foi o GP Estado do Rio de Janeiro que abriu a Tríplice Coroa de potros no turfe carioca. Com a impossibilidade de Rodrigo Dias Lepre dos Santos e como o pilotado de Marcos Mazini, um suplente, não pôde correr em razão de não ter acontecido nenhuma retirada, sobrou para ele a responsabilidade de conduzir o defensor do Stud TNT. E o que se viu foi uma direção precisa e uma atropelada fulminante, com a dose certa para garantir a vitória. Venâncio Nahid apresentou o filho de Our Emblem em magníficas condições. To Friendly não largou bem e fez uma impressionante corrida de recuperação, chegando em segundo, a menos de um corpo do vencedor. Vapt Vupt, de Serginho Paiva, tivesse largado em baliza mais favorável, poderia ter tido melhor sorte. Emocionante ver a alegria de Gonçalinho, que foi buscar seu defensor na raia e o beijou diversas vezes. É a garantia da renovação no turfe, para a alegria de todos nós.

Dolly Max, absolutamente fantástica!

Uma potrancas de 3 anos correr 11 vezes e ganhar 5 é algo que merece destaque absoluto. Após a vitória apertada na preparatória, contra a companheira Inchatillon (outra corredora de categoria inquestionável), só torci para que a filha de Crimson Tide tivesse sorte no sorteio das balizas. Quando pegou a baliza 6, não tive nenhuma dúvida em indicá-la no Globo. Apresentada de forma magnifica, a excelente defensora da Cudelaria Alvarenga Desejada também contou com direção precisa de Dalto Duarte, que atravessa a melhor fase de sua carreira. Não encontrando dificuldade ao abordar percursos maiores, Dolly Max é uma séria candidata à conquita da Tríplice Coroa. Não tivesse um percurso atribulado, Inchatillon teria formado a dupla, sem sombra de dúvida. Me surpreendeu favoravelmente a corrida de Dear Nati.

Bons tempos ratificam bos qualidade da grama.

Quando tenho que narrar páreos na grama e aquela cerca móvel está com 12 metros, confesso que fico bolado. Com apenas meia pista os cavalos embolam e complica demais a transmissão. Mas, me parece que isso é feito para preservar a parte interna da pista. Como não entendo do assunto, fico bolado, mas tenho que fazer o meu trabalho da melhor forma possível. Na última semana, com as provas sendo disputadas sem cerca móvel, os tempos registrados, mesmo em páreos comuns, deixaram claro que a raia está em boas condições. A reforma que foi feita, sem dúvida, deixou a pista muito melhor do que a anterior, cheia de buracos e que se transformava em verdadeiro pântano quando chovia.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"É fundamental dar a si mesmo mais opções de felicidade". (Popular)

Rapidinhas

Uma grande alegria para todos os turfistas o retorno aos programas do treinador Dulcino Guignoni, ganhador de todas as provas importantes do calendário clássico e um campeão. Humilde, atencioso e amigo, merece o sucesso que tem.

Ganhou com extrema facilidade, domingo, o potro Com Sabor, que já havia obtido dois ótimos segundos lugares. Com certeza o amigo Alcebíades, titular do Stud Gaivota, vai comemorar a conquista. Com Serginho Paiva na área, a festa está garantida.

Com o fim do horário de verão, as corridas de sábado e domingo deverão voltar ao antigo horário de 13h45. Pelo menos eu acredito nisso. Mas não há informação oficial.

Fase é fase e tem que ser respeitada. Além de de ser um jóquei de categoria e estar em grande forma física, Dalto Duarte está "iluminado". Tudo o que faz dá certo. Na última semana, em todos os páreo em que seu pilotado foi para o olho mecânico, venceu. Dá-lhe garoto.

E o Botafogo hein? Quem diria? Levantou a Taça Guanabara depois de despachar dois campeões brasileiros. Flamengo, da primeira divisão e o Vasco, da segundona. A estrela do Joel brilha tanto ou mais que a solitária de General Severiano...Parabéns.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Procurar fazer o melhor e ser correto é obrigação de todo profissional. Isso únido ao talento, garante a projeção em qualquer setor. Mas, o que me fez vibrar esta semana foi ver um jóquei, bicampeão do GP Brasil, aos 58 anos de idade, assinar um compromisso de montaria de 50 quilos, cumprir rigorosamente o peso e, ainda por cima, dar uma aula de direção. Foi o que aconteceu com Edson Ferreira no dorso de Miss Rossi. Parabéns e que sirva de exemplo para alguns "meninos" que toda hora montam com 1 ou 2 quilos a mais do que deveriam.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Até agora não tinha me pronunciado sobre o caso do cavalo Talharim. Agora, quero de público manifestar todo meu apreço e amizade pelo treinador Leopoldo José Cury, a quem tenho o prazer e a honra de conhecer há muitos anos. Léo pra mim sempre foi um exemplo. Quando quis treinar, me ensinou e incentivou muito. Para se ter idéia do respeito e carinho que tenho por ele, mesmo tendo treinado, em certa época entreguei a ele alguns corredores de minha propriedade e a única coisa que perguntava era quando seriam inscritos. E tenho, na parede, penduradas as fotos das vitórias de Juquente, Caldarett, Tien Fuegos e Yeard. Aconteceu alguma coisa errada. Léo jamais, e afirmo com toda certeza, utilizaria artificios para ganhar um páreo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: