quarta-feira, 7 de abril de 2010

No Rio e na Argentina, só deu

Haras Anderson esta semana

As fardas brasileiras continuam brilhando intensamente nas pistas além mares. Depois do feito grandioso de Glória de Campeão, em Dubai, foi a vez do Haras Anderson se destacar, no último sábado, em prova importante na pista de grama de San Isidro. O potro Phone Time (Gilded Time e Shiny Happy), criado no Haras La Misión, venceu o GP Raúl y Raúl E.Chevalier, prova de Grupo I, em 1.400 metros. Sob a direção de Juan Noriega, derrotou Don Petardo em 80s24, conquistando a segunda vitória em quatro apresentações. Portanto, Phone Time é o líder entre os potros na Argentina, o que muito orgulha a todos nós brasileiros. Em ano de Copa do Mundo é sempre bom estarmos na frente dos "hermanos", em qualquer atividade.

E o domínio continuou no Hipódromo da Gávea.

Os destaques do fim de semana carioca foram duas carreiras do calendário clássico, ambas em 1.000 metros, grama, para potros e potrancas de 2 anos. E o Haras Anderson levou as duas. No sábado foi disputada a Prova Especial Criolan, que marcou a fácil vitória de Um Foguete (Dodge e Zitanic). Dalto Duarte não teve trabalho e o ganhador levantou a prova em ritmo de cânter. Já no domingo foi a vez da Prova Especial Jocosa e Ukraine Love (Confidential Talk e Nice Love) levou o staff do Haras Anderson ao pódio. Mais uma vez com Dalto Duarte (Ilson Correa se acidentou no sábado), a alazão venceu com firmeza. Nas duas vitórias, apresentação nota 10 de Adélcio Menegolo, um profissional de primeira linha, sempre mantendo seus pensionista em excelente forma.

O esporte vive de resultados.

Esta é uma grande máxima sempre atribuída ao futebol, mas cabe para qualquer esporte. Quando o resultado aparece, a mídia chega junto. A histórica vitória de Glória de Campeão, em Dubai, mereceu espaço de destaques em duas edições de O Globo e no Esporte Espetacular, da TV Globo. Agora é o canal de TV à cabo, Sportv, que prepara uma matéria especial com Tiago Josué Pereira e sobre o turfe, em geral. Que bom que o esporte que a gene tanto gosta volta a ter a visibilidade que merece.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

" Quando entra em campo, até a bola pede autógrafo a Pelé" (Armando Nogueira)

Rapidinhas

Embora não tenhamos candidatos à Tríplice Coroa este ano, as provas finais prometem muitas emoções. Derby é sempre Derby e será um tira-teima sensacional. Já entre as potrancas, acho que Inchatillon vai agradecer o aumento da distância.

Dois potros criados por Fazenda Mondesir, na Argentina, venceram na corrida do último domingo, na Gávea. Just Alone, filho de Mutakddin e January Storm, descendente do consagrado Bernstein, grande pai de campeões no país vizinho. Vale o registro.

Dizem que persigo os Quero-Quero. Mas se vcs viram os gols da rodada de ontem, no Fantástico, devem ter percebido que "eles" estavam em todos os estádios. Nos páreros da Gávea, em plena reta final, é uma revoada só. Eles estão se proliferando e vão dominar o mundo. É só uma questão de tempo...

Mais um aprendiz chega do Sul para integrar o bom time da Escola de Profissionais de Turfe, Com experiência em canchas retas, o menino é irmão de Deivid Gaier, que começou no Cristal e hoje monta em Maroñas. Boa sorte!

Estão definidas as semifinais do Cariocão 2010. O meu Flamengo pega o Vasco e na outra, Fluminense e Botafogo cruzarão os bigodes. Vamos ver no que vai dar.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Desde que comecei a frequentar o Hipódromo da Gávea (faz tempo...) sempre tive um gosto especial pelos páreos na distância de 2.100 metros. Tinha um cavalo do Hélio Castro (Stud HC) que era um especialista e inclusive deteve o recorde por muito tempo. Chamava-se Rivet e era montado por José Queirós. Semana passada me lembrei demais deste cavalo, pois Van Delden, do Stud Quintella, fez examente o que Rivet fazia. Largou, tirou uma avenida na frente e ganhou por duas.

O MATUNGÃO NA BRONCA

A bronca desta vez é comigo mesmo, pois semana passada se comemorou a Páscoa e sequer desejei aos leitores e amigos um domingo de muita paz e freternidade com a família. Que as crianças (e nós também) pudessemos curtir aquele almoço tradicional. Eu tive o meu, regado a uma cervejinha bem gelada e os tradicionais ovos de páscoa. Evitando chocolate há algum tempo, para manter a forma, não resisti e "chocolatrei" com tudo. Por isso mesmo encerro aqui a coluna para ir à farmácia comprar Floratil...Chega!

As fotos quc constam no blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: