quarta-feira, 26 de maio de 2010

Na festa do trio de ferro

Um leão é que foi coroado

Desde o dia das incrições, segunda-feira, quando são formados os programas da semana seguinte, o comentário na Gávea não foi outro senão o campo da Prova Especial Old Master, marcada para sábado. Três dos melhores corredores em pista de areia iriam se enfrentar. A pergunta que não queria calar era sobre qual dos três levaria a melhor. Kito Hope, Energia Berlim e Our Potri se encontrariam pela primeira vez. Cada um tinha o seu preferido e ninguém, repito, ninguém, mesmo no maior momento de delírio poderia acreditar que a vitória pertencesse a outro corredor, senão um dos três. E o que se viu na hora da verdade foi um Leão Coroado dando um show na pista e passando o rodo no "trio de ferro". Apresentação notal mil de Neném Nahid no defensor do Stud Gold Black. Direção perfeita do campeão da estatística, Dalto Duarte, cada dia brilhando mais. E para decepção geral, sequer a dupla um dos três formou, uma vez que O Melhor secundou o vencedor. Por estas e outras que o turfe é tão emocionante e surpreendente.

Na prova para as éguas Super Hina foi a melhor.

O destaque da corrida de domingo no Hipódromoo da Gávea foi a Prova Especial Courageuse, em 1.900 metros, para éguas. A já experimentada Tauane foi eleita a favorita da competição, com justiça. Mas, quem comandou a festa foi Super Hina, numa belíssima direção de Tiago Josué Pereira, numa tarde muito feliz, aonde venceu outras carreiras de forma brilhante. Mademoiselle Cathy ficou com a segunda colocação, enquanto a favorita não passou do terceiro lugar, em atuação bem abaixo do esperado. A defensora do Stud Alvarenga alcançou a terceira vitória da campanha e foi muito bem apresentada pelo Airton Gregório, com a supervisão sempre fantástica do Alemão. Mais um troféu para a estante de Alvaro Novis.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Quem dá o braço a torcer é o homem elástico". (Popular)

Rapidinhas

No último domingo foram realizadas cinco provas para produtos da nova geração. A vitória mais impressionante foi a do potro Selo Justo, do Stud Palura. Literalmente largou e acabou, dando um vareio nos adversários e marcando bom tempo. Pelo visto, vai dar muito trabalho no futuro.

Na próxima segunda-feira o Jockey Club Brasileiro presta homenagem ao Botafogo pela conquista do campeonato carioca de 2010. Dirigentes, jogadores e torcedores deverão comparecer ao Hipódromo da Gávea.

Corridas na última sexta-feira terminaram com mais de uma hora de atraso. Isso não vinha acontecendo. Mas faça-se justiça, pois todo o atraso não foi só culpa do Taruma. O lance com a égua Sentimental Tear foi responsável por quase a metade do tempo perdido.

A disputa pela vitória na estatística de proprietários, por número de vitórias promete ficar emocionante nestes últimos 40 dias. O Stud Amigos da Barra, do Mauro e do Bruno lidera, com o Golden Horses, de João Verçosa atropelando.

Com tristeza recebi a notícia da morte do ex-treinador Augusto Cavalcante, com quem tive o prazer de conviver por um bom tempo em São Vicente. Foi um professsor e lembro que ficou com meu apartamento, na pracinha, quando retornei ao Rio. À Beth e toda a família os meus sinceros sentimentos.

O MATUNGÃO VIBROU

Quando a gente assiste a um jóquei dar boas direções é sempre um colírio. Pra gente que narra e observa o percurso de perto, a qualidade de um jóquei é notada com detalhes. Justo ganhador da estatística, Dalto Duarte deu show na última sexta-feira, vencendo com as três montarias que assinou. Com Tenor foi perfeito, vindo pelo melhor trecho do percurso e com cálculo de carreira fantástico. No domingo teve uma reta, na grama, entre ele e seu tio Luiz Duarte. Nenhum dos dois venceu, pois Jean Pierre alcançou os dois em cima do disco, mas foi bonito de ver.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Sempre fui um dos maiores badaladores do sucesso da reforma da pista de grama. A raia ficou perfeita e entendo que até agosto tem que ser preservada para a disputa do GP Brasil e tal. Mas como não consigo guardar as coisas, repito mais uma vez que fico bolado com esta cerca móvel de 12 metros. Ainda bem que no fim se de semana quem narra é meu "mano véio" Luiz Carlos. Se só de ver sinto "gastura" imagina se tivesse que transmiir em meia raia...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: