quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Um Haraquiri bem diferente

Onde os rivais é que morrem

O Harakiri é um dos mais intrigantes e fascinantes aspectos do código de honra do samurai: consiste na obrigação ou dever dele em suicidar-se diante de determinadas situações, ou quando julga ter perdido a sua honra. Mas o que se verificou na Prova Especial Hamdam, em 2.200 metros, areia, atração do último sábado no Hipódromo da Gávea foi uma coisa completamente diferente. O Haraquirí daquele dia foi um suicídio coletivo dos adversários do defensor do Stud Palurape, que não teve dó nem piedade e passou a espada em todos eles. Apresentado pelo craque Dulcino Guignoni e dirigido com a maestria de sempre de Carlos Lavor, o filho de Burooj e Turquesa obteve a quinta vitória em 18 apresentações. O Haraquiri brasileiro foi criado no Paraná pelo Haras J.B.Barros. Parabéns aos ganhadores. Que venham outras conquistas.

Vitória da experiência e da paciência

O destaque da corrida do último domingo, na Gávea, foi a Prova Especial Jayme Moniz de Aragão, em 1.400 metros, grama macia. Campo reduzido e dois nomes de destaque. Mais novo, Ângulo Certo vendeu a pedra, credenciado por ótima atuação. O "vovô" Colorado Sam, de 7 anos, dono de campanha invejável, era o segundo nome do páreo, segundo o totalizador. Enfim, Signal Love foi para a vanguarda, como já era esperado, em razão de sua conhecida velocidade. Ângulo Certo corria perto e Mazini, no dorso de Colorado Sam, "colou" na cerca interna. Na reta final o ponteiro abriu e pelo caminho mais curto venceu uma linda carreira. Signal Love manteve a dupla. Ângulo Certo correu menos e ainda perdeu o terceiro lugar para Only Solution, muito bem dirigido pelo "Ice Boy". Alemão apresentou o vencedor.

Mais uma "casa" para o matungo

Desde a última semana, a coluna que também é blog, passou a ser reproduzida no site do Jockey Club Brasileiro. Fiquei extremamente envaidecido com o convite feito por Danielle Franca, que edita o site e faz um excelente trabalho. Jornalista, esposa do treinador Luis Henrique Vieira e mãe da Duda, Dani consegue conciliar o trabalho de editora do com a vida familiar, num esforço digno de registro. Já há alguns anos no Jornal do Turfe, com mais de 13 mil acessos no blog e agora no site JCB, o matungo está ficando mais famoso que o Charles Henriquepédia...Ah Muleke!

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A vida tem a cor que a gente pinta". (Mário Bonatti)

Rapidinhas

Cada dia mais maduro, Dalto Duarte continua enchendo os olhos dos turfistas com direções de alto nível. Na última semana venceu provas onde sua participação foi determinante. O primeiro GP Brasil só fez bem ao excelente profissional.

Ganha com muita frequência na Gávea o treinador Fabrício Borges, que trocou o Paraná pelo Rio e parece ter acertado em cheio. Ainda mais pelo fato de ser sempre prestigiado pelos proprietários do Tarumã.

Muitas atrações clássicas no Hipódromo da Gávea estão vindo por aí. Provas de Grupo II e III reunindo corredores que participaram da semana máxima do turfe carioca. Será bom rever craques do nível de Desejado Thunder, Inchatillon, Tônemaí, Desejada Duda e tantos outros.

O menino Dayverson Barros aceitou um desafio na carreira. Aos 21 anos, ainda aprendiz de primeira categoria, trocou o Brasil pela França. O mineirinho, que gosta de maratona já está em Paris, onde trabalhará animais do Estrela Energia. Toda sorte do mundo pra ele.

Meu amigo Guilherme Colaço manda scrap para o Orkut lamentando a derrota de seu Direct Reason na sexta-feira. E ainda lembrou que eu narrei Direct Vote o tempo todo. Foi mesmo, mas com esse negócio de eleição a cabeça tonteia...

Aniversariou na semana passada (não contou pra ninguém) meu fiel escudeiro das transmissões, Maradona. Profissional correto e muito eficiente, trabalha na cabine ao lado, passando informações da Comissão de Corridas. Parabéns ao amigo.

O ataque de nervos do Flamengo parece ter recebido uma dose dupla de tranquilizantes. Com as contratações de Deivid (é assim mesmo, fazer o que?) e Diogo, as coisas podem melhorar.

Por falar em futebol, parabéns à longa legião de amigos que torcem pelo Internacional. Conquista brilhante do bicampeonato da Libertadores da América. Meu saudoso pai, enquanto no Sul, também torcia pelo colorado.

O MATUNGÃO VIBROU

No meu tempo era discoteca, hoje é balada. Eu sempre fiquei chateado, eles ficam “bolados”. Eu achava uma coisa legal...eles acham “manero”. Eu não gosto de mentira, eles chamam da “Kaô”. Eu digo obrigado, eles “valeu”. Eu digo por favor, eles “quebra essa”. Sem dúvida alguma, a garotada internáutica, que nunca mandou uma carta ou sequer sabe o que é uma máquina de escrever, jamais ouviu falar em Lionel Richie. Um dos maiores vencedores de "grammys" e um dos reis dos anos 80, é responsável por sucessos como Hello, Say You Say Me, All Night Long, Lady e outros tantos que embalaram muito dos meus porres. Ele está no Rio pela primeira vez e faz show no domingo. Saudosismo máximo, último grau.

O MATUNGÃO COM TORCICOLO

Semana passada decidi fazer uma faxina na casa após assitir uma matéria sobre ácaros. Detonei travesseiros velhos, edredons antigos, fronhas e o que vi pela frente. Não satisfeito, decidi trambém comprar um colchão novo, daqueles que fazem propaganda na televisão, afirmando que você passa um terço da sua vida dormindo e coisa e tal. Colchão novo, quase de faquir (como é dureza) e pronto. Resultado: torcicolo, pescoço duro por uns quatro dias...Só não entendo o nome disso. Por que torcicolo? O que dói é o pescoço e não o colo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na intenet.

Nenhum comentário: