terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Word's Best dá um show

E faz estréia de luxo

A primeira corrida de 2011 no Hipódromo da Gávea foi marcada por duas carreiras do calendário clássico, destinadas à nova geração. Na Prova Especial Odyr do Couto (merecidíssima homenagem), em 1.100 metros, um show do favorito Word's Best, do Stud Palurape. Largou e acabou, sem tomar conhecimento dos adversários. Filho de Holzmeister, que este ano apresenta a primeira geração, o potro treinado pelo craque Dulcino Guignoni não deu trabalho ao aprendiz Henderson Fernandes. Gostei muito da estréia de Expresso Love, do Stud Capitão. Não teve uma boa largada e ainda assim obteve o segundo lugar, mostrando ótimo padrão de carreira. Muito comentado e unanimidade entre os comentaristas, Desejado Oscar também não foi feliz na partida. Mesmo com isso, correu muito abaixo do esperado. A nova geração promete.

Fora-da-Lei passa a perna nas adversárias

A Prova Especial Cidade de Teresópolis, para as potrancas, também em 1.100 metros, teve campo reduzido de apenas quatro competidoras. E logo na partida, um balde de água fria naqueles que despejaram suas pules na badaladíssima Pró Memória. No abrir dos boxes a defensora do Stud Michelle e Priscila tropeçou e quase derrubou o Dalto Duarte. Atrasou-se e não se recuperou mais. A prova foi interessante, com a pequenina Lolly Blue ponteando até a entrada da reta, quando Fio de Seda a últrapassou. Mas, na fase decisiva, bem levada por Henderson Fernandes (levou as duas provas) Fora-da-Lei, do Haras Nacional, dominou a carreira com autoridade. Boa apresentação de Léo Reis na filha de Public Purse. O tempo foi bem inferior ao do páreo dos potros, mas ainda assim é sempre relevante vencer na apresentação de estréia.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Turfe é paixão, o resto é esporte" (Matungão)

Rapidinhas

Nas duas últimas semanas, comemorações importantes na vida de todo mundo. Primeiro o Natal, festa tradicional da família. Nem São Engov foi capaz de proteger o matungo. Depois o reveillón, com fogos na praia, amigos e promessas de todo fim de ano. Fiquei sóbrio a noite toda. Será um prenúncio? Eu hein!

Dalto Duarte foi o destaque do último conjunto de programas do ano. O atual campeão da estatística não vai deixar barato e promete partir com vontade em busca do bicampeonato. A vantagem do menino Henderson Fernandes ainda é significativa, mas Dalto vai brigar pelo título, com certeza.

Meu amigo TJ continua ganhando corridas em Macau e vai se firmando a cada dia. Torço por ele. Ótimo jóquei, sabe muito bem o que quer e está consolidando carreira internacional.

Ainda tenho mais alguns dias de férias (mais que merecidas). Volto dia 14 e foi muito bom ver meu amigo Luiz Carlos narrando a vitória do "velhinho". É triste e doloroso ter que narrar páreo do próprio cavalo e não poder torcer.

Celtic Princess reapareceu vencendo nos Estados Unidos. Tomara que tenha sido a primeira de muitas. Corre de verdade. Mas como diz com propriedade o Renato Gameiro, corredor que troca de hemisfério leva um tempo para se aclimatar.

Esta semana tem o GP Ramirez, maior prova do turfe uruguaio. Muita torcida para o craque Mr.Nedawi, de Ricardo Vidigal. Depois de levar o Dardo Rocha, em La Plata, quem sabe mais um show, agora em Maroñas. Estou na torcida.

Domingo à noite recebi telefonema, direto do Kentucky, de meu amigo José Laudo de Camargo. Fazia tempo que não conversava com o "Zé", meu colega de Curso Vetor, onde nos preparávamos para o vestibular. Faz tempo. Muito bom o papo, que foi demorado e me causou grande alegria. Ufa, ainda bem que foi ele que ligou...

Mesmo com o recesso de fim de ano, o blog do matungo ultrapassou os 15 mil acessos. Agradeço de coração aos amigos que continuam prestigiando o espaço. Valeu!

O MATUNGÃO VIBROU

Como já escrevi muitas vezes por aqui. A emoção de passar na frente é fantástica e fica difícil definir o que a gente sente de verdade. Pois na última programação de 2010 o matungo voltou a viver esse tipo de alegria. O "velhinho" Inocêncio largou, tomou a ponta e manteve a liderança até o disco, cruzando com três corpos e meio à frente do segundo colocado. Para variar, uma leve baixaria na Tribuna Social. Mas baixaria "light" com gritos de "Vamos Dalto que é impossível". Para finalizar a noite feliz, o alazão Viejo Amigo fez um corridão e terminou em segundo lugar para a barbada do páreo. O ano não poderia ter chegado ao fim de forma melhor. "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi" (já ouvi isso em algum lugar...).

O MATUNGÃO DESEJA

Nas duas últimas semanas o blog do matungo entrou em recesso para as festas de fim de ano. Deixei no ar mensagens de Feliz Natal e Feliz Ano Novo. Quero aproveitar este espaço para desejar um 2011 cheio de saúde, paz e felicidade a todos os leitores e amigos. E, particularmente, aos titulares dos Studs West Point (Luiz Edmundo), Amigos da Barra (Mauro e Bruno) e J.Lírio Aguiar (Comendador José Lírio), que possibilitam a existência do blog. Que possamos estar juntos mais um ano divulgando, com seriedade e humor, as coisas do turfe...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: