terça-feira, 26 de abril de 2011

Uma tordilha raçuda que

Pode ir ainda mais longe

Uma das atrações da corrida do último domingo, na Gávea, foi a Prova Especial Fernando Ramos Lemgruber, em 1.400 metros, areia leve. E o que se viu em pista foi uma demostração de raça e categoria da tordilha Storm Glory, na vitória mais importante de sua campanha. Foi para a ponta com autoridade, mas seguida de perto por Toujour Paris, que na reta final chegou a superá-la, por poucos instantes. Exigida por Henderson Fernandes, a defensora do Stud Araré reassumiu a liderança e resistiu ao arremate de Vague Nouvelle, que supreendeu com ótima apresentação. Pelo que mostrou, Storm Glory pode buscar saltos mais altos no futuro. Como sempre, apresentação de luxo de Júlio Cezar Sampaio, num domingo glorioso, onde, simplesmente, venceu a metade da programação.

Num domingo de sol, chuva e trovões, dois potros de futuro

Ainda na programação de domingo, a Prova Especial Super Power, dividida em duas versões, em 1.500 metros, para potros de 2 anos, inéditos. Carreiras disputadas em pistas distintas. A primeira, em grama macia, mostrou ao turfista a estréia de um potro de exceção. Sending Kisses (Crimson Tide e Sissa Halo) ganhou superando uma série de percalços. Logo após a partida "focinhou", atrasando-se para último. Já estava escuro e correu sob a luz dos refletores. Com tudo isso, ganhou com autoridade, deixando claro que é um potro de futuro. Mais uma vitória para o Alemão. Na versão B da prova, já em pista de areia encharcada, vitória de ponta a ponta de Vendel (Know Heights e Madame Dodge) do Haras Anderson. Largou e acabou, não dando a menor chance aos adversários. Deixou claro que se trata de corredor de primeira. Apresentação nota 10 de Adélcio Menegolo. Energia Davos correu muito e deixou boa impressão.

Irmã de craques, I Scream não renegou o sangue

O destaque da corrida de sábado foi a Prova Especial Indian Chris, em 1.500 metros, grama macia, para potrancas de 2 anos, inéditas. Irmã materna dos excelentes Fluke, Gugu Dada e Hunka Hunka, a castanha I Scream, de porte pequeno, foi a vencedora. Largou na ponta e resistiu durante toda a reta final ao insistente ataque de Unthinkably Good, que também mostrou ótimo padrão de carreira. Muito bem apresentada pelo craque Venâncio Nahid, a ganhadora, de criação e propriedade do Haras Doce Vale, tem tudo para seguir os passos dos irmãos clássicos. Merece registro a corrida de Utterly Carina, ainda bobinha, chegou em ótimo terceiro lugar, correndo incerta na maior parte da reta final.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Saudade é solidão acompanhada" (Pablo Neruda)

Rapidinhas

Meu amigo José Lírio Aguiar está reforçando o plantel e adquiriu junto ao Stud TNT o corredor Tsuguharu Foujita. O comendador ainda tem outros corredores em vista. Rubro-negro fervoroso, sofreu domingo na disputa de penaltis, quando o mais querido despachou o tricolor. E continua batendo o pé firme contra a contratação do Ronaldinho Gaúcho.

O temporal do último domingo no Rio foi coisa de doido. Sem dúvida, no hipódromo, foi um dos mais fortes que presenciei em todos esses anos. Eram 4 da tarde e o dia virou noite. Sai fora.

Início de maio chegando e com ele a maratona de leilões. Haja disposição e grana para disputar a enorme quantidade de potros e potrancas de primeira linha.

Estatística de treinadores pegando fogo e acho que ninguém se atreve a apontar um ganhador. Neném Nahid e Alemão seguem ganhando muito e a "briga" vai ser acirrada até as últimas reuniões. São dois craques no preparo de cavalos de corrida.

Já na de joqueis Dalto Duarte mantém vantagem sobre o menino Henderson Fernandes. Mas o garoto tem categoria para embolar no final. Quem ganha é o público turfista.

O futebol é empolgante pelo fato de reservar surpresas impressionantes. Nem o mais fanático tricolor imaginava passar de fase na Libertadores. Nem o mais pessimista rubro-negro imaginava empatar no Rio com o Horizonte (?). Já domingo foi delirante despachar a tricolada...Hehehe!

O MATUNGÃO VIBROU

Meu amigo Paulo Gama sempre enxergou à frente. Quando o menino Vagner Borges se acidentou e teve que ficar um bom tempo fora, o tricolor não quis agenciar outros jóqueis, embora tenha recebido convites. Preferiu esperar o garoto. E o nosso simpático Bart Simpson voltou com pilha alcalina. Tem vencido seguidamente e o páreo com Blechnum foi qualquer coisa de espetacular. Destribado, cruzou o disco comemorando. Tive que vibrar com isso na última semana. Seguuuura peão. É a maior barbada para completar a trifeta da estatística.

O MATUNGÃO E A LAPA

Trabalhei muitos anos com Mário Braga no Barbadas em Desfile. Grande pessoa e grande amigo. A redação ficava na Rua Gomes Freire, em frente à Praça João Pessoa, na Lapa. Quando saía tarde, ficava cabreiro até chegar na Rua Riachuelo para pegar o 464 em direção à Copa. Já há algum tempo a Lapa mudou e virou "point" para todas as tribos. Música ao vivo pelos quatro cantos. Teve loja de ferragem virando bar. Tem o Brazooka, logo no início, com três andares e frequentado por jornalistas. O lugar fica cheio nos fins de semana. O chope e o papo valem a pena. O tempo de Madade Satã acabou e agora rola muita diversão. Quem quiser que vá conferir...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: