terça-feira, 19 de junho de 2012

Mostrando muita valentia


Teseu foi um faixa de luxo

O Clássico Eurico Solanés, em 1.400 metros, grama pesada, foi a principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Campo numeroso e equilibrado o que tornava difícil qualquer prognóstico mais preciso. Nas indicações para O Globo, demorei a chegar a uma conclusão. Mas acabei optando por Óleo Leve, que foi manchete nos comentários. E na carreira, o que se viu foi uma demonstração de muita valentia de Teseu, da mesma farda de Óleo Leve, vencendo praticamente de ponta a ponta, resistindo a inúmeros ataques, com direção rigorosa de Ilson Correa. Olympic Pantanal chegou “voando”, mas sem tempo de alcançar o ponteiro, terminando empatado com Viva-Voz em segundo. Correu com a farda do patrono da prova e se vencesse, seria completa a homenagem. Agora, como diria aquele saudoso treinador, o páreo teve um “ganhador moral”. Foi brincadeira o percurso de Wish Me Luck, que ficou encerrado grande parte da reta e arrematou perto. Seria festa para o amigo Thomas do Stud Enfant Gaté. Mas, fica a certeza de que o cavalo pode ir bem mais além. Teseu, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras The Best, foi apresentado com a categoria de sempre de João Carlos Coutinho. Só para completar, esperava mais de Fast Feet.

Le Kinoplex em 3.000 metros, uma vitória de cinema

O destaque da programação do último sábado no turfe carioca foi a Prova Especial Pharas, em 3.00 metros, grama pesada, quarta etapa da Taça Quati. Abordando pela primeira vez a distância e contando com direção enérgica de Dalto Duarte, Le Kinoplex conquistou vitória firme, resistindo a Umbu, que havia vencido prova semelhante e já estava bem adaptado ao percurso de fundo. Apresentação de luxo, como sempre, de Júlio Cezar Sampaio. O ganhador, de criação e propriedade do Stud São Francisco da Serra, junta-se ao “time” clássico da coudelaria, que além do craque Plenty of Kicks, conta com Sending Kisses. Portanto, na milha, nos 2,400 metros e nas provas de fundo, a farda de Luiz Antônio Ribeiro Pinto está muito bem representada.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Alguns pensam que para ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde...." (Aristóteles)
Rapidinhas

* Parceiro Celson Afonso enjoou de usar óculos e fez cirurgia para corrigir a visão. Como vai enxergar melhor agora, tem obrigação de acertar ainda mais nas indicações.

* Por falar em amigo e companheiro de trabalho, aniversariou na última segunda-feira Luís Urubatan Carlos. A idade não vou revelar pois o cara é parceiro de longa data.

* Como o papo está ligado a amigos, registro que Xande de Camillis vibrou tanto com a segunda vitória do Polakinho na Gávea que acabou tendo claudicação grau 5 e está completamente manco em Porto Alegre. Na volta, só com anti-inflamatório. E o churrasco...nada!

* Seguindo a linha da amizade, outro que vibrou muito (mas não mancou) foi Serginho Paiva, com a vitória de Vanilla and Soda no quarto páreo de Cidade Jardim. Lá em Recife a festa foi grande.

* Muito boa a fase do treinador José Ferreira dos Reis, o “Reisinho”. Sempre apresentando muito bem seus animais, vem conquistando vitórias seguidas. O jóquei do “Good Lex” se transformou num ótimo treinador.

* Por falar em fase, outro que tem vencido muito e merece é o jovem Cristiano Oliveira, filho do meu amigo Adail. Agora, prestigiado pelo Stud Alvarenga, vai alcançar ainda mais sucesso.

* Se o Vasco tivesse vencido, o fim de semana teria sido Rio + 12. Fla, Flu e Botafogo venceram, somando 9 pontos. Mas tá bom, foi Rio + 10.

 O MATUNGÃO VIBROU

Poderia até repetir o que escrevi há algum tempo atrás, mas como desta vez estive na foto da vitória, faço um novo texto, afirmando que vibrei muito com mais uma conquista da alazã Bárbara do Truc, para a alegria de meu amigo Sérgio Livramento. Sempre apresentada de forma soberba por Darci Minetto, a filha de Red Runner mostrou categoria e venceu com autoridade mais uma prova de pesos especiais. Marcelo Cardoso parece conhecer muito bem a corredora e mais uma vez deu direção precisa. Passar na frente é uma emoção única. Quem ainda não experimentou, deveria tentar e depois conferir como é bom.

O MATUNGÃO E A HORA DA VERDADE

Faltando seis reuniões para o encerramento da temporada 2011/2012, Dalto Duarte e Vagner Borges, que disputam palmo a palmo a estatística de jóqueis, estão empatados, com 233 vitórias cada. Das seis corridas que faltam, Duarte só poderá montar em três, uma vez que tem suspensão a cumprir. Borges está livre para participar de todas, o que lhe dá grande vantagem. Vale acrescentar que a disputa foi espetacular com muitas alternativas. Borges, que tenta a primeira vitória, chegou a estar com larga vantagem sobre Dalto, em busca do tricampeonato. Este foi conseguindo diminuir a diferença nas últimas semanas. Toda essa “briga” foi muito boa para o turfe. São dois ótimos jóqueis, um deles mais experiente e com cartel de vitórias importantes e outro, muito jovem, buscando seu lugar na elite dos pilotos do turfe carioca. Ganhamos nós que assistimos a ótimas direções...Chega! 

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: