terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conclusão: não deu


Para “comparar” nada

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Frederico Lundgren, do Grupo III, em 1.600 metros, grama, Comparação de Cavalos. No campo reduzido, a presença de Conclusivo, do Haras Regina, que reaparecia após ter vencido o GP Presidente da República, a milha da semana máxima do turfe nacional. Pois bem, com Dalto Duarte entrando na pista com a farda do patrono da prova, o filho de Néleo foi uma atração à parte. Largou e chegou em ritmo de cânter e, ainda assim, com cerca móvel de 6 metros, assinalou o excepcional tempo de 93s85. É um cavalo sensacional e de parabéns o treinador Roberto Solanés, que o mantém em forma espetacular. O “velhinho” e fiel Fast Feet atropelou e formou a dupla, em mais uma apresentação de categoria. Dá gosto vê-lo correr. Joe Diesel, Il Danzatore e Horatius completaram o marcador. Esta foi a sétima vitória de Conclusivo em 16 apresentações. Não tenho dúvida de que outras conquistas virão, para a alegria de Sérgio Coutinho Nogueira, apaixonado pelos cavalos e pelas corridas.

No Comparação de Éguas vingou a mais nova

O destaque da programação de sábado no turfe carioca foi o GP Mariano Procópio, do Grupo III, em 1.600 metros, grama, Comparação de Éguas. E num final muito disputado, levou a melhor High Jinks, com Vagner Borges, derrotando Glorfindell por pequena diferença. Única potranca no campo da prova e por esta razão levando peso das adversárias, a filha de Crimson Tide e Pour Rafaela seguiu de perto o train movido por Glorfindell e na reta investiu sobre a adversária para conseguir dominá-la e cruzar o disco na marca de 96s26. Zafira, Via Blue e Zuzu completaram o marcador. Uma das forças da prova, I Scream, reaparecia de seis meses, após vencer o Osaf paulista e ter sofrido contratempo físico. Participou entre as primeiras, mas esmoreceu e chegou fora do marcador. A vencedora, de criação e propriedade da Coudelaria Jessica, foi apresentada pelo treinador Júlio Cezar Sampaio.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo." (Oscar Wilde)
Rapidinhas

* Cidade Jardim teve um final de semana de luxo, com a realização de duas provas de Grupo I. No domingo foi corrido o GP Derby Paulista que marcou a vitória de Gober, numa atropelada sensacional, muito bem dirigido por Nélson Alexandre Santos. Vitória para o Stud Red Rafa. Dos representantes cariocas, Vitória Olímpica foi o quarto colocado e Mr.Lam o quinto.

* No sábado, o Hipódromo Paulistano foi palco para o GP Diana e a vitória, de ponta a ponta, pertenceu à potranca Viva Rafaela, apresentada em forma espetacular por Paulo Henrique Lobo. Mais um troféu para a enorme coleção do Stud TNT, que brilha pelos quatro cantos do mundo para a alegria do Gonçalinho.

* Para os apaixonados pelas corridas, uma verdadeira maratona. Programações de quinta-feira até a terça-feira da outra semana. São quatro reuniões na Gávea, duas em Cidade Jardim e uma no Cristal. Haja disposição.

* E justamente a corrida no Hipódromo do Cristal acontecerá no domingo, quando o Jockey Club do Rio Grande do Sul realiza sua festa maior, com a disputa do GP Bento Gonçalves. Um programa com 13 páreos e início às 13h30m. O matungo deseja sucesso aos dirigentes, profissionais de turfe e um ótimo trabalho aos colegas da crônica.

* Leilões para todos os gostos serão realizados na próxima semana. Treinamento, potros domados e galopando e ainda reprodutoras. Semana que vem daremos mais detalhes.

* Aos meus inúmeros amigos tricolores os meus parabéns pelo “penta”. Oops!, foi engano, pois o título da 3ª divisão não conta. Então parabéns pelo tetra. Aliás parece que só começaram a comemorar nesta terça-feira. É porque eles costumam “pular” a segunda...!


O MATUNGÃO VIBROU

Deixei para comentar neste espaço uma das atrações do último domingo, a Prova Especial Mossoró, em 1.000 metros, grama. A carreira, com chegada sensacional, foi vencida pelo cavalo Atlante, muito bem dirigido por Rodrigo Salgado, que vem mantendo com o corredor uma cumplicidade que vem dando certo e alcançou a quarta vitória consecutiva. Mantido em forma excepcional por Marcos Ferreira, o filho de Mensageiro Alado, aos 6 anos, não deu confiança aos adversários mais novos e atropelou firme, para dominar Galgo Preto, após uma disputa espetacular. Esta foi a décima vitória do defensor da farda de Paulo Fernando Brown Meira. Mais uma vez foi incontida a comemoração do misto de redeador e ferrador Daniel, o popular “Fanta”, talvez o melhor amigo de Atlante. Segundo Marquinhos Ferreira, os dois conversam muito, diariamente...Vibrei com mais esta vitória.

O MATUNGÃO E O CRAQUE

Ver animal bom correr é motivo de grande satisfação. Já escrevi isso uma dezena de vezes e sempre me empolgo quando assisto a uma demonstração de classe e qualidade. Seja aonde for. Cavalo bom é cavalo bom, não importa a nacionalidade nem aonde acontece. Mas quando se trata de um corredor brasileiro, claro, a satisfação é ainda muito maior. E na última segunda-feira, assistindo as corridas de Cidade Jardim, tive o privilégio de ver um craque dar um show. Que vitória espetacular de Kará de Birigui, por 21 corpos e em tempo recorde para os 2.400 metros, areia pesada. Quando de sua vitória no GP Ipiranga, ano passado, resistindo bravamente, fiquei impressionado. Depois da vitória seguinte, o problema sério que o afastou das pistas por quase um ano. Uma vez, um experiente treinador me disse: O cavalo bom tem maior chance de mancar, pois se emprega mais, faz mais esforço. O corredor comum segue a vida. Mas, para alegria de seu criador e proprietário e, óbvio, de todos os turfistas, Kará de Birigui se recuperou e deu um show. Que venha o Pellegrini...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: