quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ausone e Haraquirí passam


No teste para a Tríplice Coroa

Foi realmente emocionante a disputa do GP José Buarque de Macedo, na milha, principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Brilhante atuação de Ausone e Haraquiri, que decidiram a vitória no photochart. O primeiro brigou de forma fantástica durante boa parte do percurso, enquanto o segundo foi mantido no fundo do lote e atropelou de forma avassaladora. Outras performances que merecem citação foram as de Davignon, que também atropelou com desenvoltura e Engaging, que participou ativamente da competição. Muito provavelmente, os quatro voltarão a se encontrar na primeira etapa da Tríplice Coroa, o GP Estado do Rio de Janeiro, marcado para o fim do mês. Se a prova for, de fato, corrida na pista de grama, o resultado poderá ser bem diferente.

Na preparatória das fêmeas, outra briga bonita.

Na tarde de sábado, o destaque ficou por conta do GP Roger Guedon, também na milha, preparatória para o Henrique Possolo, que abrirá a Tríplice Coroa feminina. Decidiram a competição Qualidade Indy e Odisséia Espacial, bem conduzidas e acionadas na hora certa para a decisão do primeiro lugar. Sierra Valley, Superclasse e Drika Gal, que certamente renderão muito mais em pista de grama, completaram o marcador e deixaram boa impressão. As duas principais carreiras do último fim de semana foram disputadas em pistas de areia macia.

Busca de vaga para o GP Latino com cara de Grupo I

Por causa da interdição da pista de grama da Gávea, a prova que indicará os representantes cariocas no próximo GP Latino será disputada no próximo sábado, no Hipódromo de Cidade Jardim. O campo, seleto, conta com corredores de grande categoria e poderia, perfeitamente ser uma prova de Grupo I. Snack Bar, do Haras Regina, ganhador da milha internacional é um dos destaques entre os inscritos. Completam a lista Des Moines (Haras Maluga), Lieve (Haras Nacional), Lignon’s Hero (Stud São Francisco da Serra), Hot Six e Urubu Malandro (Stud Estrela Energia), Time For Fun (Stud Yatasto), Meio Dia Olimpico (Haras Regina) e Flymetothemoon (Haras Doce Vale).

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante” (Carlos Drummond de Andrade)

Rapidinhas

A inhaca às vezes escolhe alguém e não dá tréguas. O que tem acontecido com o aprendiz Alex Pinheiro parece coisa feita, praga de sogra ou coisa que o valha. Agora vai operar o pé...

O bom amigo Índio, que há muitos anos estaciona os carros na entrada da Tribuna Social do Hipódromo da Gávea, pede para registremos sua gratidão aos amigos, proprietários e criadores, por intercederem a seu favor, mantendo-o no trabalho que tanto gosta e faz com muito carinho.

Os trabalhos continuam intensificados para a recuperação da pista de grama. A natureza não tem ajudado muito, mas espera-se que até o fim do mês a raia possa estar pronta para utilização.

O treinador Givanildo Duarte, que recentemente assumiu a cavalhada do Stud Estrela Energia tem conseguido bons resultados, mostrando capacidade.

O MATUNGÃO VIBROU

Muitas vezes a direção dada por um piloto pode passar em branco quando o páreo não chama a atenção. A melhor direção que vi esta semana foi justamente num páreo de claiming. Mostrando impressionante noção de percurso, Bruno Reis levou à vitória o cavalo Nobre, na penúltima prova de sexta-feira (30). Manteve seu conduzido entre os últimos colocados, enquanto havia (como de hábito), uma briga suicida na frente. Na fase decisiva, trouxe o cavalo por fora, em forte atropelada e ganhou uma belíssima carreira. Parabéns ao Bruno!

O MATUNGÃO NA BRONCA

Muitos jóqueis reclamam que têm poucas oportunidades, a grande maioria, sem contar com um trabalho de um agente. Como acontece há décadas no turfe americano, a figura do agente é fundamental e até na Argentina, onde isso nunca foi muito comum, alguns pilotos, como Pablo Falero, desbancado de seu trono pelo Ricardinho, apelou para um profissional da área. Hoje, sem um agente, fica realmente muito difícil conseguir boas montarias.
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Fala Matungo, concordo em gênero, número e grau com o comentário sobre o Bruno Reis... Quando ele quer, monta o fino...