quarta-feira, 18 de março de 2009

Na América do Sul quem

Manda é Hot Six

Não fosse o lamentável acidente que tirou as possibilidades de três brasileiros e mandou o super campeão Jorge Ricardo para o estaleiro, o XXV Gran Premio Asociación Latinoamericana de Jockey Clubs e Hipódromos teria sido perfeito. Enfrentando feras do quilate de Life of Victory, vencedor do Pellegrini 2008 e um Zeide Isaac, que honrou a bandeira peruana, o “nosso” tordilho Hot Six deu um show na grama molhada de Cidade Jardim. Apresentado de forma soberba por Givanildo Duarte, a grande revelação do treinamento dos últimos tempos, e contando com boa direção do experiente e qualificado Jorge Leme, o defensor do Stud Estrela Energia humilhou os adversários. Méritos para a grande atuação de Des Moines, brindando a fase maravilhosa do Haras Maluga e de meu amigo “Bictor”que transformou um corredor que até claiming barato correu, em valoroso competidor. A festa foi bonita e bem organizada, salvo alguns equívocos. O movimento de apostas foi o retrato da crise e poderia ter sido muito melhor. O GP Latino ficou entre nós e a lamentar, repito, apenas o acidente que tirou as chances de Flymetothemoon, Negro da Gaita e Quadriball.

De maior categoria, Time For Fun deu vareio.

Qualidade é qualidade e isso não pode e nem deve ser negado. Derby Winner e corredor de alta categoria, Time For Fun não tomou conhecimento dos adversários e deu um verdadeiro vareio no GP Presidente Arthur da Costa e Silva, carreira de Grupo III, destaque da programação do último domingo, na Gávea. Preparado no Vale do Itajata pela família Guignoni, o defensor do Stud Yatasto provou que está em ótima forma e, caso seja inscrito no GP São Paulo, certamente será um rival poderoso, pois tem categoria para brigar de igual para igual com os principais candidatos à vitória na maior prova do turfe paulista, em maio.


Fortes candidatos à conquista da coroa.

Na última semana a Comissão de Corridas do Jockey Club Brasileiro anunciou que os GPs Francisco Eduardo de Paula Machado e Diana, respectivamente, segundas etapas da Tríplice Coroa e machos e fêmeas, serão disputados na pista de areia. Com a decisão, aumentam as possibilidades de Engaging e Smile Jenny. Não quero dizer que eles correm menos no gramado, mas neste tipo de pista, aumentam consideravelmente as possibilidades dos adversários. Vencedores das etapas iniciais, os dois valorosos competidores largam na frente na busca pelo título deste ano.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Quem dá cartaz para maluco é outdoor de hospício” (Matungão)

Rapidinhas

Na última segunda-feira o Jockey homenageou o Botafogo pela conquista da Taça Guanabara. Dirigentes, jogadores, ex-jogadores e muitos torcedores presentes. Tenho inúmeros amigos apaixonados pelo time de General Severiano, inclusive na família (meu primo é doente, mas sofreu 21 anos, eu entendo...). Ninguém é perfeito...

Já que peguei o gancho do futebol na nota anterior, apenas gostaria de saber a razão pela qual a dupla dinâmica Dunga/Jorginho, não convoca o Hernanes do São Paulo e o Nilmar do Inter.

Nesta sexta-feira o Jockey realiza uma prova com animais da raça Quarto-de-Milha. Como a distância é curta e os nomes são grandes e serei eu a narrar prova, pretendo transmitir pelo número.

Corre muito o potro Vitalino Mestre, que parte com tudo para a conquista da Tríplice Coroa paranaense. Nas duas primeiras etapas, ao vencer com firmeza, bateu os recordes dos percursos.

Excelente trabalho realizou Natan Pacanovsky, comentarista da Rádio Livre, acompanhando passo a passo os acontecimentos com os pilotos que caíram no sábado, em São Paulo. No domingo, direto do Hospital São Luiz, entrevistou Ricardinho para o programa Turfe Espetacular. Belo trabalho jornalístico do Natan. Parabéns.

Numa semana de muitas alegrias, o Stud Capitão comemorou a vitória de By Spot em Gulfstream Park, com direção do fenômeno Julien Leparoux e apresentação de Eduardo Caramori. Na Gávea, Mamma Gata ganhou com autoridade, bem conduzida por Edson Celento dos Reis, o “pai do Gabriel” e apresentação nota 10 do “Magrão”, Cláudio Peixoto de Almeida.

O MATUNGÃO VIBROU

Comentei na semana passada que o potro Seu Nicão era um produto de exportação. E continuo acreditando que ele ainda não tem adversários à altura no turfe carioca. Mas, no último domingo, assisti a outra demonstração de categoria, através de Trapeze, que mostrou grande superioridade sobre os rivais e venceu de forma contundente. Ainda está verde e não dá para encarar o filho de Notation, mas deixou claro que também se trata de um produto de exceção. Gostaria muito de ver os dois competindo, brevemente.

MATUNGÃO NA BRONCA

É evidente que, como brasileiro, fiquei feliz com a vitória de Hot Six no GP Latino, mas um fato curioso que, poucos comentaram, foi a direção desastrosa do jóquei argentino Rodrigo Blanco no ganhador do Pellegrini de 2008, Life of Victory. O cidadão fez uma partida nos últimos 800 metros e já entrou na reta brigando pela primeira colocação. O alazão até que mostrou categoria, mas não passou na quarta colocação. Ganhar não ganharia, mas certamente teria chegado na segunda colocação. Aquela 3-10 pagava uma fortuna...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Karol Loureiro, Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

É Matungo, mas Quadriball tb teve a partida antecipada, sendo que caiu... Do Latino, a única coisa boa que ñ dá pra esquecer é a atropelada fantástica de Hot Six, ganhador com autoridade da XXV versão da prova internacional...
Enfim, adorei a frase da semana... Vale a pena ser lida.
Em tempo, a Japyhara andou reclamando de vc comigo, lá no CERCA MOVEL, ok... Beijos, fui!