quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Em primavera escaldante


That Summer levou a melhor

O destaque da corrida do último domingo, na Gávea, foi a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, homenagem do Jockey Club Brasileiro a um dos maiores cronistas de turfe da história. E o que se viu foi um passeio do cavalo That Summer, que teve páreo favorável na frente e não tomou conhecimento dos adversários. Há seis dias atrás, após uma "briga" suicida com Roberto Alberto, o defensor do Stud Gordo Quico saiu da dupla (furou quatro Pick 3 meus...), mas desta vez correu tudo o que sabe e passou o rodo nos adversários. O potro Tell It To, mesmo contra os mais velhos e experimentados, fez ótima corrida e ficou com a formação da dupla. Corrido de forma diferente, na expectativa, Signal Love reapareceu com ótimo terceiro lugar, se aguerrindo e deixando claro que será um sério rival nos próximos compromissos. Fracasso de Ptzinho, o favorito, que não teve lá um percurso muito favorável.

Um mosquito que morde forte...ainda mais com calor.

Já na corrida de sábado a principal atração foi a Prova Especial Quiproquó, na grama. A carreira marcou a vitória, até certo ponto supreendente do cavalo Mosquito, do simpático Stud Jife, em cima do disco, alcançando The Cyclone, do Haras Santa Maria de Araras. Uma vitória no caléndário clássico sempre é importante para um stud pequeno, que vem investindo no turfe e tem o esporte como paixão. O troféu recebido certamente vai ficar em local de destaque na casa do proprietário, que sempre lembrará da conquista importante. Que outras mais venham, pois a paixão que move o turfe não pode se apagar jamais.

Bento Magalhães, a grande festa do nordeste.

O fim de semana foi especial em Recife com a realização da maior festa do turfe nordestino. O GP Bento Magalhães é esperado na região como os GPs Brasil e São Paulo, no sudeste. E a vitória ficou com o tordilho Recompensado, dirigido pelo jóquei Ferguson Davidson, oriundo da terra e que faz sucesso em Cidade Jardim já há algum tempo. Hipódromo da Madalena lotado e muita empolgação, inclusive com várias delegações de Rio, São Paulo e Ceará. Aos pernambucanos os cumprimentos do matungo pela bela festa e que a paixão do nordestino pelo turfe não acabe jamais.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Vida longa aos meus inimigos. Deus sabe o que faz” (Matungão)

Rapidinhas

Aos poucos recuperando o melhor de sua forma física, Marcos Mazini volta a empolgar seus fãs com direções de rigor e inteligência. É um grande jóquei, sem dúvida.

Gosto sempre de ressaltar o bom trabalho feito pelos agentes de montaria, hoje em dia imprescindiveis para o sucesso dos jóqueis. E Bruna Baquil tem sido fundamental para Henderson Fernandes e Rodrigo Salgado.

As vezes a mudança de farda é decisva para o sucesso de um cavalo de corrida. Tem certas jaquetas carregadas de negatividade que atrapalham os animais...

Caramba, cerca móvel de 12 metros praticamente divide a raia de grama. Que fica estranho...isso fica. Enfim.

Flamengo deixou escapar a grande chance de assumir a liderança do campeonato brasileiro contra o Goiás. Acho que agora ficou difícil (mas não impossível) chegar ao hexa. De todo modo, o negócio é agradecer ao Botafogo.

E ainda na esteira do futebol, parabenizar o Vasco pelo título e a volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Renovação no turfe é fundamental para o futuro da atividade. Convidado pelo amigo de longa data, Zé Lírio Aguiar, almocei na última sexta-feira com os irmãos Ornellas (grandes advogados). Trazidos pelo comendador, estreavam como proprietários na quele dia, apresentando o cavalo Jinetazo. E de forma contundente, o cavalo, muito bem apresentado por Alvaro Castilho (Caselle), venceu e convenceu, marcando a estréia vitoriosa do Stud JP Ornellas. Que a empolgação os torne grandes turfistas e proprietários.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Fim de ano chegando, pista de grama parando para reformas e, certamente, menos inscrições. Com certeza, será difícil formar os quatro programas semanais. Não se trata de bronca, mas apenas a sugestão de chamadas extras, opcionais, para tentar organizar melhor as carreiras. Aquele antigo e sempre útil claiming de R$ 1 mil poderia voltar. Muita gente quer "se livrar" de algum matunguinho mas não conseguue, pois ninguém compra nos claimings mais baratos, mesmo aqueles de R$ 3,5 mil. Sei lá, bolar novas chamadas sempre pode ajudar...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: