quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Kito Hope ainda vai

Dar muito o que falar

Uma demonstração de luxo deu o potro Kito Hope no último domingo, na Prova Especial Nelson Pereira, em 1.400 metros, areia. Não tomou conhecimento da grande favorita Morena Matte e seguiu para o disco para vencer com facilidade e em alto estilo. Apresentado de forma soberba pela família Souza (Ildefonso e Felipe), o filho de Choctaw Ridge deu um verdadeiro show, para a alegria do gentleman Sergio Barcellos um dos maiores conhecedores de turfe que conheço. Amante dos animais de exceção, tinha que ter sob sua farda um animal desta categoria. Quero aguardar o primeiro semestre de 2010 para poder avaliar até aonde vai este excelente potro, criado pelo modelar Haras San Francesco.

Mais uma dobradinha do Araras, que novidade.

Na prova mais importante do domingo, o GP Mariano Procópio, do Grupo III, em 1.600 metros, grama, mais um show em família. Bebeto e Bebetinho mandaram à raia em forma espetacular as éguas Secret War e Salle de Bain, que prevaleceram no disco final. Correndo na frente desta vez, a americana resistiu a diversos ataques, mas nos metros finais foi alcançada pela companheira de farda. Uma exibição de gala e Secret War, sempre tida em alta conta, estava mesmo devendo uma vitória deste nível. Lavor, bem, dispensa comentários. Esbanja categoria e experiência e adicionou mais uma prova importante para seu cartel.

Um Derby, mais um título para o incrível Romarin.

No último sábado, em Cidade Jardim, tarde de gala com a realização de provas importantes, com destaque para o GP Derby Paulista, do Grupo I, em 2.400 metros, grama. Muito corredor, o potro de meu amigo Serginho Paiva fez o train da carreira, sempre além de meio de raia (grande desgaste) e acabou entregando a rapadura na entrada da reta final. Foi quando surgiu feito um bólido, parecendo até o “Besouro”, o potro Tenarin, que dominou a corrida e fugiu para o disco, sem dar chance a Timeo, representante carioca, de alta categoria. Mais uma vitória importante para este fantástico reprodutor que é Romarin. De parabéns o F.Leandro e o Tolú, responsáveis pelo vencedor.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Onde há fumaça...há sempre um chato pedindo pra apagar o cigarro” (Popular)

Rapidinhas

Tavenna mostrou perfeita adaptação ao tiro curto e venceu facilmente a Prova Especial Bucarest, no sábado. Mais um ponto para o Stud Palura. E outra conquista importante para Carlos Lavor na semana em que fez aniversário.

Festa gaúcha será imperdível esta semana no Hipódromo do Cristal, culminando com o GP Bento Gonçalves, no domingo. Sucesso aos gaúchos na sua semana máxima.

Volta à Gávea o Jesse James, que passou uma temporada em Cidade Jardim. Bom jóquei, é mais um para o já fantástico “time” carioca. Jesse foi o piloto da craque Riboletta.

O calor que fez no Rio de Janeiro no último fim de semana foi coisa de maluco. Se o verão que vem por aí for neste estilo, vamos precisar de toneladas de gelo e cerveja para não fritarmos...

Há muito tempo um campeonato brasileiro não empolga tanto. Tirando aqueles times que já estão no “Feliz Ano Novo”, ou sejam, aqueles que nem podem brigar pela Libertadores e nem têm chance de cair, o resto está sensacional. Dignas de registros as embaladas de Flamengo e Fluminense. Se o Fred tivesse voltado antes o Flu não estaria na pior...

O MATUNGÃO VIBROU

Fiquei uma semana sem escrever a coluna (muita coisa pra fazer) e não comentei os clássicos da semana anterior. Merecem ser lembradas as vitórias de Simply The Best (como evoluiu), Davignon e Morcote, que mostraram superioridade. Tirando Davignon, que foi favorito, os outros surpreenderam, mostrando grandes evoluções. De parabéns às equipes dos vencedores.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Uma situação que sempre defendi, há tempos, diz respeito à total falta de segurança que alguns treinadores têm em relação a proprietários que não pagam corretamente o trato dos animais. Evidente que são poucos, mas quando ocorre, acaba com a estrutura de qualquer profissional, principalmente aqueles que têm poucos animais. Nunca vi treinador deixar cavalo passar fome ou ter uma “cama” decente. Só que quando o dono não paga, não há a quem recorrer. Algo tinha que mudar esta situação. Enfim, já parei de treinar faz tempo, mas me preocupo com a classe de abnegados profissionais...Chega!

As fotos que constam no blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: