quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Feriadão com muito sol faz

Brilhar uma energia do cosmos

A programação do feriado de terça-feira, Dia de Nossa Senhora Aparcida e também Dia da Criança, foi um sucesso. O tempo ajudou e foi muito bonito ver o hipódromo receber inúmeras famílias, com as crianças se divertindo a valer. Foram 11 páreos na grama, e destaque para o GP Linneo de Paula Machado, o Grande Criterium. A carreira marcou a vitória espetacular do potro Energia Cósmica, do Haras Estrela Energia, com direção perfeita de Ilson Correa. Derrotou uma valente Olympic Message, que desafiou os machos e fez um corridão. Apresentação nota 10 do treinador Givanildo Duarte, que já é uma realidade no turfe. Ainda na reunião a Prova Especial Dia da Criança, com vitória fácil de Suck Out Queen, com o excelente Dalto Duarte. Treinamento do craque Neném Nahid e propriedade do Stud Santo Antônio da Posse, de Adalberto Ribeiro. A nota triste da prova foi o sacrifício da excelente Nice Black, que mancou seriamente no percurso.

Mostrando evolução, Talk Back vence com firmeza

Sem prova clássica programada, a corrida do último domingo, no Hipódromo da Gávea teve duas boas atrações. Na Prova Especial Gustavo Phildelpho de Azevedo, em 1.400 metros, grama macia, uma bonita vitória do cavalo Talk Back, muito bem dirigido por Marcelo Cardoso. Veio na hora certa e aparou o arremate forte de Fast Feet. De parabéns o treinador Alvaro Castillo, que apresentou o filho de Confidential Talk em excelente forma. Para os mais jovens, o homenageado foi titular do Haras Rio dos Frades, que me trás uma grata lembrança, pois foi o criador de Piccadily Circus, uma filha de Estentor e Gwyne Place, cuja campanha iniciei e com a qual venci lindas corridas para os amigos Tomaz e Marcelo, nos idos de 1983. A tordilha, após a quinta conquista foi vendida para o Haras Basano.

Um Foguete confirmou o grande favoritismo

A outra atração da corrida de domingo, na Gávea, foi a Prova Especial African Boy, em 1.000 metros, grama macia. Grande favorito do público, com inteira justiça, Um Foguete simplesmente largou e acabou, sem dar trabalho ao Ilson Correa, que caprichou para fazer o peso. Apresentação nota 10 de Adélcio Menegolo, o que é uma rotina nos defensores do Haras Anderson. Empolgante foi a disputa pelo segundo lugar entre Barão de Piatã e Uniboy Di Job, com vantagem mínima para o primeiro. A registar a ousadia de That's Now, que ponteou até os últimos 400 metros, encarando a fera de frente.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Viver é desenhar sem borracha" (Millôr Fernandes)

Rapidinhas

Sempre exalto neste espaço o excelente nível da atual safra de aprendizes do turfe carioca. Além do fenômeno Fernandes, outros meninos têm conseguindo destaque. Agora, Vagner Borges foi contratado pelo Stud Cafelândia, para substituir TJ. É o que eu digo sempre, se tem os "Meninos da Vila" aqui nos temos os "Meninos do Jockey".

Semana passada escrevi por aqui que estava providenciando a volta da farda rubro-negra às pistas. Desde Nubeca, que foi a primeira, há muitos anos, sempre que posso gosto de ter um defensor para torcer. Não aguentei e depois de quase um ano comprei a Fera do Ka. Vamos ver no que vai dar.

Costumamos sempre destacar atuações de jóqueis, treinadores e analisar os bons resultados deles. Mas é preciso, vez por outra, lembrar do ótimo trabalho feito pelos veterinários, importantíssimos para o sucesso de uma equipe. No feriado, brilhou Flávio Carneiro, que além de ser responsável pelo atendimento a Energia Cósmica, também cuida de outros ganhadores, como os do Haras São José da Serra. Parabéns Flávio.

Costumo afirmar que sou completamente apolítico, mas ninguém pode esquecer que é ano de eleição e no dia 31 temos a obrigação de pensar no futuro do país. Após as eleições de governadores, senadores e deputados, gostaria mesmo era de dar um tremendo "Antôooooonio Nunes" em alguns dos eleitos...

Continua empolgante o campeonato brasileiro, nem tanto para os meus amigos tricolores, pois o time vem descendo a ladeira igual a menina da música do João Só. Luxemburgo faz mesmo milagres. Até o Val Baiano tem feito gol...

Escrevi semana passada que Zico foi meu maior ídolo no futebol e que fiquei decepcionado com o fato dele ter largado o barco no meio da tempestade. Mas, melhor informado, acho que ele fez mais do que certo. Zico, ninguém mancha sua história.

O MATUNGÃO VIBROU

1,2,3,4,5,6.....7 vezes Henderson Fernandes e uma bola na trave que quase marca outro recorde histórico na carreira deste menino que está empolgando até gente de fora do turfe. Igualou o número de vitórias em uma reunião, do ídolo maior, Jorge Ricardo, e por muito pouco não ultrapassa, com oito conquistas. Notícias, como as de que foi contratado pelo Stud Palurape, só ratificam o momento especial do menino, que continua humilde, tranquilo e sem marra. Seguindo assim, pode ocupar um lugar vago na idolatria dos turfistas. É bom, também, ressaltar o trabalho da Bruna Baquil, que seleciona ótimas montarias.

O MATUNGÃO NO YOUTUBE

Semana passada foi aniversário de meu primo-irmão e decidi fazer um video com clipes de músicas que a gente curtia ao longo dos anos. Fucei no youtube até dizer chega e encontrei coisas maravilhosas, como a final de San Remo de 1995, com a musica (lindíssima) chamada Come Saprei, interpretada por Giorgia. Encontrei Armando Manzanero, José José, Quincy Jones, Barry White, Christina Aguillera, Billy Paul, Zé Rodrix, Miltinho e por aí vai. Foi uma maravilha e uma volta no tempo espetacular. Meu medo maior é ficar viciado nisso. Depois de Orkut, Facebook e Msn, só me falta agora virar "Youtubeiro". Aí não durmo mais...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: