terça-feira, 19 de outubro de 2010

Kito Show, quer dizer, Hope

Dá um galope largo em Grupo II

O GP Salgado Filho, do Grupo II, em 1.600 metros, é a prova de maior graduação em pista de areia no calendário clássico carioca. E a carreira, destaque na progamação em homenagem à Aeronáutica, foi disputada no último domingo no Hipódromo da Gávea. Reaparecendo de uma ausência de cinco meses, o cavalo Kito Hope deu um verdadeiro show na raia. Recebendo ótima direção de Jean Pierre, o defensor da jaqueta de Sergio Barcellos, venceu com rara facilidade, assinalando a marca de 98s21, pouco comum nos últimos tempo no turfe carioca. Apresentação nota 10 do jovem Ildefonso Felipe de Souza. Em pista de areia é complicado bater este filho de Shudanz e Kate Vanilla, criado pelo modelar Haras San Francesco. Ainda merece destaque a bela performance de Leão Colorado, muito bem conduzido pelo menino Henderson Fernandes.

Dobradinha do Stud Alvarenga no sábado

A Prova Especial João e Jorge Jabour, em 1.200 metros, areia, foi o destaque da programação de sábado no Hipódromo da Gávea. Numa chegada emocionante, levou a melhor Lady Beauty, marcando a primeira vitória em prova do calendário clássico de Henderson Fernandes. Atropelando, dominou Desejada Normand, companheira de farda e que também fez ótima corrida. As duas primeiras colocadas pertencem ao Stud Alvarenga e a ganhadora foi apresentada pelo treinador Julio Cezar Sampaio. Aracelia voltou a correr bem, depois de alguma atuações fracas. Mais uma dobradinha do stud que coleciona conquistas clássicas em sua trajetória.

Os "Meninos do Jockey" seguem brilhando

Não há como contestar que Henderson Fernandes segue sua trajetória para ocupar o posto de ídolo do turfe carioca. Continua dando ótimas direções e mantendo a liderança da estatística. Mas, os demais aprendizes têm mostrado um desempenho bastante significativo, com direções de "gente grande". No sábado, brilhou Vagner Borges (foto) com quatro vitórias, obtidas com direções perfeitas. No domingo, Carlos Henrique ganhou um bonito páreo com Lady Chapel. E o Antônio Ferreira Matos e o Adilton M.Silva também venceram com direções precisas. Portanto, os jóqueis que se cuidem, pois a garotada tá aprontando.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Acreditar em algo e não o viver é desonesto" (Ghandi)

Rapidinhas

Alguns páreos na Gávea têm sido disputados como as canchas retas, as pencas, tão famosas pelo interior do país. Não importa a distância, pois dois pilotos largam com o pé embaixo, fazendo questão da ponta de qualquer maneira. O resultado é sempre o mesmo. Os "penqueiros" morrem na fase decisiva. Vai saber...

Muito bom o resultado do leilão de animais em treinamento da Pro Horse, realizado na semana passada no tattersall de Cidade Jardim. Compradores de vários estados brasileiros e do Uruguai marcaram presença. Até o matungo aqui comprou um potrinho de 8 anos...

Já está na Escola de Profissionais do Turfe o jovem indicado por Marcos Mazini, procendente do Mato Grosso, com experiência em canchas retas. Segundo o professor José Machado e o administrador Paulo Mileno, o novo aluno leva muito jeito e logo logo deverá receber matrícula. Mais um reforço para o time dos Meninos do Jockey.

A excelente e invicta Sweet Roar foi vendida pelo Stud Jife à Coudelaria Jessica e passou aos cuidados do treinador Júlio Cezar Sampaio. Deverá correr algumas vezes antes de seguir para a reprodução.

Que me desculpem meus amigos colorados, mas dar um chocolate de 3 a 0 nos campeões da Libertadores é motivo de grande satisfação. O Campeonato Brasileiro está empolgante e fica difícil apontar um favorito ao título.

O MATUNGÃO VIBROU

Vibrei de verdade com a eleição de Octávio José Ferreira da Silta, o Tátá, titular do Stud Santiago de Compostela, como presidente do Jockey Club de Campos. Lembro muito bem, desde meu início no turfe, das tradicionais corridas no Hipódromo Linneo de Paula Machado, às terças-feiras. Radinho de pilha ligado curtindo as narrações do saudoso Oscar Vareda. Campos sempre foi uma grande opção para os proprietários cariocas e revelou grandes profissionais. Tenho certeza de que, com Tatá, o turfe campista vai reconquistar o espaço que sempre teve no cenário turfístico nacional. Parabéns pela vitória.

O MATUNGÃO NA PILHA

O turfe sempre foi a paixão maior e no universo deste tão emocionante esporte fiz quase tudo. Só não fui jóquei pois a natureza não permitiu. Sempre que tive condições, mantive um ou dois cavalinhos defendendo a farda rubro-negra. Como disse bem o gênio Francisco Anysio de Paula, passar na frente é uma coisa única, como dor no rim. Há pouco mais de um ano, Normand King, Japyhara e Cascoxa passaram na frente e me deram enorme alegria. Fiquei quase um ano sem ver a farda na pista, mas esta semana ela deve voltar com um corredor que adquiri recentemente. Já estou na pilha...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: