terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Desejado Thunder, um trovão

Que todo mundo gosta de ouvir

Desde o ano passado que as provas de velocidade no Hipódromo da Gávea se limitaram apenas à disputa pelo segundo lugar. Disparado o melhor especialista no tiro curto, Desejado Thunder voltou a encantar os turfistas. Contando com a direção de Dalto Duarte, que teve apenas o trabalho de ficar atento à partida, o filho de Durban Thunder passeou na raia para vencer o Clássico São Francisco Xavier, atração do último sábado, na Gávea. Apresentação, como sempre, perfeita do craque Julio Cezar Sampaio. Parabéns duplo para Alvaro Novis, titular do Stud Alvarenga. Primeiro por mais esta conquista do craque e segundo pela decisão de voltar atrás no que diz respeito à realização de um leilão de liquidação do plantel. O turfe carioca e brasileiro não pode abrir mão da farda azul e branca. Na vida existem coisas intocáveis, que devem perdurar pela eternidade.

Davignon mostra raça em final de muita briga

O destaque da corrida do último domingo, no Hipódromo da Gávea, foi o Clássico Luiz Rigoni, em 1.600 metros, grama macia. Apesar do reduzido campo de apenas seis competidores a carreira teve um desfecho emocionante, onde metade dos participantes mostrou condições de vencer. Reaparecendo de um ano parado, Saberete assumiu a liderança e custou a entregar a rapadura para os dois que partiram pra cima dele na fase decisiva. Fast Feet e Davignon vieram juntos, com ótima ação e, no disco, vantagem de pescoço para o segundo, muito bem levado pelo Jorge Leme. Apresentação nota 10 de Cosminho Morgado no defensor do Stud Azul e Branco. Godsmustbecrazy largou mal e ainda correu bem.

Em ritmo de frevo, "Toinho" manda bem na semana

Não canso de repetir que a última safra de aprendizes do turfe carioca é a melhor dos últimos tempos. Henderson Fernandes, líder da estatística, passou à categoria de jóquei na última semana, mas chegou ao topo, percorrendo toda a trajetória como aprendiz. Outros vem brilhando semanalmente e o destaque das últimas reuniões, sem dúvida, foi o pernambucano Antônio Ferreira Matos, o "Toinho". Venceu os três primeiros páreos da corrida de sexta-feira e outras belas carreiras. Muito querido na Madalena, veio para o Rio, como muitos nordestinos, em busca de um sonho. Vai percorrendo o caminho com trabalho e humildade, o que é mais importante e dando alegria à família e aos amigos, que de longe, torcem por ele. O maior torcedor é "seu" Antônio, o pai, que não desgruda da televisão, via parabólica, para torcer pelo filho. O número de montarias vai aumentar consideravelmente, A lamentar, a queda do Vagner Borges, que vai ficar um tempo fora das pistas. Mas, infelizmente, na vida é assim. O infortúnio de uns dá oportunidade a outros.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Bom é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração" (Arnaldo Jabor)

Rapidinhas

Sei que ele gosta quando escrevo isso e não vou cansar de repetir que é muito bom ver "seu" Morales vencendo provas importantes. Na semana passada foi com Colorado Sam. Não teve pódio, mas foi um handicap.

Quem tem dado boas direções é o jóquei Mário Sérgio, o "Batatinha". Acho que já está merecendo mais oportunidades.

Algumas inovações estáo sendo implantadas no site do Jockey Club Brasileiro. São as chegadas pelo novo photochart e já esta semana o peso dos animais em tempo real, com dois ou três páreos de antecedência. Mudar pra melhor é sempre interessante.

Exatamente hoje, domingo, 6 de fevereiro, quando começo a escrever esta coluna, completo 32 anos trabalhando no jornal O Globo. Em duas etapas, de 1973 a 1981 (oito anos) e de 1987 até agora (mais 24). Lá, aprendi o que são independência e neutralidade.

Uma vitória que me impressionou na semana foi a da égua Catability, muito bem levada pelo aprendiz Carlos Henrique. Apresentação nota mil do meu amigo João Coutinho Filho na égua do Stud Amigos da Barra, do Mauro e do Bruno.

Meu parceiro André Cunha voltou das férias renovado. Eloquente por natureza, o pai do Dieguinho tava com a matraca solta. Esta semana falou mais que o habitual. Como diria minha saudosa avó, parece que foi vacinado com agulha de vitrola...

Gostei da estréia do Ronaldinho Gaúcho. Ainda está se aclimatando e em duas ou três jogadas mostrou o craque que é. Impressionante é o tal do Vanderlei (não o Luxa). Ganha 1/10 do que ganha o tal do Deivid (???) e faz 10 vezes mais.

E o Vitort Belfort hein? Parecia o Vasco...!

O MATUNGÃO VIBROU

Quem gosta de ver corridas importantes e não apenas de números para apostar, vai ter um fim de semana de encher os olhos. As etapas iniciais das Trípllices Coroas são as grandes atrações das corridas de sábado e domingo, na Gávea. No GP Henrique Possolo a força é a impressionante Olympic Message, mas em prova de Grupo I, com campo cheio, tudo pode acontecer. Já no GP Estado do Rio de Janeiro, muito equilíbrio, apesar do provável favoritismo de Thunderdome Luiz, que vai com o "mago das rédeas". Provas imperdíveis, por isso estou vibrando.

O MATUNGÃO E OS BICHOS

Alguns turfistas adoram quando no meio de uma transmissão eu mando aquele "sai daí gato". Teve uma vez que foram dois gatos. A quantidade de felinos na Gávea é impressionante e tem gente que cuida até de uns 30, ouvi dizer. Nada contra, pois adoro os bichos (quase todos). Que existe risco com os gatos na raia, isso é inegável, pois um desses suicidas, que adoram passar na frente dos cavalos, pode se dar mal provocar uma queda. O que aconselho é que seja contratado um treinador que ensine os bichanos a atacar e comer os Quero-Quero. É só ficar na espreita, especialidade dos gatos, dar o bote e abocanhar essas criaturas barulhentes e irritantes. Esta semana os vi também no Tarumã e em Cidade Jardim, aos montes. Se nada for feito eles vão dominar o mundo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Um comentário:

Fabian disse...

Daleeee matungo! Sempre um prazer acompanhar teu blog,grande abraço!