terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tem nome de boneca e é

A líder invicta no momento

Quando de sua estréia, fiquei impressionado com o biotipo. Potranca pequena mas muito ajeitada. Levando para a raia a grife Guignoni, tive certeza que não estava entrando na pista para passear em prova clássica, apesar do desprezo dos apostadores (o rateio final foi de 10,20). Pois bem, a castanha com nome de boneca (versão japonesa da Barbie), foi lá e passou o recibo. Criada pelo Haras Santarém e de propriedade do Haras São José da Serra, Licca-Chan mostrou que é de corrida ao vencer com autoridade o Clássico Ministério da Agricultura, em 1.200 metros, areia leve, principal atração do último sábado, na Gávea. Direção mais que perfeita do líder Henderson Fernandes, mais maduro a cada semana. Desejada Tóta fez o train da prova, mas nos metros finais perdeu a dupla para Old Tune. Vamos ver até onde vai esta pequenina. A farda e o treinador gostam de campeões. Ah, o criador também tem essa "glória"...

Joe Diesel absoluto, até se fosse Joe Gás ou Joe Gasolina

O destaque da corrida do último domingo, no Hipódromo da Gávea, foi o Clássico Hernani de Azevedo Silva, em 1.200 metros, areia leve. Assim como a carreira clássica de sábado, a nova geração entrou em pista. Desta vez foram os potros e apenas seis competidores foram anotados. Confirmando plenamente o favoritismo do público, Joe Diesel venceu com extrema facilidade, de ponta a ponta e por vários corpos. Criado pelo Haras Campestre e defendendo a farda do Stud Globo, o filho de Christine's Outlaw não tomou conhecimento dos adversários. Fita Azul formou a dupla com firmeza, enquanto Expresso Love completou a trifeta. Assim como a ganhadora de sábado, o líder invicto foi apresentado pelo mestre Dulcino Guignoni.

Acredite se quiser, ela ganhou de novo com pule alta

Existem animais predestinados e nada vai mudar isso. Já escrevi não sei quantas vezes sobre o mistério que cerca esta alazã, corredora demais, que não consegue convencer os nobres apostadores das corridas. Ela ganha, vai lá e ganha de novo e mais uma vez e a pule sempre alta. Não escolhe pista, está sempre muito bem apresentada e...nada. Acho que, depois de tanto descrédito em seu "habitat", foi tentar mostrar para os turfistas "além-via dutra", que é uma égua de primeira. Qual o que, Suck Out Queen deu mais um show, desta vez no GP 25 de Janeiro, do Grupo II, em Cidade Jardim. A pule (tanto lá quanto aqui) alta de novo. Só espero que tanto desprezo, pelo menos, tenha revertido como bons dividendos para Adalberto Ribeiro, feliz titular do Stud Santo Antônio da Posse, dono da excelente corredora. Apresentaação de Neném Nahid dispensa comentários e muito boa a direção de Edson Ferreira Filho, o "Ice Boy". Aliás, que fique bem claro, este apelido foi o matungo aqui que colocou.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Autodidata é um ignorante por conta própria." (Mário Quintana)

Rapidinhas

Está literalmente "voando" o aprendiz Vagner Borges, o popular Bart Simpson. Voltou do sul com a corda toda e tem dado ótimas direções. Bem agenciado e orientado, vai chegar entre os primeiros na estatística.

Fiquei impressionado com a raça e o profissionalismo do Dalto Duarte. O piloto sofreu uma torção no tornozelo direito ao cair na corrida de segunda-feira. Na programação de sexta, o vi literalmente mancando na repesagem e no entanto participou da reunião até o fim.

Desde que comecei a acompanhar turfe, e lá se vão muitos anos, sempre existiram jóqueis que conquistaram a fama de "bons largadores". Abrem-se os boxes e, primeiro eles. Que me lembre, o saudoso Francisco Esteves era assim. Existiram muitos outros. No momento, tenho visto um jóquei que larga extremamente bem, com quase todas as montarias. Marcelo Soares é seu nome. Monta pouco e tem ótimo resultado.

Estão chegando as etapas inciais da Tríplice Coroa, na segunda semana de fevereiro. Os campos já foram divulgados. Olympic Message e Thunderdome Luiz, ganhadores das preparatólrias, são os prováveis favoritos.

A pista de grama está um tapete. Os tempos assinalados na última semana comprovam isso.

Meu bom amigo Delmar vai entrar de férias. Pelo menos por um tempo a "mordomia" da equipe da TV Turfe vai acabar. Cafezinho, biscoitos e aquela simpatia de sempre. Boas férias e volte logo amigo.

Gostaria de agradecer o comentário feito no blog pelo leitor Luiz Conté. Acho até que foi muito generoso comigo. Quanto à sua sugestão, já pensei no caso. Quem sabe no futuro eu possa amadurecer a idéia. Forte abraço!

O MATUNGÃO VIBROU

Meu amigo e irmão Luiz Urubatan Carlos é um cara de decisão mesmo. Nossa cabine, por ter que ficar com a janela aberta, em razão do binóculo, é um forno no verão. Ainda no inverno, pedimos um ventilador e a Mayra providenciou. Ficou na embalagem, pois o tempo ainda estava frio. Pois bem, o André Cunha passou a mão no Tufão (nome do ventilador de pé) e colocu na cabine dele, que já tem ar condicionado. Mas o Luizão, numa atitude resoluta, foi lá e pegou de volta o que era nosso. Pelo menos o Tufão não deixa a gente derreter no calor. Vibrei com essa atitude do Lu. Valeu parceiro.

O MATUNGÃO E A INVASÃO

Que o Rio de Janeiro continua lindo a gente tá cansado de saber. Nascido em Botafogo, onde vivi até o início da adolescência e daí em diante em Copacabana (até hoje, graças a Deus), preciso fazer aqui uma constatação, que não tem nada a ver com turfe. Também ficar falando só em turfe é dose. Nunca, mas nunca mesmo, vi tanta gente de fora nesta cidade. Tem carros com placas de lugares que nunca imaginei que existissem. As ruas lotadas. Na minha caminhada pela orla, todas as manhãs, calçadão lotado, a gente tem que desviar o tempo todo. Mas o pior foi outro dia. Todos (ou quase todos) sabem que meu reduto noturno é o Manoel & Joaquim do Posto 6, onde tomo meus chopinhos. Meio de semana, chego lá e não tem uma mesa sequer. Queriam me colocar quase no meio da rua. Decidi beber em casa mesmo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: