terça-feira, 9 de agosto de 2011

É tetra...É tetra...É tetra!

A seleção? Não, o Guignoni!

E, finalmente, chegou o dia do GP Brasil. Gente bonita no Hipódromo da Gávea, turfistas do país inteiro e muita ansiedade na espera pelo páreo mais imporante do ano no turfe nacional. Todos se perguntavam se ia dar Too Friendly, Jéca, Anakin, Sal Grosso, Another Xhow e até mesmo Una Beleza. Mas, um nome não aparecia no boca-a-boca dos turfistas. Uns poucos chegavam a questionar se Luiz Duarte ia para a briga com o "coelho" da prova e que isso poderia ser negativo etc...Enfim, foi dada largada e o "coelho", como já era esperado, assumiu a liderança. Duarte ficou segundo, sem partir para a briga e Jéca manteve-se em terceiro. Tudo vai mudar na reta final. Mudou? Que nada. Belo Acteon, o maior "coelho de luxo" da história da prova, cruzou na frente, para a emoção do menino prodígio Henderson Fernandes e para consagrar o tetracampeonato deste fantástico treinador que é Dulcino Guignoni. Parabéns ao Aluízio Ribeiro, que teve o "peito" de inscrever um 4 anos, recém saído do perdedor, mas com trabalho de craque, na maior prova do turfe brasileiro. Show máximo, último grau, como dia meu amigo F.Lopes. Só para não deixar passar: Too Friendly é um cavalo de exceção e Bebeto sabe tudo. Perdeu no detalhe.

Na milha, os mais novos "passaram o rodo"

Uma das atrações da corrida do último domingo foi o tradicional GP Presidente da República e os mais novos deram show na raia. Me lembro bem quando da estréia do potro Sending Kisses, numa raia encharcada, largando mal e vencendo, que comentei com o treinador Júlio Cezar Sampaio sobre a qualidade do potro e ele, de imediato, me disse que na semana seguinte ia estrear outro ainda melhor. Comentou: "Marquinho é um filho da Pleni Turbo. Fiquei curioso e o potro era Plenty of Kicks, que numa largada ruim, acabou perdendo. Depois daquilo, correu três vezes e venceu todas, inclusive a milha internacional do último domingo, numa atropelada fantástica e com direção precisa de Valdinei Gil. Outro potro incrível, Joe Diesel, formou a dupla, mostrando categoria. O tempo foi ótimo e os dois mostraram grande superioridade. Parabéns aos vencedores.

É a RBR do Vettel? Não, é o Barão da Cevada do Leme

Na função de narrador de corridas a gente precisa dar emoção numa chegada empolgante, mas por vezes acabamos por nos emocionar e aí, amigo, a voz vai pra cucuia. Fazia tempo que não passava por uma situação assim, mas quando Barão da Cevada avançou por fora e dominou o craque Desejado Thunder, faltou gás (em mim). Vi naquele instante a alegria de um proprietário pequeno, que está investindo forte, realizar o sonho maior, o de ter um cavalo diferenciado. Vencer prova do Grupo I na semana do GP Brasil marca pra vida toda. Quero parabenizar o Reynaldo, o Leme e o Carlos Henrique Coutinho, que voltou ainda melhor, se é que isso é possível. Foi muito bacana ver a festa na pista e o cavalo, um verdadeiro "tanque", ainda vai dar muitas alegrias, sem dúvida alguma. Desejado Thunder dispensa comentários.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira." (Leon Tolstoi)

Rapidinhas

A semana máxima do turfe teve mais uma prova do Grupo I, o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, o antigo Osaf. Bela vitória de Renânia, muito bem dirigida por Vagner Leal. A favorita Hunka Hunka foi a segunda colocada.

Outras atrações clássicas na semana e a destacar a vitória incontestável deste ótimo potro que é Not To Tell You, que deu um show no GP José Paulino Nogueira. Vai longe, sem dúvida.

No sábado, entre as potrancas, um show de Pró Memória, que venceu aos esbarros o GP João Adhemar e Nelson de Almeida Prado. Mais um ponto clássico para "Alemão" e para Dalto Duarte.

Na segunda-feira, merecidíssima homenagem a meu amigo Antônio Landim Meirelles Quintella na Prova Especial Público Turfista. Toni é um grande apaixonado pelo turfe desde que o conheço. E isso faz muito tempo.

Muito boa a cobertura da TV Turfe, desde a semana passada, no meeting do GP Brasil 2011. Bira e equipe estão de parabéns. Foi muito bom participar diretamente ao lado de todos os companheiros. Agradabilíssima a presença de Ricardo Ravagnani, cuja participação nos programas foi fundamental. A lamentar a ausência do amigo Jair Balla.

Parabéns a meu amigo e irmão Luiz Urubatan Carlos pela belíssima narração do GP Brasil. Não poderia ser diferente.

Passar a semana com a sensação de dever cumprido, não só no trabalho no Jockey, como também no Globo (tivemos bom espaço durante a semana toda), é muito bom. E ainda por cima, líder do Brasileirão...Um espetáculo!

O MATUNGÃO VIBROU

Na verdade, fiquei em dúvida sobre o que escrever neste espaço. Foram tantos motivos para vibrar esta semana que estava difícil escolher o que colocar neste tópico. Mas, depois de pensar muito, vi que algo tinha sido bom demais para deixar sem o devido registro. Domingo, na Tribuna Social do hipódromo, avistei uma das "maravilhas do mundo". A carrocinha de cachorro quente da Geneal. Lembrei dos tempos de Maracanã, onde o vendedor passava com a caixa do lado e a gente caía dentro. Quantos eu comi no domingo? Prefiro não comentar. Por pouco Marília Lemos não me flagra com sua máquina fotográfica...virei de costas na hora, com a boca cheia.

O MATUNGÃO RECORDA

Quando começou a ascenção de Henderson Fernandes como aprendiz, todos ficaram surpresos com o sucesso do garoto. Fazia tempo que um aprendiz não conseguia resultados tão expressivos. Consegui convencer meu editor, em O Globo, a mostrar que ali se encontrava uma aposta vencedora e que, por muitas razões, aquele menino de Realengo preencheria a vaga de ídolo, deixada por Ricardinho quando se transferiu para a Argentina. E fizemos a capa da seção de esportes contando a história do menino trazido ao Jockey pelo veterinário Gilberto Seppa. De temperamento calmo, calado e sem jamais se abalar com o sucesso, aquele garoto venceu o GP Brasil, em sua primeira participação. E ele que, tímido, nunca demonstrara muita emoção, nas vitórias, foi às lágrimas, ainda no dorso de Belo Acteon. Ainda tem um longo caminho a percorrer, mas nasceu com a estrela dos vencedores...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Ivo Gonzales, Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: