terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tavares Rico coloca

Vagner Borges na elite

Uma das atrações da corrida do último domingo, na Gávea, foi o Clássico Ernani de Freitas, em 1.600 metros, grama, para potros de 3 anos. Mostrando muita maturidade, o recém chegado à primeira categoria como aprendiz, Vagner Borges deu direção de gente grande em Tavares Rico e venceu de forma espetacular. Esperou a hora certa para atropelar e dominou a carreira perto do disco, para ganhar com autoridade. Apresentação de luxo para o excelente treinador Paulo Salas, que merece esta conquista. Borges, que lidera a estatística, entrou para a elite dos pilotos, conseguindo a primeira vitória na esfera clássica. Sempre muito bem orientado por Paulo Gama, que além do papel de agente, trabalha a cabeça do menino, o popular Bart Simpson segue sua carreira meteórica e tem tudo para brilhar ainda mais. Na prova, vale ressaltar as boas apresentações de Super Pereira e Ferucci Mio. Correu menos o Sending Kisses.

Fernandes também esteve perfeito

O outro destaque da corrida do último domingo foi o Clássico Octavio Dupont, também na milha, grama, para potrancas de 3 anos. Assim como Borges no páreo dos machos, o jovem Henderson Fernandes deu direção precisa em Vitoriosa Heights, que atropelou com disposição e venceu uma linda carreira, garantindo mais um troféu para o Haras Anderson, que teve fim de semana dos mais felizes. Adélcio Mengolo apresentou a potranca em excelentes condições. A tordilha Une Autre Etoile mostrou grandes progressos e formou a dupla, deixando Licca-Chan com a terceira colocação. Fusili e Felicce Bambina coreram bem e prometem para a próxima. Esta foi a terceira conquista de Vitoriosa Heights.

Na maratona de sábado nenhuma surpresa

Na corrida de sábado a principal carreira foi a Prova Especial José Bastos Padilha, sétima etapa da Taça Quati, em 3.200 metros, grama. Bilheteira fez o train da prova e fugiu na frente, enquanto os demais seguiam em ritmo de "slow motion". No entanto, na entrada da reta final acabaram-se os ingressos e a Bilheteira parou. Muito bem levado por Henderson Fernandes, o favorito Tank Boy assumiu a liderança no meio da reta final e venceu com firmeza, sem ser ameaçado. Jalão, em progressos, formou a dupla, enquanto Unit Price fez ótimo terceiro, para a alegria de Leo Cury. O ganhador, do Stud Grenoble, foi apresentado com a marca registrada do campeão Dulcino Guignoni, que agora tem um "container" para guardar os troféus.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Quem inventou o trabalho, não tinha o que fazer!" (Barão de Itararé)

Rapidinhas

É fantástica a forma atual do cavalo Gorino, que só faz ganhar, sem respeitar turma. Carimbo do mestre Guignoni no corredor do Stud Amigos da Barra, que só tem dado alegrias ao Mauro e ao Bruno.

Depois de um curto período para reciclagem, o Stud Sai Tirando está voltando à ativa. "Seu" Rezende não consegue ficar muito tempo sem ir ao winner circle. Boa sorte.

Meu amigo Sérgio Livramento só fala sobre o reaparecimento de Bárbara do Truc, recuperada de contratempo e tinindo. Corre muito a alazã treinada pelo Mineto.

Maicosuel Oliveira venceu duas corridas na semana, com Empedrado e Kinley, mostrando ótima posição. Foi aprendiz em Cidade Jardim e agora está radicado na Gávea. Mais um bom piloto para o time carioca.

Conheci o treinador Elidio Pereira Gusso, o Dengo, no início da década de 80. Excelente profissional, na Gávea já merece o título de "Rei do Placê". Pela segunda vez trouxe um animal para correr e obteve a segunda colocação.

Meu amigo Fernando Lopes já está devidamente enquadrado no time do JCB. Reforço de peso (no bom sentido) para a equipe. Marca muito bem e tem excelente texto.

O campeonato brasileiro continua empolgante e faltando apenas sete rodadas, ainda fica difícil apostar no campeão. Os vascaínos estão curtindo a liderança, mas a briga está boa.

O MATUNGÃO VIBROU

A paixão pelo turfe é para o resto da vida e quem tem cavalos de corrida pode até parar por uns tempos, para reciclar, mas sempre volta. E, depois de um tempo, mesmo tendo sido grandes ganhadores anteriormente, quando ocorre a primeira conquita pós retorno, a alegria é incontrolável. Pude ver toda esta emoção na foto da vitória do cavalo Limão Doce. Muito vencedor, o Stud Cezzane "deu um tempo", mas está voltando para a alegria dos amigos e torcedores da farda. Vibrei com a vitória e torço para que outras acontecçam.

O MATUNGÃO AGUARDA

No próximo domingo serão realizados dois páreos para jóqueis amadores, numa exibição que vai atrair um bom público. As provas servem para que os novos "pilotos" comecem a tomar noção do que é montar um cavalo de corrida e sentir que ali no partidor, a adrenalima vai a mil. Em 2012 acontecerá a Copa dos Amadores, com seis etapas e, certamente, o "bicho vai pegar", porque todos vão querer vencer. Ernani Pires Ferreira venceu muitos páreos da categoria, assim como o advogado Carlos Evaristo. Tinha (ainda tenho) uma foto do grande Roberto Marinho, com farda e na balança, antes de participar de um páreo de amadores. Revirei a casa e não achei, mas vou encontrar e publico por aqui posteriormente. Desejo sorte aos participantes e tomara que tenhamos casa cheia...Chega!

As fotos publicadas no blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: