terça-feira, 4 de outubro de 2011

GP Paraná é a maior

Atração desta semana

O turfe paranaense vive sua semana maior com a realização de duas programações esta semana. Serão disputados nove páreos na sexta-feira, no simulcasting com a Gávea e 12 carreiras no domingo, quando será o único palco de corridas no Brasil. O campo do GP Paraná, uma das poucas provas de Grupo I do turfe nacional, tem um nome de destaque. O alazão Jéca, do Haras Rio Iguassú merece o favoritismo. Corredor de categoria, não teve muita sorte nos GPs São Paulo e Brasil e, ainda assim, finalizou "agarrado" aos ganhadores. Outras provas clássicas serão disputadas e na sexta, o tradicional "páreo da balada", uma inteligente artimanha no sentido de atrair jovens para o turfe. Agradeço o convite que me foi feito pela diretoria paranaense mas, por motivos profissionais, não poderei estar presente. Desejo todo sucesso na maior festa do Tarumã.

Gorino dá alegria ao Stud Amigos da Barra

A principal atração da corrida do último domingo, na Gávea, foi a Prova Especial Gustavo Philadelpho Azevedo, em 1.400 metros, grama leve. Na justa homenagem ao fundador do Haras Rio dos Frades, levou a melhor o cavalo Gorino, que atropelou forte para vencer com autoridade, muito bem levado por Carlos Lavor, que anda em "estado de graça". O defensor do Stud Amigos da Barra foi apresentado pelo mestre Dulcino Guignoni e derrotou o favorito Vincent na marca de 82s68. Fita Azul, Publick Rock e Godsmustbecrazy completaram o marcador. Gorino, por Dodge e Eva Carter, obteve a oitava vitória da campanha, composta por 33 apresentações. Parabéns ao Mauro e ao Bruno por mais esta conquista importante. Que venham outras, pois o stud investe e tem paixão pelo turfe.

Victoria Beach mostra categoria no sábado

O destaque da corrida do último sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Mário Jorge de Carvalho, em 1.600 metros, grama macia, para éguas de 3 anos e mais idade. Dona de campanha sugestiva, inclusive com vitória em prova de Grupo II, a alazã Mee foi a favorita da competição. Segunda preferida do público apostador, Victoria Beach levou a melhor, muito bem dirigida por Dalto Duarte, que esperou o momento certo para assumir a liderança e, com folga, resistir ao arremate forte de Jade, que ficou com a formação da dupla. Mee correu menos e parecia um pouco nervosa antes de alinhar. Foi apenas a terceira colocada. Cache-Nez e É da Hora completaram o marcador. A vencedora foi apresentada por Venâncio Nahid e marcou o tempo de 95s58.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A noite acendeu as estrelas porque tinha medo da própria escuridão." (Mário Quintana)

Rapidinhas

Recebi gentil e-mail de Agenor Sanctos, relembrando momentos gloriosos do turfe e corredores de alta categoria. Agradeço as palavras do amigo e concordo com seus argumentos apaixonados pelo esporte.

Outro e-mail interessante foi do amigo Mauro Flores, do Sul. Respondi dando minha opinião, divergente da dele sobre os agentes de montaria, explicando que hoje, é uma necessidade. Um forte abraço ao amigo.

Caravanas de todo país em direção à Curitiba, capital nacional do turfe neste fim de semana, Lamento não poder estar presente. Mas qualquer hora destas vou rever os amigos.

É bom jóquei o Marcelo Soares, que vem ganhando corridas com frequência, principalmente para meu amigo Darci Mineto, cuja eficiència é algo que merece aplausos.

Muito boa a participação do jovem treinador Lucas Eller no programa Turfe Espetacular, no sábado. Ao falar da paixão pelo turfe a vontade de participar diretamente, me fez voltar uns 35 anos atrás. Por esta razão, e pelo peso, só não fui jóquei. O resto já fiz. A gente abre mão de muita coisa, mas não me arrependo.

Por falar no programa, como o parceiro André Cunha já partiu para Curitiba, estarei ao lado de Celson Afonso no sábado, apresentando o Turfe Espetacular. Depois, encarar 12 páreos. Meu amigo Lu tá dando risada e dizendo: "Acabou a moleza de nove páreos todo dia".

Depois de duas vitórias seguidas do Mengão, os inimigos deram uma trégua e passaram a se preocupar com os próprios times. Eita gente invejosa. Aliás, domingo foi dia de Morumbi cheio para ver o "Flabuloso"...

O MATUNGÃO VIBROU

Este espaço está mais para musical do que outra coisa, mas não tem jeito. Semana passada vibrei com o show do Elton John, que assisti pela televisão. Desta vez a vibração foi ainda maior pelo fato de ter visto de perto, ao vivo e a cores o show do fantástico Stevie Wonder. Difícil descrever a emoção que senti. O povo cantando Garota de Ipanema e depois o Você Abusou...me remeteu às lágrimas (isso é muito bonito, virei poeta). Por falar em lágrimas, com Overjoyed não foi diferente. "Não foi diferente" é jargão do Celson Afonso, ele fala isso toda hora. A decepção da noite na cidade do rock foi o Jamiroquai. O Jay Kay com aquele cocar de índio roqueiro não cantou nenhuma das músicas que gosto. Enfim...

O MATUNGÃO RELEMBRA

Este espaço aqui está virando um flash-back pois como tenho o blog desde 2008, busco algum comentário que seja relevante com a atualidade. E olha que tenho encontrado muita coisa. Lá vai mais um: Já cansei de escrever sobre o excesso de peso de alguns jóqueis, na Gávea. Nem as pesadas multas diminuem o ânimo deles. O assunto agora é outro. Muitos treinadores que militam na Gávea reclamam da falta de jóqueis nos matinais. Às terças e quartas eles trabalham nos centros de treinamento, mas são raros aqueles que, nos outros dias, trabalham na Gávea. Nos “antigamente” eles procuravam os treinadores, para garantir as montarias. Mas agora a coisa é diferente, pois têm os agentes para correr atrás...Chega!

As fotos que constam no blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: