terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Johnny Holiday, poderia ser até


Cantor de rock, mas é bom potro

O destaque da corrida do último domingo, na Gávea, foi o Clássico Hernani Azevedo Silva, em 1.200 metros, areia pesada, para potros de 2 anos. O favorito foi o estreante Vontade de Matar, do Stud TNT. Raçudo e muito bem apresentado, estava uma pintura no cânter. Mas, tudo isso não foi suficiente para bater um Joh nny Holiday altamente qualificado e, assim como o favorito, extremamente bem apresentado. Vagner Borges, sempre atento na partida, tratou logo dos pápeis e foi para a frente. Na fase decisiva, resistiu, com sobras, ao arremate do alazão montado por Marcelo Cardoso. Bonita vitória e liderança provisória para o defensor da jaqueta rubro-negra do vascaíno Mandarino, titular do Stud Escorial.  Antisocial, ganhador na estréia, foi o terceiro colocado, sem ameaçar, enquanto Senhor Ingles e Jimmy Cash completaram o marcador. Johnny Holiday é um filho de Northern Afleet e Diner, criado pelo Haras Doce Vale. Teophilo Oliveira foi o responsável pela apresentação do ganhador.

Páreo de amadores foi emocionante

Ainda na programação de domingo foi realizada a primeira etapa da Copa de Amadores, reunindo sete concorrentes (Satisfeito foi retirado). Congraçamento de família e amigos dos participantes e aquela adrenalina normal em provas deste tipo. E não faltou emoção nos 1.300 metros do páreo, que culminou com a vitória de Com Justiça, dirigido por Roberto Mendonça Dias. Segundo muitos profissionais, o jóquei amador foi um dos que mais se prepararam para a competição, treinando quase todos os dias nos matinais da Gávea. O segundo lugar ficou com Jet Set, que contou com Antônio Carlos Medeiros. No complemento do placar Stand By (Tiago Castellano), The Runner (Bruno Beloch) e Furioso Man (Gilberto Solanés Jr.). Descolocados:) À Flor da Pele (Francisco Eduardo da Costa Carvalho) e Apação Aéreo (Gregory Agostinho. O ganhador foi apresentado por José Ferreira do Reis, o Reisinho. Festa bacana levando muita gente ao hipódromo, mesmo com tempo chuvoso e temperatura baixa.

Tem nome de nobre inglesa, mas explodiu sem cerimônia

Na corrida do último sábado a principal atração ficou por conta do Clássico Ministério da Agricultura, em 1.200 metros, areia pesada, para potrancas de 2 anos. Assim como no clássico de domingo, outro representante da farda do Stud TNT defendeu o grande favoritismo. No caso, a alazã Vai Rolar, cuja estréia havia sido promissora, No entanto, do mesmo modo que o potro de domingo, teve que se contentar apenas com a formação da dupla. Mostrando grandes progressos em relação á primeira corrida, Lady Mary Anne ganhou com autoridade, proporcionando um rateio alto e furando o jogo de muita gente. Vagner Borges dirigiu a defensora de Dona Vera Lúcia Guignoni e o campeão Dulcino Guignoni apresentou a vencedora. Garota, que mostrou velocidade, completou a trifeta, chegando a seguir High Jinks e La Guest. Lady Mary Anne é filha de Impression e Deep Bay.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim." (Fernando Sabino)

Rapidinhas


* Conheci José Ferreira dos Reis ainda menino, aprendiz, na época em que treinei oficialmente na Gávea. Chegou a vencer uma corrida pra mim, com Good Lex, empatado com outro competidor. Há pouco tempo passou por uma tragédia, quando as chuvas destruíram o Vale do Cuiabá. Além de ótimo treinador, é uma pessoa do bem. Caráter e bondade no coração. Sem dúvida, é um ser humano especial. Reisinho tenho orgulho de ser seu amigo.

* O aprendiz Juan Gomes conseguiu a primeira vitória na corrida de segunda-feira, no dorso de Txai, do turfman André Luiz Dumortout de Mendonça. Que venham outras.

* Estiveram no Rio no último fim de semana Dona Irene e “seu” Alexandre, titulares do Stud Dueto. Curtiram o terceiro lugar de Rosenwald, que voltou a correr bem para a alegria do casal.

* Depois de quase um ano, volto a ter um cavalo inscrito. Para minha sorte, corre em dia que vou transmitir. Mas, depois que narrei a vitória da Japyhara, sem dar um pio, estou pronto para extravasar só após desligar o microfone.

* Vagner Borges venceu o último páreo de segunda-feira pela derradeira vez como aprendiz. Deixa a Escola de Profissionais do Turfe com um recorde que vai ser difícil de ser batido. Que siga vitorioso agora como jóquei. A disputa com Dalto Duarte promete ser espetacular.

* Flamengo e Botafogo já começaram a derrapar no carioca. Fluminense e Vasco seguem vencendo. Aliás, para falar a verdade, o elenco do time das laranjeiras é muito melhor que o dos demais. Agora é só administrar os egos.

O MATUNGÃO VIBROU

Passar na frente é bom demais. Uma emoção que ninguém consegue definir. Para os pequenos proprietários, então, ela é ainda maior. Vibrei muito com a quarta e facílima vitória de Bárbara do Truc, do meu amigo Sérgio Livramento. E cada conquista é particularmente especial para o botafoguense, que criou a alazã no Haras Truc e a acompanha desde o nascimento. Isso é fantástico. Como não canso de repetir, os outros esportes têm aficionados, mas o turfe tem verdadeiros apaixonados. É amor pra vida inteira, sem traição. Uma fidelidade digna dos deuses, pois o cavalo de corrida dá tudo de si em troca da dedicação de quem até abre mão de muitas coisas para poder tê-los. Parabéns Serjão, a pequenina corre de verdade. E parabéns também ao amigo Mineto, que tão bem leva a corredora.

O MATUNGÃO EM SAMPA

Talvez tenha sido uma das melhores decisões que tomei nos últimos tempos. Resolver ir a São Paulo na última quarta-feira (25) me fez um bem danado. E não digo apenas pelo fato de ter adquirido dois animais no leilão e sim pelo reencontro de pessoas que não via há muito tempo. Revi amigos como Jair Balla, Renato Barros, Roberto Casella, outros de São Vicente, como Carlos Garcia (hoje treinador), Cícero Ferreira da Silva (hoje starter), Acedenir Gulart, Silvinho Bernardo, Kelvin, Ivan Jerônimo, Facella, além, claro do Léo Friedberg, parceiro de muitos anos. André Cunha vejo todo dia, mas estava lá também. Além disso, fui surpreendido por uma homenagem que o Lobinho me fez no tattersall. Com tantos anos na bagagem, confesso que "corei". Fiquei vermelho que nem pimentão...Chega!
As fotos que constam no blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: