terça-feira, 6 de março de 2012

Hunka Hunka e Dalto Duarte


Provam que o “Vale é Doce”

O tradicional GP Presidente Arthur da Costa e Silva, do Grupo III, em 2.000 metros, grama macia, foi o destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Sem correr desde agosto, quando finalizou em segundo lugar no “Brasil das Éguas”, a castanha Hunka Hunka defendeu o favoritismo nas apostas. Colocada em pista com toda a maestria de Neném Nahid, a filha de Wild Event e Uff-Uff também contou com primorosa direção de Dalto Duarte. A experiência do jóquei foi fundamental para o sucesso da excelente corredora. Dalto a manteve entre as últimas e esperou o momento certo de fazer correr. Dominou a prova sem luta e nunca foi ameaçada. Econash, em grande forma, formou a dupla, enquanto o veloz e resistente Godsmustbecrazy, Top Point e Um Craque completaram o marcador. Na foto da vitória o criador e proprietário Alfredo Grumser, titular do Haras Doce Vale. No pódio, aumentou a galeria de troféus de seus consagrados corredores. Com uma cerca móvel de 12 metros, Hunka Hunka assinalou o tempo de 123s02. Esta foi sua quarta vitória (terceira clássica) em 11 apresentações.

Nova geração e os primeiros líderes

As principais atrações da corrida do último sábado, na Gávea, foram duas carreiras importantes destinadas à nova geração, ambas em 1.300 metros, em pista de grama macia. Primeiro foi disputado o Clássico José Calmon, para os potros, com vitória firme e convincente de Tap Is Back, com Vagner Borges. O defensor do Stud Alvarenga, treinado por Dulcino Guignoni, não tomou conhecimento dos adversários e manteve-se invicto em duas apresentações. O argentino filho de Put It Back e Tap, criado pelo Haras Santa Maria de Araras, assinalou o tempo de 78s25. O “paulista” Beto Boss formou a dupla. Pouco depois foi disputado o Clássico Luiz Alves de Almeida, para potrancas, que marcou a vitória, até certo ponto surpreendente (pelo rateio), de Hot, que literalmente largou e acabou sem dar trabalho a Henderson Fernandes. Filha de Tiger Heart e Oracle Toss, criada pelo Haras Tessarolo, a defensora do Stud Palurape foi apresentada por Bruno Ulloa e assinalou 79s26. A favorita Vai Vai, que fez manhas no percurso, finalizou na segunda colocação. Pelo menos por enquanto, a nova geração carioca já tem os primeiros líderes.

Domingo tem Tríplice Coroa e Ricardinho

O Hipódromo da Gávea terá uma programação de gala no próximo domingo quando serão disputadas duas provas do Grupo I, ambas em 2.000 metros, grama, dando prosseguimento à disputa pela Tríplice Coroa. Além das carreiras importantes, a presença de Jorge Ricardo. No GP Estado do Rio de Janeiro, 14 competidores inscritos e Plenty of Kicks, candidato ao título largará por fora de todos. No GP Diana foram confirmadas 18 potrancas, sendo duas suplentes, uma vez que apenas 16 poderão competir. Old Tune, vencedora da primeira etapa, largará da baliza 11. Ricardinho, nesta prova, conduzirá Desejo Infinito, do turfe paulista, treinada pelo excelente Olavo Jerônimo. Portanto, lugar de turfista domingo é na Gávea. É sempre bom rever Ricardo, agora muito perto de recuperar a liderança do turfe mundial, além de provas de tamanha categoria.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

Dou valor as coisas, não pelo que valem, mas por aquilo que significam" (Gabriel Garcia Marques)

Rapidinhas

* Estão impressionando as performances do garoto Anderson Paiva. Sabe correr bem na frente e também para uma atropelada. Mais um para o bom time de aprendizes da Gávea.

* Dois proprietários caminhando em direção à conquista da estatística de proprietários. No Rio o Stud Amigos da Barra, do Mauro e do Bruno. E em São Paulo o Stud Nova República, de Cláudio Miragaia Perri.

* O Stud Sai Tirando, do amigo Fernando Rezende reforçando o plantel. No último leilão de treinamento em São Paulo adquiriu o alazão Olympic Million. Boa sorte e muitas vitórias, pois “seu” Rezende merece.

* É impressionante o índice de aproveitamento do treinador Jairo Borges. O ganhador do GP Brasil com Thignon Boy, treinando na Gávea, é o quinto colocado na estatística, atrás apenas de Dulcino Guignoni, Júlio Cezar Sampaio, Venâncio Nahid e Cosme Morgado Neto.

* Carlos Henrique continua brilhando na Índia e colecionando vitórias. Mais que merecido para este jovem que teve a coragem de encarar o desconhecido e, com talento e disposição, vai conquistando seu espaço. Sigo torcendo.

* Existem coisas que o dinheiro não compra. Posso não ter um milhão de amigos mas, os que tenho, são os melhores que alguém poderia ter.

* Aniversariou na última semana o grande Roberto Casella. Ao amigo, muita saúde e que continue por muitos e muitos anos nos brindando com suas brilhantes narrações. Vamos em frente.

* No Hospital de Regatas Flamengo a coisa anda braba. Qualquer dia vai perder por WO, totalmente por falta de jogadores. Sai prá lá inhaca.


O MATUNGÃO VIBROU

Este tópico hoje será bem maior e por esta razão será único neste espaço. Vamos lá. Em 2001, procedente de Carazinho, ingressou na Escola de Aprendizes uma menina franzina e que tinha como referência, apenas o fato de ser irmã de Acedenir Gulart. Na verdade, apesar da experiência com cavalos, no Sul, sempre existia aquela desconfiança. É sempre assim. Mas, a menina Josiane mostrou que chegou para ficar, para ocupar seu espaço e fazer a diferença. Rapidamente começou a mostrar talento e vencer corridas. Resumindo, foi recordista de vitórias (131) e encantou a todos. Foi a primeira mulher a montar no GP Brasil. Em 2005 se transferiu para Cidade Jardim, uma vez que ao conseguir a matrícula de joqueta as oportunidades diminuíram na Gávea. Talvez tenha sido a decisão mais certa. Mesmo em um turfe onde outras mulheres já brilhavam, Josiane foi conquistando a confiança de treinadores e proprietários. A vida de casada não afetou o trabalho, pelo contrário, uma vez que Marcelo Gonçalves foi sempre um incentivador. Dito isto, gostaria de destacar o momento fantástico desta mulher menina, que com seu talento vive, talvez, a melhor fase da carreira. A direção dada no cavalo Grapette Repete, sábado passado no GP Piratininga, foi de uma maturidade inquestionável. Para Josiane, que conheci ainda menina, desejo todo sucesso do mundo. Hoje, além de “enfrentar” os homens, compete com um time talentoso de mulheres, como Aderlândia Alves, Jacqueline Cabral e Jeane Alves.
Bom, era isso o que gostaria de colocar neste Matungão Vibrou...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, Flávio Barbosa Neto e colhidas na internet.

Nenhum comentário: