terça-feira, 13 de março de 2012

Plenty of Kicks está


A um Derby da coroa

O domingo foi realmente espetacular no Hipódromo da Gávea. Teve de tudo, para todos os gostos. Duas provas de Grupo I, um clássico, Ricardinho, casa cheia, crianças e muita emoção. Vamos começar pelo GP Francisco Eduardo de Paula Machado, em 2.000 metros, grama macia, segunda etapa da Tríplice Coroa de produtos. Plenty of Kicks, candidato ao título, com Ricardo “up” mereceu o grande favoritismo. A última baliza não era problema e Júlio Cezar Sampaio garantia o corredor no último furo. E, mesmo enfrentando pela primeira vez os dois quilômetros, o filho de Crimson Tide e Pleni Turbo passou na frente. Mas, teve rival poderoso que mostrou grande evolução e assustou. E como assustou. Poker Face realizou uma corrida extraordinária e deixou evidente que, se os dois voltarem a se enfrentar no Derby, pode perfeitamente colocar ferrugem na coroa do candidato. Lavor, que montou Poker Face, reclamou de prejuízos e, creio que Ricardo deu uma “defesa” carregada de toda a experiência pra cima do Giovane. Após ver e rever o filme da prova, a comissão de corridas confirmou o resultado de pista. Demais, na carreira, apenas ressaltar as boas performances de Invictus, Energia Davos e Villeron, que completaram o marcador. Plenty of Kicks obteve a quarta vitória de Grupo I e mostrou ser um corredor de exceção. Ricardo, como sempre, fez muito bem em voltar ao Rio, onde mesmo afastado, é o ídolo maior. Ainda venceu mais dois páreos na reunião, montando Hull Hite e Baralho.

Não há mais dúvida: Old Tune é máquina

Passando agora para o tradicional GP Diana, também em 2.000 metros, grama macia, segunda etapa da Tríplice Coroa de potrancas. A candidata ao título, Old Tune, entrou em pista com a desconfiança de muitos, uma vez que sua linha baixa não a credenciava aos dois quilômetros. Mas o que se viu em pista foi a superação de um animal diferente, que não deu a mínima bola pra linha baixa, linha lateral ou qualquer linha. Não teve um bom percurso e em determinado momento da reta final, um paredão (não é do Big Brother) se formou à sua frente. Mas, demonstrando um coração maior que ela e com a habilidade e a técnica de um jóquei que faz a diferença, a filha de Wild Event cruzou o disco em primeiro e se tornou séria candidata ao título. Marcelo Cardoso foi primoroso na direção. A apresentação de Neném Nahid que, há muito não via tão empolgado com um pensionista, foi perfeita. A ressaltar a brilhante apresentação de Unique Zuca, segunda colocada. Ilson Correa deu ótima direção e Adélcio Menegolo apresentou a defensora do Stud Gold Horse em forma magistral. La Defense e Jet Queen chegara a seguir e em quinto finalizou I Scream, da qual eu esperava mais. Gonçalinho deu show de alegria na raia mas, também, não era pra menos, pois a Old Tune, sem dúvida nenhuma, é uma máquina de correr.

Vet Boy não tem medo de cara feia

Outra atração do último domingo, na Gávea foi o Clássico Associação de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Rio de Janeiro. Prova em 1.000 metros, grama, onde o excepcional Desejado Thunder buscava a 15ª vitória de sua magnífica campanha. Já na última apresentação, Vet Boy, de 3 anos, do Haras Anderson, havia secundado o fenômeno, mostrando evolução constante. E desta vez, entrando em pista com a chancela de Adélcio Menegolo e a categoria de Ilson Correa, o filho de Dodge encarou a “fera” e a derrotou. Criador de excepcionais corredores, o Haras Anderson produziu, entre tantos campeões, velocistas de primeira, tais como Lost Love, Omaggio e Norway Boy. Pelo visto, Vet Boy tem tudo para entrar nesta lista de craques de velocidade. Demérito algum para o fenômeno Desejado Thunder, que continua sendo um dos maiores craques do quilômetro no turfe brasileiro. Sua derrota apenas mostrou a qualidade do potro, que evolui à cada apresentação. O Haras Anderson ainda brilhou na semana vencendo duas provas destinadas à nova geração, no sábado, com as potrancas Arizona Gipsy e Argentine Dodge.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância." (Dalai Lama)
Rapidinhas

* A vinda do Ricardinho empolgou demais. No entanto, não se pode esquecer que também esteve na Gávea e venceu o excelente Altair Domingos. Nico ganhou um bonito páreo com Confidential Lady.

* Leilões de animais em treinamento em profusão. Bela oportunidade para os pequenos proprietários. A hora é agora, uma vez que depois virão os leilões de potros. Aí é coisa pra gente grande.

* É muito boa a fase de Marcelo Cardoso, jóquei de categoria. Dono de uma tranquilidade digna de um monge do Tibete, o filho de “seu” Oracy não segurou e comemorou a vitória de Old Tune. Também não era para menos. Ainda venceu outras carreiras na semana. É um grande jóquei.

* Voltando a brilhar na Gávea o Stud Turfe e Paixão, de Guilherme Genzine. Capitão Olímpico não deu confiança aos adversários na segunda-feira. Vitória mais que merecida pra quem é apaixonado pelo turfe.

* Três vitórias no melhor estilo Dalto Duarte na segunda-feira: Olympic Pantanal, do Haras Regina, Êche, do Haras The Best e Blue Phone, do Stud Amigos da Barra. Direções precisas, com rigor e técnica.

* Neste sábado a segunda etapa da Copa de Amadores, com campo cheio e novidades. O embate mais esperado é entre Bruno Beloch, o melhor largador da categoria e o estreante Chico Chagas, ele mesmo, do Chico & Alaide. Vamos conferir.

* No fim de semana eleição para a Associação de Profissionais do Turfe. Jayme Aragão, atual presidente tenta a reeleição enfrentando Renan Alves Marques.

* No Fla-Flu de reservas o rubro-negro levou a melhor por 2 a 0. Teve até gol de ex-jogador. Um espetáculo. O incrível é que, quando perdem, os tricolores ficam mudos. Mas adoram zoar os outros. Deixa quieto.


O MATUNGÃO VIBROU

Uma das atrações de sábado no Hipódromo Brasileiro foi a disputa da Prova Especial Formastérus, etapa inicial da Taça Quati. Carreira no estilo maratona, foi corrida em 2.800 metros, em pista de grama macia e teve um final empolgante. Uma “briga” sensacional entre Olympic Leader e Decrire durante boa parte da reta final, com vitória do primeiro, conduzido com rigor por Vagner Borges. Mas o que me fez vibrar não foi apenas esta bela disputa, mas sim o conjunto da obra deste menino gaúcho que lidera a estatística e foi homenageado no domingo pelo Jockey Club Brasileiro. A razão da homenagem foi seu recorde como aprendiz da escolinha do clube, com 400 vitórias. E ainda por cima venceu o páreo em sua homenagem derrotando, nada mais, na menos que Jorge Ricardo, Com boa técnica, humildade e um grande agente (Paulo Gama), o menino segue na liderança da estatística. Quando aconteceu o fenômeno Henderson Fernandes, ninguém acreditava que em tão pouco espaço de tempo surgiria outro menino capaz de empolgar o público e a mídia. Pelo visto, Vagner Borges já está galgando esta posição.


O MATUNGÃO CONCLUIU

As atrações de domingo foram tantas que deixamos este espaço para comentar a categórica vitória de Conclusivo no Clássico Barão e Baronesa Von Leithner, em 1.600 metros, grama macia, uma das atrações de sábado, na Gávea. Reaparecendo em ótima forma, preparado por Roberto Solanés no centro de treinamento Verde e Preto, o defensor do Haras Regina não tomou conhecimento dos adversários. Em mais uma direção segura de Dalto Duarte, o filho de Néleo acompanhou de perto o train movido por Laco-Paco e dominou a prova com autoridade, resistindo ao arremate forte de Fast Feet. Com esta corrida, o excelente corredor fica no ponto para disputar o GP Presidente da República, a milha da semana do GP São Paulo. Parabéns a Sérgio Coutinho Nogueira, titular do Haras Regina, por mais esta conquista clássica...Chega!

As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: