terça-feira, 29 de maio de 2012

Vitória Olímpica e...


Londres nem começou

Acredito que todos lembrem muito bem do “Coringa”, um dos inimigos do Batman, que foi interpretado por vários atores, entre eles o mega superstar Jack Nicholson. A característica do vilão era estar, eternamente, com um sorriso no rosto. Aí, certamente, o leitor da coluna vai pensar: “Da onde o matungo tirou esse papo de Coringa, de Batman?” Vou explicar a razão de todo esse assunto. Ao contrário do malfeitor, um “mocinho” do turfe vem apresentando a mesma característica. Faz tempo que o Gonçalinho Torrealba não tira o sorriso do rosto. E tem razão para tal, uma vez que atual geração do Stud TNT é realmente fantástica. Isso além da Old Tune, do sucesso no leilão e tudo mais. Para culminar, no último domingo, Vitória Olímpica deu um show no GP Conde de Herzberg, do Grupo II, o Criterium de potros. Venceu, convenceu e é o novo líder invicto da geração no turfe carioca. Todo meu repertório de adjetivos para qualificar o trabalho do amigo Venâncio Nahid se esgotou. No melhor estilo Fernando Lopes, só resta chamar o “Neném” de “Máquina Máxima, Último Grau”. Vale também destacar o sucesso de outro amigo, Luís Flávio Géo de Siqueira (sou o único a chamá-lo pelo nome inteiro).

Classe, elegância, liderança e invencibilidade

A grande atração do último sábado, na Gávea, foi o GP Francisco Vilella de Paula Machado, do Grupo II, em 1.500 metros, grama. No Criterium das Potrancas, mais uma demonstração de classe da alazã Energia Elegante, que venceu de forma categórica, mantendo-se invicta em três apresentações e ratificando a posição de líder inconteste da nova geração entre as fêmeas. Direção calma e precisa do experiente Carlos Geovani Lavor e apresentação perfeita de Givanildo Duarte. Os titulares do Haras Estrela Energia, Stefan e Dalva Friborg estiveram presentes e puderam conferir de perto a categoria da corredora criada por eles. De parabéns, também, o veterinário Flávio Carneiro, responsável pelo atendimento aos corredores da consagrada coudelaria. Corre de verdade a filha do japonês Agnes Gold, já chamado de “National Kid” por aqui. Ainda no sábado, o garanhão nipônico apresentou outra vencedora: Abidjan.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Existe algo mais importante que a lógica: a imaginação. Se a ideia é boa, jogue a lógica pela janela." (Alfred Hitchcock)
Rapidinhas

* Perda lamentável para o mundo do turfe. Na última segunda-feira morreu Mariozinho Moglia, a quem tive o prazer de conhecer. Respeitado por todos, o titular do Haras Fronteira deixa uma enorme legião de amigos e admiradores. Sem dúvida alguma, Bagé não seria o que é hoje se não fossem a paixão, o idealismo e o amor pelo cavalo de corrida do grande criador. (foto tirada por Karol Loureiro na véspera do GP Brasil 2007).

* Estreou com vitória o menino Jefferson Teles da Silva, dirigindo The Runer na corrida da última sexta-feira. Sobrinho do craque Juvenal Machado da Silva, o garoto mostrou que entende do riscado.

* Ainda na corrida de sexta-feira vitória de Só de Raiva, para a alegria dos titulares do Stud Gargamel. Largou e acabou. Que outras vitórias aconteçam.

* Mais vitórias de amigos na semana: Del Ciel, do Stud Turf Paixão, de Guilherme Genzini. Valdinei Gil, em semana inspirada, deu direção calma e precisa.

* É bom jóquei o Milton Reis. Monta pouco e sempre está vencendo. Com Trabalhoso, no domingo, deu ótima direção. Merece mais oportunidades.

* Quem passa recibo é comerciante, mas certas coisas irritam muito. Deixo quieto uma vez que, com o tempo, aprendi que quem dá cartaz a maluco é outdoor de hospício...

* E segue o Campeonato Brasileiro. Qual foi o único time carioca que não venceu? Haja paciência e camisas para pegar sem pagar...


O MATUNGÃO VIBROU

É muito bom ver corredor do Stud Capitão passar na frente. O matungo aqui é suspeito para falar, pois além de amigo de Luiz Edmundo Cardoso Barbosa, acompanhei de perto a coudelaria desde o início. Testemunhei a construção do CT Brejal e todo o esforço e a dedicação para a obtenção do sucesso. Cláudio, o “Magrão” está no esquema há muitos anos e seu trabalho merece a recompensa de passar na frente muitas vezes. Gazelle Girl venceu com autoridade no sábado e Valentine Carrie e Gallen correram bem. Vibro quando a farda ouro e ferraduras azuis entra na pista, pois muito mais que um hobby, o Stud Capitão é fruto de uma grande paixão pelo cavalo de corrida. Que venham mais vitórias.

O MATUNGÃO DE OLHO

Chega perto do fim a tão empolgante estatística de jóqueis no Hipódromo da Gávea. Dalto Duarte, que tenta o bicampeonato, tem pela frente um rival poderoso, o jovem Vagner Borges, que lidera e mantém um índice de aproveitamento impressionante. Dalto levou três corridas de suspensão em resolução do Jockey Club de São Paulo e, com certeza, vai frear a reação que vem tomando vulto nas últimas corridas. Qualquer um dos dois que vença é mais do que justo, pois fizeram uma temporada irretocável. Para o menino, no início de carreira, um grande incentivo para o futuro. Dalto, atual campeão e com cartel de vitórias importantes, como o GP Brasil, a certeza do dever cumprido. Entre os treinadores, já definida a situação, com mais uma vitória do craque Dulcino Guignoni...Chega! 

As fotos que constam do blog são de autoria de Karol Loureiro, Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: