terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mojito bate Ibrahimovic


Em chegada de arrepiar

A principal atração do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Almirante Marquês de Tamandaré, do Grupo II, em 2.400 metros, grama leve. Numa chegada espetacular, onde três corredores deram “fila” de vitória, o mais novo Mojito conseguiu cruzar o disco com pequena vantagem sobre Ibrahimovic. Este, por sua vez, manteve paleta à frente de Sending Kisses que veio junto e chegou a complicar o caminho do defensor de Beverly Hill Stud. O ganhador defendeu a farda do Stud Alvarenga e salvou as pules de Filho do Vento, cavalo que tem muito mais fama do que realmente corre. Ainda há de se ressaltar a excelente performance do potro Vontade de Matar que ponteou a prova durante boa parte, mostrando progressos e boa adaptação ao percurso longo. O ganhador, filho de Dubai Dust e For Freedon, criação de Fazenda Mondesir, foi apresentado pelo campeão Dulcino Guignoni que teve um domingo sensacional, assunto que vamos comentar mais adiante. Mojito, que chegou à terceira vitória (segunda clássica) em seis apresentações, sem dúvida, será mais um nome de respeito na disputa pela Tríplice Coroa de potros de 2013 no turfe carioca.

Arizona Gipsy brilha no sábado e faz a alegria do “Tampinha”

O Clássico Armando Rodrigues Carneiro, em 1.600 metros, grama leve, foi o destaque do programa realizado sábado no Hipódromo da Gávea. Logo após a partida Glorfindell “fez questão” de correr na frente e foi seguida de perto por Aquila Dorata. A outra defensora do Haras Anderson, Arizona Gipsy, que largara muito bem, por dentro, foi recolhida para o terceiro posto e acompanhou de perto as duas da frente. Na reta final, se apresentou Afrancesada, com ótima ação e tomou a ponta. Mas, contando com direção precisa de Alexandre Correia, carinhosamente chamado pelos amigos de “Tampinha”, Arizona Gipsy dominou a ponteira e venceu uma linda carreira. Foi a primeira conquista clássica do jóquei, que vem mostrando qualidade e conquistando oportunidades. Jet Queen, favorita, que não corrida desde agosto, atropelou para ficar com a terceira colocação. Abidjan e Aquila Dorata completaram o marcador. A vencedora, por American Gipsy e Queen Nishka, foi apresentada, como sempre, em grande forma por Adélcio Menegolo. E a festa foi grande para o simpático e alegre “Tampinha”.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos.” (Orson Welles)
Rapidinhas

* Na próxima sexta-feira, no Rio, um dos mais importantes leilões do ano. Liquidação do plantel do Stud Farda Vencedora. Com certeza, o tattersall da Gávea vai pegar fogo.

* Dalto Duarte voltou a ganhar corridas na última semana e mantém a liderança entre os jóqueis com um total de 101 vitórias, contra 84 de Henderson Fernandes que não montou em parte da corrida de sábado e também nas reuniões de domingo e segunda, acometido de forte gripe. Em terceiro estão empatados Carlos Lavor e Valdinei Gil com 74 conquistas.

* Marcelle Martins esteve no hipódromo no último fim de semana. Recuperando-se das cirurgias, foi recebida com muito carinho por profissionais e pelo público. Até foto da vitória tirou. A torcida é grande por seu rápido retorno.

* Por falar em visita, também esteve na Gávea, segunda-feira, o ex-aprendiz Dayverson Barros, já há algum tempo morando e trabalhando em Malmo, na Suécia. O mineirinho de Senador Firmino está viajando hoje para sua terra natal e passará um mês no Brasil. Veio também para fugir do frio de 9 graus negativos.

* Tiago Josué Pereira voltou de Macau na última sexta-feira e no mesmo dia cumpriu compromissos de montaria. Nas outras três reuniões também esteve em ação e no primeiro páreo segunda-feira, no dorso de Girl of Caroline, conquistou a primeira vitória. Vai montar bastante no próximo fim de semana. É um reforço de luxo para os programas cariocas.

* Já entre os treinadores a liderança continua com Venâncio Nahid, que soma 65 primeiros lugar, mas o segundo lugar mudou de dono e agora pertence a Dulcino Guignoni, com 62 vitórias, quatro a mais que Christiano Oliveira, o terceiro colocado. E começam a se aproximar Júlio Cezar Sampaio (54) e Jairo Borges (44). A disputa começa a esquentar e promete muito.


O MATUNGÃO VIBROU

Não tenho e nem nunca tive procuração para ficar repetidamente citando os feitos do treinador Dulcino Guignoni. Que o tenho como amigo, lógico, desde o início com os animais do Haras Renée e mesmo do tempo (melhor esquecer) do jóquei D.Milanez, que (melhor esquecer). Ganhador de praticamente todas as provas do calendário clássico nacional continua sendo a mesma pessoa de sempre. Calmo, atencioso, humilde e tranquilo, como se não fosse o campeão que é. Tem gente que não ganhou um décimo do que ele já conquistou e parece pavão, mas isso não vem ao caso e não estou me referindo apenas no turfe e sim na vida em geral. Pois bem, no último domingo, Guignoni tinha inscrições em seis páreos e conseguiu seis primeiros lugares, inclusive tendo levado a melhor na carreira principal através do potro Mojito. Ainda proporcionou ao garoto Leandro Costa, que o ajuda no centro de treinamento, passar na frente com Dear Born. É um craque naquilo que faz e vibrei com isso no último domingo.

O MATUNGÃO E O PELLEGRINI

No próximo sábado o turfe argentino realizará sua festa maior, com a disputa do GP Carlos Pellegrini, do Grupo I, em 2.400 metros, grama. Ainda na programação, outras tradicionais carreiras clássicas de grupo. E como não acontece há muito tempo, o turfe brasileiro contará com inúmeros representantes em quase todas estas importantes provas. No Pellegrini, por exemplo, devem participar Didimo, Gober, Going Somewhere e Kará de Birigui. Na milha internacional o representante será Hermes. Na prova de velocidade os nomes brasileiros são os de Armas e Flores, Pippa e Mr.Boojangles e na competição das éguas, Atacama e Gran I Ask. Portanto, todos ligados na televisão e na internet pois a torcida vai ser grande, isso sem falar nos fãs de Jorge Ricardo e Altair Domingos, que irão torcer muito para que vençam, mesmo com animais de lá. É isso...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: