terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tokay não deixa dúvida e passa


Com louvor no teste da grama

A Prova Especial Gustavo Philadelpho Azevedo, em 1.400 metros, grama macia, foi a principal atração do último domingo no Hipódromo da Gávea. Apesar do campo interessante, o que mais chamava a atenção na carreira era a primeira apresentação do potro Tokay, invicto em três apresentações na pista de areia, no tapete verde (isso é novo). E o filho de Wild Event e Pupille não decepcionou. Mostrou categoria, acompanhou o train movido por Laco-Paco, o dominou na reta final e aparou o arremate forte de Flyboy, ganhando com sobras. Portanto, passou no teste com louvor para a alegria do titular do Stud Yatasto, farda destinada ao sucesso e sempre conta com excepcionais corredores. O preparo foi do campeão Dulcino Guignoni que já adiantou que Tokay será preparado para a preparatória da primeira prova da Tríplice Cora, existindo também a possibilidade de ir direto ao GP Estado do Rio de Janeiro. Será que dá para imaginar um confronto entre Tokay, Holding Glory e outros bons corredores de 3 anos?

Nova geração estreia com estilo na Gávea

A tarde de sábado marcou a estreia da nova geração no Hipódromo da Gávea. Potros e potrancas de 2 anos participaram de carreiras em 1.000 metros, grama, atraindo a atenção do público turfista e de ansiosos proprietários. Primeiro foi corrida a Prova Especial Empeñosa, para as fêmeas, marcando a vitória firme de Killing Joke, muito bem dirigida por Tiago Josué Pereira. Largou por dentro, ficou para terceiro e na reta, lançada por fora, dominou a favorita Namable e ganhou bem, marcando 57s54. A ganhadora, por Pioneering e Estrelona, criação de Beverly Hills Stud e propriedade do Haras das Estrelas, foi apresentada por Ronaldo Lima. Pouco depois foi disputada a Prova Especial Boticão de Ouro, para os potros, com a bonita vitória de Best Magic, muito bem conduzido por Henderson Fernandes. Derrotou Heavenly Pride na boa marca de 57s07. O vencedor, filho de Point Given e Magic Carol, criado pelo Haras Anderson, pertence ao Stud Marisa Star e foi apresentado por Dulcino Guignoni.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Autodidata é um ignorante por conta própria.” (Mário Quintana)

Rapidinhas

* Ainda na corrida de sábado passado mais uma vitória da fantástica Bárbara do Truc, a oitava da campanha. Meu amigo Sérgio Livramento não estava no Rio, mas de longe torceu por mais esta conquista de sua alazã, sem dúvida a melhor velocista da atualidade no turfe carioca.

* Um triste acidente no segundo páreo da última noturna. O cavalo Virgilio Danz caiu exatamente na frente do Tanios. Elizandro Costa, que montava o animal que “rodou” acabou atingido pelo meu cavalo, apesar dos esforços do Tiago em evitar o choque. Torço pela recuperação do piloto. O cavalo sofreu alguns ferimentos e escoriações, mas nada de grave.

* Um dos páreos de domingo teve a denominação de prêmio Piccadilly Circus. Viajei 29 anos no tempo e lembrei daquela tordilha pequena do Tomaz e do saudoso Marcelão. Fui no baú buscar os filmes das vitórias dela. Sem dúvida, um dos melhores animais que treinei.

* Dalto Duarte segue liderando a estatística, seguido de perto por Henderson Fernandes, que agora está a 15 vitórias do ponteiro. Entre os treinadores Guinoni (67) tomou a ponta de Nahid (66). Christiano Oliveira (61) é o terceiro, perto. A “briga” vai esquentar ainda mais. Bom para o turfe.

* Jefferson Teles da Silva, o sobrinho do Juvenal, deu show na última semana e venceu sete páreos. Está melhorando sempre. Pena que vai cumprir suspensão de 30 dias e dar um tempo nesta rápida ascensão.

* Outro aprendiz que tem vencido muito é Fausto Henrique que agora passa a contar com o trabalho da agente de montarias Bruna Baquil, que já fez excelente trabalho com outros profissionais, entre os quais Henderson Fernandes. Com certeza vai seguir brilhando.

* O blog vai entrar no recesso de fim de ano e nas próximas semanas as atualizações serão apenas para desejar boas festas para os fiéis leitores. Se Deus permitir estaremos retornando em 8 de janeiro, com um visual novo, assim como fizemos no início de 2012. Bom, tudo isso se o mundo não acabar dia 21...

 O MATUNGÃO VIBROU

Não canso de repetir que aqueles que gostam de cavalos de corrida e de corrida de cavalos, sempre irão vibrar com grandes carreiras e vitórias significativas. Isso significa que não existe, ou pelo menos não deveria existir, qualquer tipo de bairrismo. Sábado passado, mesmo sem nenhum representante do turfe carioca, todos os turfistas ficaram atentos ao GP Carlos Pellegrini, onde corredores do turfe paulista participariam. As atenções maiores estavam sobre Didimo, ganhador do GP Brasil e Gober, que faturou o Derby Paulista. Além do veloz e recordista Kará de Birigui. Mas foi Going Somewhere, do Haras Phillipson, numa direção magistral de Nelito Cunha, o ganhador, tornando o sexto corredor a escrever com as cores brasileiras na história da maior prova dos hermanos. Show de bola.

O MATUNGÃO E A RETROSPECTIVA

Bom, como disse nas rapidinhas, o blog só retornará em 8 de janeiro e aproveito este espaço para uma breve retrospectiva de 2012 para o matungo aqui. Enfim, depois de um tempo (não muito), sem cavalos, no inicio do ano decidi voltar com a farda. Não consigo passar muito tempo sem cavalos. Num leilão do Léo, dia 25 de janeiro, comprei o Tanios e o Funk American. Do primeiro, nem preciso dizer nada, ganhou três e se colocou em 10 oportunidades. O outro, bem, eu dei de presente. Pouco depois vieram Hors Saison e Abracadabra Faxina. O primeiro eu vendi e a égua eu dei de presente. Pouco depois ganhou, mas fiquei feliz pelo André e pelo Reisinho. Em julho veio o grande susto: o infarto. Muita coisa mudou de lá para cá. Parei de fumar, me cuido mais e tomo remédios. E decidi me dedicar muito mais aos cavalos, sem dúvida, a maior paixão da minha vida. Claro, tem o Globo, onde em fevereiro completo 34 anos e a locução, que sempre foi outra grande paixão. E o blog aqui, continuação da coluna que criei em 1984 no jornal O Povo, nos mesmos moldes de hoje. É isso e como costumo sempre escrever nas redes sociais: Vamos em frente...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Karol Loureiro e colhidas na internet.

Nenhum comentário: