terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Angelus Taster e o início


Explosivo do Stud TNT

O destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o Clássico Hernani Azevedo Silva, em 1.200 metros, areia pesada, destinado a potros de 2 anos. Repetindo a excelente apresentação de estreia, quando secundou Aristocratico, companheiro de farda, o castanho Angelus Taster venceu e convenceu. Bem dirigido por Marcos Mazini, o filho de Elusive Quality e Rafaela Bela não tomou conhecimento dos adversários. Na entrada da reta chegou a ter por perto o estreante Desejado Quality, mas nos metros finais, fugiu para o disco. O segundo colocado mostrou ser potro de categoria e muito promissor. Desejado Cathy, Black Action e Baran completaram o marcador. O ganhador, de criação e propriedade do Stud TNT, absoluto entre os produtos da nova geração neste início de ano, foi apresentado por Venâncio Nahid e marcou o tempo de 75s16.

Um “mano a mano” que virou apenas “mano”

A principal atração do programa de sábado passado foi o Clássico Ministério da Agricultura, em 1.200 metros, areia, para potrancas de 2 anos. Desde a divulgação das inscrições, o mais esperado no reduzido campo de apenas quatro competidoras, era um novo “mano a mano” entre Amazing Speed, do Stud TNT, e Beauty Harlan, do Haras Anderson. Na corrida de estreia de ambas aconteceu uma disputa espetacular entre as duas, definida apenas nos últimos instantes, perto do disco. Era a grande expectativa da competição, sem dúvida alguma. Mas esse novo confronto foi adiado, uma vez que quando estava perto de alinhar, Amazing Speed empinou, derrubou o jóquei e disparou em sentido contrário, sem dar chance ao punga de tentar contê-la. Entrou no padoque sem problema e dos males o menor. Na prova o que se viu foi um vareio de Beauty Harlan, com Henderson Fernandes. Apple Mania e Horóscopo chegaram a seguir. A ganhadora, por Harlan’s Holiday e Indira, criação e propriedade do Haras Anderson, foi apresentada por Adélcio Menegolo e marcou o tempo de 75s76.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

Pensa e delibera antes de agir, para que não cometas ações tolas.(Pitágoras)

Rapidinhas
* Um grande susto na disputa do último páreo da noturna na Gávea. O cavalo Fly Green, que ponteava junto à cerca, “quebrou” na altura dos 300 metros, derrubando o aprendiz Gutemberg Araújo. Em seguida caiu o “Vassourinha” e pouco depois o aprendiz Anderson Paiva. Mas, graças a Deus, nenhum deles teve problema sério. Apenas o susto e dores pelo corpo.

* Dalto Duarte continua liderando a estatística de jóqueis e esta semana conseguiu aumentar a vantagem. No momento o brasiliense soma 124 vitórias contra 100 de Henderson Fernandes, o garoto de Realengo. Carlos Lavor vem a seguir com 90. Vagner Borges (87) e Marcelo Cardoso (82), logo depois.

* Já entre os treinadores, a disputa continua bastante acirrada e numa semana espetacular, Venâncio Nahid alcançou 85 primeiros lugares contra 84 de Dulcino Guignoni. É uma “briga” que promete ser sensacional até o fim da temporada. Christiano Oliveira é o terceiro com 77 vitórias, seguido por Júlio Cezar Sampaio (67) e Francisco Pereira Filho (57).

* Nesta quarta-feira no tattersall de Cidade Jardim, mais um leilão “mixed sales” promovido pela Pro Turfe. Serão oferecidos potros da geração 2010, reprodutoras e animais em treinamento. Mais uma oportunidade para proprietários e criadores reforçarem seus plantéis.

* Estreou na última sexta-feira o aprendiz Erick Oliveira e não poderia ter começado de forma melhor, uma vez que na terceira oportunidade venceu uma linda carreira, de ponta a ponta com Lettre de Cachet. Metade de Realengo esteve na foto da vitória. Além de Zico e Eduzinho, craques do futebol, o bairro agora também gera bons jóqueis.

* Entrei de férias no Jockey (pela primeira vez em cinco anos), mas não dá pra fazer muita festa, pois tenho O Globo e o blog para atualizar. E, de todo modo, depois de mais de 40 anos no turfe, não dá para ficar longe das corridas e dos cavalos. Aliás, de alguns vou ficar longe, pois foram para o centro de treinamento. Mas o velho e bom Tanios continua por aqui.


O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Ganhador das mais importantes provas do calendário clássico nacional e responsável pelo treinamento de animais de categoria, Venâncio Nahid foi o grande destaque da última semana no turfe carioca. Filho meu saudoso e querido amigo Alberto Nahid, “Neném” é o atual líder da estatística e no último conjunto de corridas venceu oito provas, com destaque para a conquista de Angelus Taster, mais um valoroso representante da nova geração do Stud TNT. Vale ressaltar também a apresentação de Grapette Repete, ausente das pistas há nove meses e que voltou vencendo com autoridade na sexta-feira. E para mim, em particular, alegria dobrada em ver de volta Robertinho Nahid, irmão de Venâncio e um treinador do mesmo nível, uma vez que teve o mesmo professor e ganhou muitas corridas.

O MATUNGÃO E A SEMANA

Divulgados os programas para o próximo fim de semana, com nove carreiras na sexta-feira e na segunda e dez páreos sábado e domingo. Na sabatina, o destaque fica por conta do Clássico São Francisco Xavier, em 1.000 metros, grama, para corredores de 3 anos e mais idade. Campo numeroso com 16 participantes, marcando um confronto de gerações. Tap Is Back e Vai Rolar devem ser os favoritos para em páreo cheio assim pode pintar uma surpresa. Na tarde de domingo a atração principal é o Clássico Luiz Rigoni, em 1.600 metros, grama, carreira em homenagem a um dos maiores jóqueis do turfe brasileiro, o “Homem do Violino”. Apenas sete competidores no campo equilibrado. O “velhinho” e fiel Fast Feet é um dos inscritos e vai perturbar os favoritos, com toda certeza. Muitos páreos de claiming programados e para quem gosta de reforçar o plantel uma oportunidade grande. É só escolher...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: