terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Matungo no ano novo


Com outro estilo

Já escrevi isso por aqui, mas gosto sempre de lembrar. A coluna O Matungão foi criada no jornal O Povo, em 1984, neste mesmo estilo, com as matérias principais, a frase, as rapidinhas, o vibrou e o na bronca. Portanto, uma criação minha, que fique bem claro. Em 2007, com a globalização crescendo e por influência de amigos, foi criado o blog, no mesmo estilo da coluna e vem sendo assim até agora. Como na vida as mudanças são sempre necessárias, decidi por criar um novo visual para o blog além de algumas modificações nos tópicos. O matungo 2013 chega um pouco diferente, mas sempre informativo e com total compromisso com a verdade. Algumas vezes de um modo mais engraçado, mas sempre procurando enaltecer o turfe em primeiro lugar. Um espaço sem compromisso. Aos amigos de tanto tempo, que já proporcionaram mais de 34.000 acessos, espero que curtam o novo blog e que 2013 seja um ano melhor para o turfe. Aos queridos amigos que tem nos apoiado, Studs West Point, Amigos da Barra, J.Lírio Aguiar e Marisa Star, o muito obrigado pela confiança e por confirmarem mais ano juntos conosco.

No sábado, um “pega” legal entre potrancas de 2 anos

Na tarde do último sábado no Hipódromo da Gávea foi disputada a Prova Especial Nuvem, em 1.100 metros, areia pesada, destinada a potrancas de 2 anos, inéditas. Com as duas deserções registradas, apenas quatro competidoras entraram em pista. A largada foi excelente e daí em diante a carreira se resumiu a um “mano a mano” espetacular entre Beauty Harlan, do Haras Anderson, dirigida por Henderson Fernandes e Amazing Speed, do Stud TNT, levando no dorso Marcelo Cardoso. A primeira manteve sempre uma pequena vantagem sobre a adversária até os últimos 50 metros, quando exigida a fundo pelo piloto, conseguiu dominar a prova livrando pescoço de vantagem. Foi uma reta final empolgante. A ganhadora, por Northern Afleet e Blues Singer, é de criação do Haras Internacional, foi apresentada por Dulcino Guignoni e marcou o tempo de 69s57.

Já no domingo, parelha do TNT “comanda a festa”

No domingo foi a vez dos potros da nova geração competirem na Prova Especial Eulógio Morgado, em 1.100 metros, areia macia. Diferentemente da carreira de sábado, oito corredores entraram em pista para a competição. Na largada, o favorito do público, Desejado Cathy, pulou mal e ficou entre os últimos por boa parte da carreira. Mostrando velocidade, Getting Luck assumiu a liderança, seguido por His Wonderful. Logo atrás vinha a parelha do Stud TNT, Angelus Taster, com Tiago Josué Pereira e Aristocratico, com Marcelo Cardoso. Na reta final, a prova se resumiu a um “pega” feroz entre os dois representantes da farda de Gonçalinho Torrealba. Perto do disco Aristocratico livrou vantagem sobre o companheiro e garantiu a vitória. O ganhador, por Elusive Quality e Sweetest Thing, criação do proprietário, assim como a ganhadora de sábado, é treinado por Dulcino Guignoni e marcou 69s51. O segundo colocado, Angelus Taster foi apresentado por Venâncio Nahid. Portanto, começa a todo vapor a nova geração TNT.


Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem com as que se tem.(Josh Billings)
Rapidinhas

* Muito bom ver que a joqueta Marcelle Martins e os jóqueis Elizandro Costa e Jefferson Coelho estão se recuperando muito bem dos acidentes que sofreram. A torcida é grande para que voltem logo.

* É muito corredor em pista de areia o veloz Blue Trix Mix, que na última noturna venceu de ponta a ponta e com autoridade a Prova Especial Nuvem, em 1.200 metros, assinalando 74s08. Ótima apresentação de Leonardo José dos Reis e direção tranquila de Marcelinho Almeida, que aos poucos vai vencendo corridas. É um bicampeão de GP Brasil e leve. Precisa montar mais.

* O menino Juan Gomes venceu uma bonita carreira no dorso de Beautiful Black, do Stud Gold Black, treinado por Venâncio Nahid. É muito trabalhador e merece mais oportunidades. Por falar nisso apesar de ter contado com bom número de montarias, Gutemberg Araújo não venceu. Precisa de seis vitórias para continuar na escolinha.

* A partir do próximo fim de semana as corridas de sábado e domingo começarão 30 minutos mais tarde, ou seja, o primeiro páreo será corrido às 15h15m. Tem feito um calor infernal no Rio de Janeiro e os bichos vão agradecer essa meia horinha de refresco.

* Na última noturna teve gente (certamente com problema auditivo) fazendo grande alvoroço e ligando para o Jockey Club, quando no páreo em que venceu o cavalo Vigilante eu disse que o jóquei sacou da “tala”, deu uma e deu duas. Acharam que foi outra coisa que falei e fizeram um escândalo. Tala (imagem ao lado) é uma espécie de chicote. O que entenderam tem diversos significados. Um deles é algo usado para pescaria...

* Esta semana volta a pista de grama nas corridas da Gávea. Muito bom para os turfistas, para os cavalos, para o visual e para os locutores. Narrar páreo na grama é bem mais interessante.

* O Haras Maluga brilhou na milha clássica do último domingo em Maroñas, quando foi corrido o Ramirez 2013. Fortuna Certa, por Arambaré e Bella Siempre, marcou seu nome no GP Pedro Piñeyrúa, do Grupo I. Muita festa de comemoração vindo por aí. Parabéns ao Edemilson.


O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Tanto na Gávea quanto em Cidade Jardim existem os jóqueis de ponta, aqueles que estão sempre entre os primeiros colocados nas estatísticas e que vencem a maioria das provas. Isso é normal em todo turfe, os que ganham mais, montam mais. Mas existem pilotos simples, que trabalham muito e onde qualquer vitória que aconteça é motivo de grande comemoração. Quando numa semana são três primeiros lugares, é preciso respirar para conter tanta alegria e felicidade. Neste último fim de semana aconteceu com Henrique Merenciano Oliveira, o popular “Vassourinha”, jóquei muito carismático e do qual quase todos gostam. No sábado ganhou com Jebel Ali e Selo Ruckus e no domingo levou ao vencedor Opulence na prova inicial. Realmente fico feliz quando vejo tanto trabalho ser recompensado, principalmente em se tratando de um profissional que batalha e vive num meio tão competitivo entre estrelas e seus agentes que sempre buscam (é o trabalho deles) as melhores montarias para seus agenciados.

O MATUNGÃO E A SEMANA

Organizados os programas da semana e o que vem por aí promete muito. Neste tópico pretendo comentar as corridas programadas para o fim de semana, com destaque para as carreiras do calendário clássico. No próximo sábado teremos o GP Roger Guedon, que serve como preparatória para o GP Henrique Possolo, primeira etapa da Tríplice Coroa de potrancas. Embora não estejam no campo algumas das melhores da geração, temos After Road, Resting Time, Arizona Gipsy e Aquila Dorata entre outras. Bela carreira. No domingo será a vez do GP José Buarque de Macedo, teste para o GP Estado do Rio de Janeiro. Nesta milha o “bicho vai pegar”. Mesmo sem o melhor da geração vão se enfrentar Edu Querido, Tokay, Arqueiro, Age Beautiful e Tartan Hall, além de outros bons potros. Tentarão ficar no ponto para encarar Holding Glory...Chega!
As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: