No último fim de semana carioca foram disputadas as Copas Leilões JCB, uma iniciativa digna de registro feita pelo Jockey Club Brasileiro. Provas para potros e potrancas adquiridos em leilões realizados no tattersall da Gávea. Excelentes dotações e uma oportunidade para os apaixonados compradores, que a cada ano buscam encontrar o animal dos sonhos, o verdadeiro craque. Começo a co

Entre as potrancas, um passeio na raia
No domingo foi realizada a Copa Leilões, versão potrancas. Como bem diz o comentarista André Cunha, quem jogou contra Dolly Max não teve a chance de torcer. Largou, assumiu a liderança e seguiu para o disco sem ser incomodada em parte alguma do percurso. Marcos Mazini não teve trabalho algum. Uma pintura no cânte

Um replay da vitória anterior
Em termos qualitativos, o GP Costa Ferraz, prova de Grupo III, foi o destaque da semana, mas preferi abrir a coluna com as provas de leilão. O que se viu, em pista, foi exatamente um replay da vitória anterior de Special Clas

Frases que merecem ser lidas
Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:
“O pensamento é o ensaio da ação" (Sigmund Freud)
Rapidinhas
Para a alegria geral dos amigos e fãs, meu irmão Luiz Urubatan Carlos voltou com a corda toda e inteiramente recuperado. É isso Lu, vamos em frente que atrás vem gente...
Faleceu no último domingo o Caluxo, pai do meu amigo Alexandre Dornelles. Ao amigo e família, meus sinceros sentimentos.
Agora ninguém segura o Roberto Casella. Com o “Verdão” liderando o campeonato, o homem “De bandeira à bandeira, o melhor” está impossível.
Na última segunda-feira completei dois anos narrando na TV Turfe. Como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que narrei o páreo vencido por um cavalo do Stud São Pedro da Aldeia.
Está de parabéns a diretoria do Jockey Club do Paraná. Mesmo num momento difícil para o turfe brasileiro, decidiu reajustar os prêmios. Os proprietários, heróis que mantém viva a atividade, agradecem.
A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.
O MATUNGÃO VIBROU
Com a desistência de alguns, o time de aprendizes da Gávea estava muito desfalcado, com apenas dois meninos montando. A vinda de dois deles de São Paulo já animou um pouco. A descarga é importantíssima e os animais agradecem. Aos 20 anos, Dayverson Barros mostrou qualidades e venceu uma bonita carreira com Madame Final, de meus queridos amigos Herman e Alexandre Kranzfeld, da Coudelaria Força K. Desejo sorte ao jovem aprendiz e ao A.M.Silva, que também trocou a “Terra da Garoa” pela nem tanto ensolarada (atualmente) Cidade Maravilhosa.
O MATUNGÃO NA BRONCA
Vou voltar a um assunto que já abordei neste espaço. Vez por outra acontecem reclamações absurdas por parte de alguns jóqueis. Quando o prejuízo acontece, de verdade, impedindo a melhor performance de um corredor, tudo bem, tem que existir a reclamação sim. Mas em certo casos não acontece absolutamente nada e tá lá o jóquei no telefone. Sei que, por muitas vezes, o treinador e até mesmo o proprietário, mandam que o jóquei reclame, mas deve haver o bom senso de saber se houve mesmo ou não o prejuízo. Enfim, já dizia o antigo compositor: “Quem não chora...não mama”. Mas tem que haver um limite pra tudo...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.