terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Craque + Craque =


Ricardo e Plenty of Kicks

Poder ver de perto, “ao vivo” e a cores o campeão Jorge Ricardo é um privilégio para os turfistas. Vê-lo subir na balança e lá em cima a marca de 53,700kg é a mais significativa certeza de que ali está um verdadeiro profissional. Um “cinquentão” que mais parece um garoto recém saído da Escola de Aprendizes. Cheio de sonhos e vontade de vencer. Isso tudo após 11.461 primeiros lugares (até domingo). O recorde mundial, que já foi seu, superado por Baze, quando dos seis meses afastado em razão de problema de saúde, está perto de ser recuperado. Enfim, já no dorso de Addict veio a primeira vitória da tarde. Aplausos e carinho ao ídolo, que agradeceu, sempre sorridente e solícito. E chega a hora de montar no GP Estado do Rio de Janeiro, verdadeira razão de sua vinda da Argentina. No dorso de Plenty of Kicks a certeza de estar montando um potro diferenciado. Calma e tranquilidade na hora que tentaram lhe deixar num “caixote” e a sabedoria para levar o corredor à fácil conquista. É matemática simples: Craque + Craque = Ricardinho e Plenty of Kicks. Obrigado campeões. Que nos reencontremos brevemente. A Tríplice Coroa está à espera. Plenty of Kicks foi apresentado, como sempre, de forma soberba por Júlio Cezar Sampaio.

Vitória categórica de Old Tune

Outra grande atração da tarde do último domingo, na Gávea, foi o GP Henrique Possolo, do Grupo I, abrindo a Tríplice Coroa de potrancas. Confirmando a belíssima atuação na preparatória, Old Tune venceu com firmeza, em mais uma direção precisa de Marcelo Cardoso. Corrida no bloco intermediário, atropelou na conta certa para superar a veloz e valente Huellas de Arena, que assim como a vencedora, confirmou a excelente apresentação na preparatória. Não canso de repetir que dá gosto de ver a alegria do Gonçalinho, que grudou na defensora do Haras Internacional e a levou à foto da vitória na pista, diante do disco de chegada. Venâncio Nahid mandou à raia a filha de Wild Event, que mostrou ser uma potranca de rara qualidade. Neném também apresentou I Scream, que não teve boa partida e descontou muito, finalizando em quinto lugar. Podem anotar: no Diana, em 2.000 metros, a defensora do Haras Doce Vale será uma adversária temível, podem ter certeza. A destacar, também, as boas performances de Pró Memória e Jet Queen, respectivamente terceira e quarta colocadas.

Poker Face e La Française brilharam no sábado

Os dois destaques da corrida do último sábado, na Gávea, foram as Provas Especiais Falcon Jet e Virginie, ambas em 2.000 metros, em grama macia. Na primeira, vitória firme de Poker Face, impondo-se com autoridade sobre Taleban na excelente marca de 118s84. O ganhador, de criação e propriedade do Stud Quintella, foi apresentado por Cosme Morgado Neto, também responsável pelo segundo colocado. Na outra carreira, para éguas, levou a melhor a alazã La Française, conduzida com muita tranquilidade pelo jovem Vagner Borges. Derrotou a surpreendente Natalinda no tempo de 119s52. De criação e propriedade de Fazenda Mondesir, a vencedora correu sob a chancela do campeão Dulcino Guignoni, que adicionou mais uma taça à sua enorme coleção.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

Como seriam belas as estátuas equestres se constassem apenas os cavalos" (Mário Quintana)
Rapidinhas

* Impressionante a evolução da égua Tanto Quanto, defensora do Stud Amigos da Barra, do Mauro e do Bruno. Há pouco saída do perdedor, venceu um handicap enfrentado éguas de qualidade. Parabéns ao Cosminho.

* Estreou vencendo o aprendiz Anderson Paiva, através da Ubrique, treinada por meu amigo Minetto. Foi no primeiro páreo da última sexta-feira. Procedente do Hipódromo da Madalena, onde obteve 26 vitórias, o menino mostrou aptidão. Mais um conterrâneo do Toinho na Gávea.

* Jamais neguei que sou fã do jóquei Dalto Duarte, de quem sou amigo. Além disso, já venceu algumas corridas com a minha farda e, sempre que pode, dá preferência aos meus matunguinhos. É um grande profissional.

* Semana do carnaval e vou trabalhar nas três programações. Quinta, sexta e sábado estarei narrando as corridas. Sem fantasia, claro.

* Voltando ao Ricardinho, só ele mesmo é capaz de fazer a mídia abrir espaço. No Globo tive quase uma página, no Sportv, boa matéria e até no Jornal Nacional o craque mereceu atenção. Salve campeão!

* O que houve com o Marcos Mazini? Muito disse me disse na Gávea sobre o paradeiro do excelente jóquei. Sigo aguardando notícias verdadeiras.

* O sol está começando a voltar a brilhar para o bom treinador Valtemir Severo Pedersen. O “Junior Mala” está mais animado. A hora é essa.

* Nenhum comentário sobre futebol. Prefiro aguardar a semana que vem. Deixa quieto. Sábado de carnaval tem futebol.

* Já tinha até publicado o blog quando reparei que passamos de 23 mil acessos. Obrigado amigos, por aturar o matungo aqui. Sem vocês isso não teria razão de existir. Valeu!


O MATUNGÃO VIBROU

Os craques enchem os olhos, as provas de Grupo reúnem a elite dos corredores e os turfistas vibram com as carreiras importantes. Mas, apenas grandes criadores e proprietários não conseguiriam formar os programas da semana. Não seriam capazes de garantir a sobrevivência do turfe. Os responsáveis pelas programações são os pequenos proprietários, cuja paixão maior não os deixa abandonar o esporte. Vibro sim quando assisto os leilões de animais em treinamento e a disputa, mesmo que seja em lances de R$ 50,00. Quem é apaixonado pelo cavalo de corrida e pelas corridas de cavalo, quer sempre ver sua farda na raia. Que importa que seja em páreos de claiming. Ir à cocheira ver os bichos caminharem ou de manhã, para assistir um treino, são atitudes que empolgam e enchem de esperança. Olhar a tabela de distância e procurar a hora certa de inscrever é ansiedade pura. O dia que essa paixão acabar, o turfe sucumbe, pois não dá para organizar programas só com provas de Grupo, Clássicos, Handicaps e Pesos Especiais.

O MATUNGÃO RECONHECE

A gente sempre enaltece jóqueis e treinadores, que brilham nas vitórias dos astros principais, os cavalos. Já escrevi sobre isso algumas vezes, mas é sempre bom lembrar dos veterinários, personagens fundamentais nas conquistas. E, aqui no Rio, estamos hiper bem servidos destes profissionais. Se for citar todos, certamente esqueceria alguém, mas pelas vitórias na semana, vou destacar Luiz Flávio Géo de Siqueira, Cristina Vieira, Flávio Carneiro, Alexandre Dornelles, Dani Bartoli e Adilson Menegolo (Abençoado). Os jóqueis brilham nas pistas, os treinadores preparam de forma magnífica e os veterinários, muitas vezes, fazem verdadeiros milagres para resolver os problemas físicos dos corredores. A todos os profissionais da área, minha homenagem...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: