terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aerosol pulverizou rivais e agora


Vai em busca da Tríplice Coroa

O Hipódromo da Gávea teve um domingo de gala e isso ninguém pode negar. As duas carreiras de Grupo I e a presença de Jorge Ricardo foram fundamentais para a presença de um público superior ao dos dias comuns. No GP Estado do Rio de Janeiro, que abriu a Tríplice Coroa de produtos, uma vitória impressionante do potro Aerosol. Tido como corredor de primeira pelo treinador Júlio Cezar Sampaio, que também apresentou o favorito Holding Glory (quinto colocado) e Tartan Hall (quarto), o defensor do Haras Santa Maria de Araras mostrou uma superioridade fora do comum. Na partida já ficou para último e nesta posição correu até o final da grande curva. Entrou na reta final bem aberto, por fora de todos e numa aceleração final impressionante foi passando um a um dos adversários para cruzar o disco com um corpo inteiro à frente de Age Beautiful. O filho de Public Purse e Niña Sabella, que deixou claro que é forte candidato ao título, assinalou o ótimo tempo de 92s63. Esta foi a terceira vitória de sua campanha. Só para registrar, os jóqueis de Arkansas Sand e Tartan Hall reclamaram de prejuízos contra o vencedor, mas sem qualquer razão. A Comissão de Corridas, acertadamente, confirmou o resultado de pista.

Antonella Baby mostrou que corre de verdade

No GP Henrique Possolo, a outra grande atração da corrida do último domingo, na Gávea, abrindo a Tríplice Coroa de potrancas, uma chegada empolgante, depois de uma reta final bastante disputada. Sutil, montaria de Jorge Ricardo e favorita da competição, não foi a mesma das últimas apresentações e em momento algum do páreo deu impressão de que poderia brigar pela vitória. Na reta final, entrou na frente Hazy Eyes, que liderou desde a partida, mas foi logo dominada por Baruta, que assumiu a liderança e chegou e livrar vantagem. Mas, mantida sempre por dentro e tirada por fora no momento exato por Dalto Duarte, Antonella Baby investiu com excelente ação e dominou a prova. Junto com ela surgiu Abidjan, que rapidamente passou para segundo mas sem ameaçar a alazã do Stud Santa Rosa de Lima, que cruzou o disco na primeira colocação, na excelente marca de 92s70. Baruta ainda foi a terceira, enquanto High Jinks e Afrancesada completaram o marcador. As duas primeiras colocadas foram apresentadas por Venâncio Nahid. Assim como na prova dos potros, Ricardinho não conseguiu um bom resultado. Mas, de todo modo, é sempre bom rever o eterno líder na Gávea.

Prova Especial Virginie teve duas emocionantes versões

Não menos empolgante foi a programação do último sábado no Hipódromo Brasileiro. Provas interessantes em 2.000 metros, reunindo cavalos e éguas de primeira qualidade e resultados expessivos. Neste espaço vamos nos ater a Prova Especial Virginie, em suas duas versões. Na primeira delas a vitória pertenceu à potranca Azenha, do Haras Anderson. Deslocando apenas 52 quilos de Antônio Ferreira Matos, a corredora treinada por Adélcio Menegolo foi mantida na terceira colocação, acompanhado de perto o train movido por Je Suis Belle e Estrela Monarchos, preferida do público. Na reta final, quando a favorita dominou Je Suis Belle, surgiu com ótima ação Azenha, que passou sem luta para vencer na boa marca de 119s65, em grama leve. Já na segunda versão a vitória ficou com Justhewayouare, que reapareceu tinindo e numa atropelada fulminante, levou a melhor com autoridade, recebendo boa direção de Dalto Duarte. A filha de Wild Event e Onefortheroad assinalou o tempo de 119s32, melhor 33 centésimos que o da prova anterior. A defensora do Haras Doce Vale foi apresentada por Venâncio Nahid e deve reaparecer no GP Diana, segunda prova da Tríplice Coroa.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.(Buda)

Rapidinhas
* Dalto Duarte obteve 10 vitórias no último conjunto de programas e segue cada vez mais líder da estatística de jóqueis na Gávea. Alcançou 148 primeiros lugares contra 107 de Henderson Fernandes, segundo colocado. Depois aparecem Carlos Lavor (94), Vagner Borges (87) e Marcelo Cardoso (84).

* Entre os treinadores, Venâncio Nahid conseguiu abrir vantagem sobre Dulcino Guignoni e alcançou 94 primeiros lugares contra 90 do seu principal adversário. Em terceiro lugar aparece Christiano Oliveira com 82, seguido de Júlio Cezar Sampaio (76) e Francisco Pereira Filho (62).

* Alguns aprendizes foram bem no fim de semana e venceram corridas Erick Oliveira, Jeferson Teles da Silva e Gutemberg Araújo. O estreante Raphael Freire obteve a primeira vitória com Royal Pacific.

* Por falar em aprendizes, Audálio Machado Filho assumiu na última semana um papel importante na Escola de Profissionais, deixando a carreira de treinador. E por tocar no assunto, lembro que Audálio passou a jóquei montando o cavalo Documento, treinado por mim, em 1983. O tempo passa...

* Muito bom ver Luiz Alberto Rodrigues de Souza no programa Turfe Espetacular. Somos da mesma geração e vez por outras curtimos um “Varandão da Saudade” via Facebook. Curtimos bons tempos, quando os matinais do Hipódromo da Gávea vivam repletos de turfistas e aos sábados era lotação esgotada. Mas Beto agora é Vovô Coruja em 2, em 3 e no duro. E o netinho é fora de série. Parabéns, amigo.

* Não resisti. Frase flash da semana: “A pedra falou, mas a baioneta calou”.

* Líder da sua chave com 19 pontos e o artilheiro da competição (com gol de canela e tudo). Algumas gratas revelações das divisões de base e um início de ano feliz para a galera rubro-negra. Agora é aproveitar o bom momento. Melhor que isso só o arraial da Vila.

* De repente veio a vontade de destacar mais imagens da semana e, excepcionalmente vou registrar a "Galeria do Matungo" com mais algumas fotos nesta edição (tá grande e o pessoal vai enjoar de ler antes do final). Portanto, aí vai a galeria:



O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Evidentemente, não esqueci de uma das importantes carreiras do última sábado. Deixei para comentá-la neste espaço onde sempre aponto o meu destaque da semana. E a Prova Especial Falcon Jet teria que ser, obrigatoriamente, comentada por aqui. A vitória de Asciutto foi maiúscula, de forma insofismável e como diz aquele saudoso da Escolinha: “Não me venham com chorumelas”. O potro correu com 52 quilos e numa pista estalando...e daí? Acontece que mostrou categoria, foi apresentado em forma excepcional por Adélcio Menegolo e bem dirigido por Antônio Ferreira Matos. Bateu o recorde do homenageado da carreira, que perdurava por 21 anos (quase exatos, pois Falcon Jet registrou a marca em 15 de fevereiro de 1992). Parabéns aos titulares do Haras Anderson pelo excelente corredor. O filho de Public Purse e Paglieta entra para a história do turfe carioca com a marca de 118s31. Caso vá participar da segunda prova da Tríplice Coroa, vai dar trabalho aos favoritos.

O MATUNGÃO E A SEMANA

Bons programas organizados pelo Jockey Club Brasileiro para o próximo final de semana, com novos horários no sábado e domingo. As corridas começarão às 14h45m. Serão disputados nove páreos na sexta-feira, 11 sábado, 11 domingo e 10 na segunda-feira. No sábado a principal atração será a Prova Especial Joiosa, em 1.000 metros, grama, para éguas. Volta a alazã Bárbara do Truc, que outro dia correu menos na areia. Vai enfrentar 10 adversárias, entre elas a excelente potranca Vai Rolar. No domingo o destaque ficará por conta da Prova Especial João Vieira, em 1.600 metros, também para éguas. Campo equilibrado com nove competidoras. O simulcasting com Cidade Jardim acontecerá na sexta-feira e na noturna de segunda, corridas apenas na Gávea...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: