terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Começam no domingo as


Tríplices Coroas na Gávea

Encerradas as festividades de momo, a emoção promete tomar conta dos turfistas, sem dar tempo para a ressaca carnavalesca. No próximo domingo o Hipódromo da Gávea será palco das etapas iniciais pela disputa das Tríplices Coroas, ambas do Grupo I, na milha e em pista de grama. Além da importância das duas carreiras, a presença de Jorge Ricardo, eterno ídolo nacional, dará um requinte a mais de classe às competições. No GP Henrique Possolo, destinado às potrancas, 12 competidoras em campo muito equilibrado. Embora Sutil venha de vitória convincente e vá contar com a montaria de Ricardinho, outras competidoras têm chance alta, casos de Antonella Baby, Arizona Gipsy, Super Rainha e Vestida de Noiva. O percurso será fundamental para a conquista da vitória. Mas a defensora do Haras São José da Serra, certamente, será a favorita do público. Depois será a vez do GP Estado do Rio de Janeiro, para produtos, com 14 potros anotados. Não há como não destacar o favoritismo de Holding Glory, notadamente um corredor de exceção e que vai tentar repetir o feito de Plenty of Kicks. Contará com Jorge Ricardo e o treinamento de Júlio Cezar Sampaio, mesma equipe que levou a coroa ano passado. Conquistar a Tríplice Coroa é um feito que só os campeões conseguem, pois vencer na milha, nos dois quilômetros e na milha e meia em tão curto espaço de tempo é tarefa para animais diferenciados. Lugar de turfista no próximo domingo, mesmo que ainda fantasiado, é no Hipódromo da Gávea.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Ser feliz é pra quem tem coragem” (Dona Canô)

Rapidinhas

* O destaque do último sábado no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Mário Cerqueira Teixeira de Souza, em 1.300 metros, na pista de areia, com apenas quatro competidores. Tiff, com Josué Pereira, venceu com facilidade, de ponta a ponta, derrotando Alfa Master em 79s53. O ganhador pertence à Coudelaria Barcelona, do amigo Vasquinho, e foi apresentado em forma espetacular pelo treinador Ildefonso Coelho de Souza.

* Brilhou no último conjunto de programas o aprendiz Jefferson Teles da Silva, sobrinho de Juvenal Machado da Silva. Por falar no pentacampeão do GP Brasil, é bem provável que venha ao Rio no final deste mês.

* Nas estatísticas de jóqueis, Dalto Duarte continua folgado na frente, com Henderson Fernandes na segunda colocação. Na disputa sensacional entre os treinadores, Dulcino Guignoni e Venâncio Nahid estão empatados.

* Neste mês de fevereiro comemoro 34 anos no jornal O Globo. Foram dois períodos na Rua Irineu Marinho 35. De 1973 a 1981, quando saí para ser treinador em São Vicente e de 1987, quando Paschoal Davidovitch me trouxe de volta, até os dias de hoje. E num lugar aonde ainda brigo por espaço e tento manter vivo na única mídia impressa importante este esporte que em outros tempos tinha uma página inteira.


 O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Embora de férias no Jockey Club Brasileiro (as primeiras desde que comecei em 2007), estive no Hipódromo da Gávea na última quinta-feira para resolver alguns assuntos. E foi com muita satisfação que reencontrei o amigo Cláudio Miragaia Perri, titular do Stud Nova República. No instante que nos encontramos a farda já havia passado na frente com Nana Veloz, na carreira de abertura. Pouco depois, com a torcida acalorada do Cláudio, foi a vez de Mima vencer em forte atropelada, pela grade fora. Muita comemoração e fui convidado para a foto da vitória. No winner’s circle, o amigo fez questão de que eu segurasse a rédea da vencedora (foto). E a farda votou a brilhar no sábado de carnaval, em carreira de pesos especiais, quando o tordilho Estilo Brilliant venceu de ponta a ponta, sem dar chance aos adversários. Tanto na quinta o Alexandre Correia, “Tampinha”, quanto no sábado, Tiago Josué Pereira, não escaparam da forma carinhosa com que Cláudio agradece pelas vitórias. Foram arremessados para o alto. Que mais vitórias venham para a simpática farda verde com estrelas ouro.

O MATUNGÃO E A SEMANA


Sem dúvida alguma as maiores atrações do fim de semana serão as provas iniciais das Tríplices Coroas, marcadas para o próximo domingo no Hipódromo da Gávea. Mas na programação de sábado também serão disputadas carreiras importantes e bem interessantes. Na Prova Especial Falcon Jet, em 2.000 metros, grama, campo com 16 participantes e o retorno do excelente Cisne Branco, defensor do Haras Santa Maria de Araras. Já a Prova Especial Virginie, também em 2.000 metros, grama, para éguas, devido ao elevado número de inscrições recebidas, foi dividida em duas versões e campos equilibradíssimos. Portanto, o fim de semana pós-carnaval promete ser eletrizante e imperdível. Na Gávea serão disputados nove páreos na sexta-feira, 11 no sábado, 11 no domingo e nove na segunda-feira...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: