terça-feira, 12 de março de 2013

Mojito e A La Carte formam


Dobradinha do Stud Alvarenga

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Quiproquó, em 2.400 metros, grama macia. No reduzido campo de apenas cinco competidores sobressaía o nome de Mojito, já vencedor no percurso e categorizado para defender o favoritismo da carreira. Após a partida, assumiu a liderança A La Carte, que manteve boa folga na primeira colocação, seguido por Tailezin. O favorito Mojito era corrido na última colocação e seu piloto mantinha a tranquilidade de um monge tibetano e assim se manteve até os 400 metros finais. Nesta fase decisiva, A La Carte mantinha a ponta com firmeza e seu companheiro de farda iniciou o arremate. E Vagner Borges, com um cálculo de fazer inveja a Oswald de Souza, alcançou o líder da prova nos últimos instantes, livrando pequena diferença para vencer e comemorar. Os dois primeiros colocados, de propriedade do Stud Alvarenga, foram apresentados por Dulcino Guignoni.

Parece título de filme: “Dutch Harbor e a diagonal de ouro”

O destaque da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Timão, em 1.900 metros, areia leve, reunindo um bom número de “arenáticos”. Um páreo antes da carreira central de sábado, o “Indiana Jones” Tiago Josué Pereira descobriu uma diagonal com Alegoria e venceu bela prova, conseguida em razão do percurso que fez. Então, na carreira principal, largando por fora todos, na baliza 12 e tendo assistido ao filme anterior, Marcos Mazini, no dorso do veloz Dutch Harbor, logo após a curva do campo do Flamengo, “colou” na cerca externa. Ao entrar na grande curva, fez a diagonal (acompanhado de longe pelo Indiana, que montou Energia Descartes). No lance, livrou vários corpos de vantagem e entrou na reta final com folga máxima. Em razão disso, resistiu com sobras ao arremate de Viento Del Sur. O ganhador, do Stud Red Rafa, foi apresentado por Venâncio Nahid e assinalou o tempo de 122s14.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Música é vida interior e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão” (Artur da Távola)

Rapidinhas

* Sábado, no Hipódromo Chile, será disputado o XXIX Grande Prêmio Latinoamericano, em 2.000 metros, areia, com US$ 240 mil ao primeiro colocado. Todo mundo torcendo para os representantes brasileiros. A parada é dura e serão 16 competidores de muita categoria, inclusive o ganhador do ano passado, o chileno Quick Casablanca.

* Nenhuma alteração significativa nas estatísticas da Gávea. Entre os jóqueis Dalto Duarte (163) segue disparado na frente. Em segundo Henderson Fernandes (108) e em terceiro, agora, Vagner Borges (98). Entre os treinadores, Venâncio Nahid segue na liderança (107) e abriu dez de vantagem sobre Dulcino Guignoni (97). Christiano Oliveira é o terceiro com 89.

* Sucesso absoluto na festa realizada no último domingo no Hipódromo da Madalena, quando foi disputado o I GP Sérgio Paiva, marcando a vitória de John The Doctor. Os jóqueis César Gustavo Neto e Carlos Lavor, do turfe carioca, estiveram presentes e participaram de algumas provas. Ótimo público prestigiando a reunião e bom movimento de apostas. É o turfe nordestino cada vez mais forte.

* A tríplice coroada de 2012 no Hipódromo da Gávea segue brilhando em pistas americanas. Depois de ter vencido na primeira apresentação, Old Tune reapareceu no último sábado, no Hipódromo de Tampa Bay Downs e venceu de ponta a ponta o Hillsborough Stakes, do Grupo III, em 1.800 metros, grama. Mais uma vez foi dirigida por Joel Rosário e não deu confiança às adversárias. A craque, filha de Wild Event e Chanson Pour Julia, criada pelo Haras Internacional e de propriedade do Stud TNT, foi apresentada por Todd Pletcher e marcou 108s92.

* Parabenizo os botafoguenses, entre eles familiares e amigos pelo título da Taça Guanabara. E também por mais um “vice” aos torcedores do time que mais coleciona esta incrível marca. Que venha a Taça Rio.

O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Numa semana onde poderia escolher o destaque em diversas situações, fiz questão de reservar o espaço para registrar o momento vitorioso na história de um menino que por pouco não teve que abandonar a profissão. Precisando somar vitórias para garantir a passagem de categoria, o aprendiz Juan Gomes conquistou cinco primeiros lugares no último conjunto de programas. Muito trabalhador e sempre disposto a servir os treinadores, muitas vezes exercitando animais que não são montarias suas, o menino agora pode seguir tranquilo sua trajetória. Tem dado boas direções, mostrado noção de percurso e largando com precisão. Deixou claro que foi acertada a decisão de ter recebido um prazo maior para continuar montando. Os aprendizes de hoje serão os grandes jóqueis de amanhã.

O MATUNGÃO E A SEMANA

Fim de semana de grandes atrações e no domingo, mais duas provas de Grupo I, dando prosseguimento às Tríplices Coroas. A nota triste da segunda-feira foi a de que, em razão de um problema num dos cascos, o potro Aerosol não disputaria o GP Francisco Eduardo de Paula Machado. Portanto, não há candidato ao título este ano e prova ficou em aberto, com vários potros com chance de vitória. Por outro lado, o GP Diana, outra atração da tarde, tem em Antonella Baby uma seríssima candidata. Muita torcida para que a alazã siga os passos da craque Old Tune, conquiste as duas provas restantes e torne-se tríplice coroada. Desta vez a tarefa será um pouco mais difícil, uma vez que Justhewayouare será um osso duro de roer. Ainda teremos um clássico no domingo e um clássico e uma prova especial na tarde de sábado. O fim de semana promete, com certeza...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: