terça-feira, 5 de março de 2013

Poker Face agora faz


Parte da elite clássica

O destaque do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Presidente Arthur da Costa e Silva, do Grupo III, em 2.000 metros, grama macia. Com nove competidores no campo, o favoritismo do público recaiu sobre Poker Face, que vinha de vitória firme em páreo comum. Ano passado, o filho de Wild Event secundou Plenty of Kicks em duas das três etapas da Tríplice Coroa e já fazia mais do que merecer entrar para o seleto grupo de ganhadores clássicos. E de fato a justiça foi feita, mas a conquista foi difícil. Exigido por Carlos Lavor, Poker Face conseguiu livrar pequena diferença sobre Sending Kisses, que fez uma corrida espetacular e perdeu nos metros finais. De certa forma, foi uma espécie de “forra” conquistada pelo Stud Quintella, criador e proprietário de Poker Face sobre o Stud São Francisco da Serra. O vencedor foi apresentado por Roberto Solanés e assinalou o tempo de 122s22, com cerca móvel de 6 metros. Agora o próximo compromisso de Poker Face deverá ser o GP São Paulo, em maio.

Billy Girl dá um show e assume liderança

Uma das atrações do último sábado no Hipódromo da Gávea foi o Clássico Luiz Alves de Almeida, em 1.300 metros, grama macia, destinado a potrancas de 2 anos. Mais uma vez não aconteceu o “pega” entre Beauty Harlan e Amazing Speedy, uma vez que esta última desertou. Mas, de todo modo, mesmo que tivesse ocorrido o tal “pega”, provavelmente seria pela segunda colocação, já que em pista se viu um verdadeiro show da alazã Billy Girl. Sua companheira de farda, Blume In Love, foi atrás de Beauty Harlan, fazendo o papel de faixa, enquanto a pilotada de Jean Pierre seguia de galope em terceiro. Na reta final passou de viagem e ganhou esbarrada. É a líder da geração e pelo que mostrou deve seguir evoluindo. Filha de Put it Back e Lizzy Girl, a potranca de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras foi apresentada por Roberto Morgado Neto e assinalou o tempo de 76s30.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Malandro é o canguru que já nasce com o Bolsa Família” (Popular)

Rapidinhas

* Dalto Duarte conquistou oito vitórias no último conjunto de programas e disparou na liderança da estatística de jóqueis, alcançando 159 primeiros lugares. Henderson Fernandes permanece na segunda colocação com os mesmos 107 pontos da semana passada. Em terceiro aparece Carlos Lavor (97), seguido de Vagner Borges (92) e Marcello Cardoso (87).

* Entre os treinadores, Venâncio Nahid segue na liderança e abriu mais dois pontos de vantagem sobre Dulcino Guignoni, chegando às 100 vitórias contra 94 de seu maior adversário. O terceiro colocado é Christiano Oliveira com 87, seguido de Júlio Cezar Sampaio (81) e Francisco Pereira Filho (62).

* Uma nota triste no último fim de semana veio da Coréia do Sul. O craque Pico Central, servindo na reprodução desde 2007 naquele país, sofreu acidente no piquete onde estava e morreu. O campeão, que em pistas brasileiras defendeu as cores do Stud Capitão e brilhou nos Estados Unidos vai deixar saudade. Foi criado pelo saudoso Mariozinho Moglia. Pico Central estava com 13 anos.

* Domingo no Hipódromo da Madalena, em Recife, será disputado o I GP Sérgio Paiva, justíssima homenagem do Jockey Club de Pernambuco a um turfista apaixonado e com muita história. Um forte abraço ao homenageado, a seu filho Serginho e à toda a família Paiva. E que a reunião seja um sucesso.

* Nesta quarta-feira, no tattersall do Jockey Club de São Paulo, mais um leilão mixed sales, organizado pela Pro Turfe. Boa oportunidade para proprietários cariocas reforçarem seus plantéis. Começa às 18h30m e será transmitido pela TV Turfe, TV Jockey e internet.

O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Guardei para este espaço o comentário sobre o Clássico José Calmon, também realizado no último sábado no Hipódromo da Gávea. Já havia comentado, quando da estreia, sobre a vitória do potro Bal A Bali, que havia me impressionado favoravelmente. Tinha largado para fora, feito uma curva aberto e conquistou uma vitória incrível, em tempo superior ao da prova principal do dia. Pois bem, em sua primeira incursão clássica, mostrou maturidade e venceu com sobras, assumindo a liderança da geração. Não deu trabalho ao jóquei Vagner Borges e em momento algum do percurso teve a vitória ameaçada, uma vez que Baccelo o seguiu, de longe, da partida à chegada. Filho de Put It Back e In My Side, criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Alvarenga, o ganhador foi apresentado por Dulcino Guignoni e registrou a marca de 77s24.

O MATUNGÃO E A SEMANA

Foram organizados os programas para o fim de semana e serão realizados nove páreos na sexta-feira, 10 no sábado, 10 no domingo e outros 10 na segunda-feira. Na tarde de sábado a principal atração será a Prova Especial Timão, em 1.900 metros, na pista de areia, reunindo 12 competidores, em campo equilibrado. Volta a competir na esfera clássica o castanho Grapette Repete, que ficou algum tempo parado e voltou vencendo recentemente. É uma das forças. Na corrida de domingo o destaque será a Prova Especial Quiproquó, em 2.400 metros, grama e ao contrário da carreira de sábado, tem campo reduzido com apenas cinco  competidores. Mojito deve ser o favorito, enfrentando A La Carte, Quentíssimo, Tailezin e Energia Experiente...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: