quarta-feira, 14 de maio de 2008

Luz, Câmera...Ação!

Entra no ar o GP São Paulo!

Todos os holofotes do turfe estarão sobre Cidade Jardim no fim de semana, com a realização da festa máxima do turfe bandeirante. Campo extremamente equilibrado, o GP São Paulo promete muita emoção da partida à chegada. Caravana carioca pronta para tentar representar bem o turfe da Cidade Maravilhosa. Hora de festa, de esquecer o bairrismo e proporcionar um espetáculo digno para os turfistas de todo o país. O esporte que todos amamos é o que mais importa. Na capital da garoa, o movimento de apostas vem crescendo e a recuperação é objetivamente confirmada. Sucesso na grande festa é o que deseja o matungo. Que as corridas tenham resultados normais, com disputas empolgantes e, independente de quem vença, seja carioca ou paulista, que a comemoração seja grande. Não se trata de uma “guerra de cidades” e sim do congraçamento daqueles que investem e apostam suas fichas em busca da emoção única que só os amantes das corridas conseguem sentir.

Corrido com calma, Objetivo levou a melhor.

Vitória convincente do potro Objetivo no Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente, destaque da corrida do último domingo, na Gávea. O que se viu foi a tranqüilidade de Tiago Josué Pereira, que manteve o defensor do Stud Palura afastado, na última colocação, sem se preocupar com o que acontecia lá na frente. Na reta, feito um bólido, passou de passagem pelos adversários e venceu com impressionante facilidade. Amado Mio parecia uma barbada de meia légua, mas quando Lavor pediu por ele, não tinha mais garrafas para vender. Não foi normal a corrida do favorito Pago Dobrado, que se “apagou” nos últimos 400 metros. Ele corre bem mais do que fez.

Um galope largo em páreo esvaziado.

Na corrida de sábado, o destaque ficou por conta da Prova Especial Moacyr de Carvalho. Com o forfait de West Hope e a retirada de Ylle Di Josefine, o que se viu foi um verdadeiro passeio de Odisséia Espacial, com Bruno Reis fazendo posição em todo o percurso. Gata Turbinada, que não largou muito bem, custou a dominar Ursa Ridge, mas passou para segundo lugar nos últimos metros, formando a dobradinha do Stud Palura. A ganhadora, muito bem apresentada por André Mion, mostrou que tem muito futuro.

O reencontro com um grande “parceiro”.

Depois de quase três anos, reencontrei Jorge Poletti, que esteve rapidamente no hipódromo, sábado passado, acompanhado da família. O ex-piloto, que venceu inúmeras provas para matungo, como treinador e proprietário (Juquente, Caldarett e Xikoteme, entre outros) teve a brilhante carreira interrompida por um grave acidente na raia. Casado, trabalhando e estudando, “Jorginho” como sempre o chamei, está muito bem. Toda sorte do mundo ao amigo é o que desejo.

Maylan já trabalha nos Estados Unidos.

A joqueta brasileira Maylan Studart, que trocou o país pelos Estados Unidos, já está trabalhando no Hipódromo de Calder e, brevemente estará montando por lá. Tem galopado muitos corredores para diversos treinadores e se diz muito satisfeita com a decisão de trocar o Brasil pela terra do Tio Sam. Lá, a mulher é valorizada e muitas joquetas latinas estão conseguindo sucessso. Boa sorte na nova empreitada é o que deseja o matungo. Na foto, Maylan galopa o cavalo Stephen’s Trick, do treinador Chris Gatis. Dias depois de tirada a foto, o cavalo correu e ganhou.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”. (São Francisco de Assis)

Rapidinhas

O destaque da semana, na Gávea, certamente, foi o treinador André Mion, que venceu as duas principais carreiras, dedicadas a produtos da nova geração. Radicado em Cordeiro, no CT Palura, o profissional vem conquistando muitas vitórias.

Excelente o reaparecimento da potranca Paradise Is Here, responsabilidade de Marcos Ferreira, radicado no Vale do Marmelo. Corredora nervosa, que jamais confirmara os bons treinos, voltou na conta e ganhou de ponta a ponta no último páreo de sábado.

É muito boa a fase do aprendiz Romar Barros, líder de sua categoria e vencendo com freqüência. Com Gino-Ferri, bem apresentado por Adriano Lobo, deu excelente direção.

Muito comemorada a vitória do cavalo Uller no último páreo de segunda-feira, na Gávea. O casal Irene e Alexandre, titulares do Stud Dueto, vibraram muito com a conquista do castanho, que recebeu ótima direção de Bruno Reis. Apresentação nota 10 do amigo Junior Pedersen "Mala", sempre com a supervisão de "seu" Walter.

Vitória bonita obteve a égua Juramentada, de outro turfista apaixonado, nosso amigo Morobá. Campista, dedicado ao turfe e ao Hipódromo Linneo de Paula Machado, merece mais conquistas.

Na Gávea no último fim de semana, o criador Mariozinho Moglia, titular do consagrado Haras Fronteira. Um “papo” imperdível.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Com a conquista do treinador Selmar Lobo, que alcançou às 3.000 vitórias na última semana. Profissional de caráter ilibado, dedicado à profissão, merece todas as homenagens por esta marca histórica. Lobinho e Paulo Henrique, também vitoriosos em suas profissões, devem estar muito orgulhosos pelo feito do pai campeão. Ao Lobo, os parabéns da coluna e que muito mais sucesso conquiste na profissão que abraçou.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não chega a ser uma bronca, mas um puxão de orelhas em alguns proprietários cariocas que precisam se atualizar. Têm acontecido alguns casos de tentativas de compra em páreos de claiming, que acabam anuladas pelo fato de o proprietário não renovar a matrícula há mais de três anos. É só comparecer à secretaria da Comissão de Corridas que será prontamente atendido e em questão de poucos minutos a situação é regularizada. Matrícula em dia é fundamental, em todos os sentidos...Chega!
As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins/Helio Mendoza e colhidas na Internet.

2 comentários:

Cerca Móvel (KL) disse...

Para variar, mais uma coluna perfeita... Só senti falta de uma coisa: kd o nosso MENGÃO? Afinal de contas, já somos líderes e não tem ninguém na nossa frente...
Estarei na festa paulista, enquanto vc rala aqui no Rio. A propósito, tenho de conversar com os cavalos da Gávea, os que correram segunda-feira quiseram te dar muito trabalho. O páreo vencido pelo Nero foi coisa de louco...

Cerca Móvel (KL) disse...

A propósito, saca a hora desse comentário... Sim, ainda estou de castigo por conta dos programas para a festa internacional paulista...