quarta-feira, 21 de maio de 2008

Uma combinação explosiva!

Venâncio x Tiago x Jeune-Turc.

A festa maior do turfe paulista foi a grande atração do último fim de semana no Hipódromo de Cidade Jardim. Um bom público presente, movimento de apostas dentro do previsto e provas belíssimas, com emoção, prejuízos e disputas espetaculares. E no GP São Paulo, a vitória sensacional do potro Jeune-Turc, apresentado em forma magnífica por Venâncio Nahid, que conquistou o bicampeonato. O sempre calmo e tranqüilo Tiago Josué Pereira, que herdou de campeão Ricardinho o contrato do TNT e todo o “staff” que rodeia o criador e proprietário, esteve perfeito. Sua direção no ganhador mostrou a maturidade adquirida ao longo dos anos. Depois do disco, muita vibração do piloto, tido como frio. Afinal, vencer a maior prova do turfe paulista marca a carreira de todo e qualquer profissional. São Pedro também foi “parceiro” e garantiu uma bela tarde de sol, o que é pouco comum na capital paulista. Aos vencedores, os parabéns do matungo e da coluna.

Um show de La Vendetta, que não pára de melhorar.

O GP Osaf, a tradicional carreira das éguas, mostrou mais uma vitória do turfe carioca através de La Vendetta, que engrenou a terceira conquista clássica consecutiva. Dulcino Guignoni, sempre presente nos compromissos importantes, apresentou a alazã do Haras Tributo À Ópera em forma magnífica e Marcelo Cardoso conduziu como um príncipe. Re Thong não foi a mesma e teve a campanha encerrada, devendo ingressar na reprodução. Uma carreira linda, com emoção nos metros decisivos. Aplausos do público para a ganhadora, mostrando a fidalguia dos verdadeiros turfistas. O mesmo que aconteceu na Gávea quando L’Amico Steve e Jet venceram, ano passado.

O foguete do Pattylipe veio pela cerca externa.

Também na corrida de sábado, o quilômetro internacional teve um desfecho emocionante. Quando a recordista dos 1.000 metros, na Gávea, parecia absoluta, surgiu como um foguete, pela cerca externa, o excelente Taludo, que desde a estréia, aos 2 anos, ainda sob o preparo de Adriano Lobo, mostrou que era de corrida. Apresentado por Luiz Carlos Soares, o defensor do Stud Pattylipe obteve a conquista mais importante de sua campanha. Deixou claro que será um osso duro de roer no GP Major Suckow, em agosto, no Hipódromo da Gávea.

Duelo com hora marcada. E que “duelo”.

Os melhores potros do Rio e de São Paulo já tinham um duelo marcado há mais de um mês. Fluke, do Haras Doce Vale, que encheu os olhos dos turfistas cariocas e Skypilot, do Araras, líder em Cidade Jardim, tiveram seus treinamentos direcionados ao GP Juliano Martins, na semana máxima do turfe paulista. E o que se viu foi um espetáculo, com a vitória de Sky Pilot. Não entro no mérito do julgamento, mas o José Aparecido não tinha nada que “abrir”, indo de encontro a Fluke, que depois foi um pouco para dentro. As vezes, essa mania de certos jóqueis em “defender” uma prova, tira o brilho de uma grande disputa. Enfim, resultado confirmado e não adianta chorar sobre o leite derramado.

E o “Oscar” vai para....

Bem, até que não se trata do Oscar, mas do prêmio Carlos Pellegrini, numa festa digna da magnitude do turfe argentino. Aconteceu na semana passada, no Salão Nobre de San Isidro, com toda a pompa que a cerimônia merece. E, na categoria de melhor jóquei de 2007, enfrentando Pablo Falero e Julio César Méndez, o campeão Jorge Ricardo repetiu o feito do ano passado e foi eleito o melhor jóquei. Ser torna cada vez mais difícil encontrar na língua portuguesa e até mesmo no castelhano, adjetivos para qualificar o profissionalismo deste iluminado profissional. Se o Romário ganhou uma estátua em São Januário, qualquer dia farão uma de Ricardo por lá, ao lado do Obelisco...

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“O psiquiatra é a primeira pessoa com quem você deve falar depois que começa a falar sozinho” (Fred Allen)

Rapidinhas

Fim de semana, cheio de atrações na Gávea, com a realização do Criterium, para potros e potrancas. Alguns nomes de destaque da nova geração estão de fora, mas ainda assim o brilho das provas irá consagrar seus vencedores.

Pela telinha, em São Paulo, o treinador Marcos Ferreira assistiu à vitória de Parte Boa na Prova Especial Alberto de Paiva Garcia, no último domingo. Francisco Chaves fez diagonal e depois de dominado, voltou pra cima de Lira da Guanabara e venceu.

Na corrida do último sábado, diversos jóqueis foram ao Livro de Ocorrências reclamar contra um único piloto, após a Prova Especial Luiz Rigoni. Quando esta coluna estiver no ar, um chumbo grosso já deve ter saído.

A cada boa apresentação do cavalo Light of Loose, fico pensando como é fantástico o treinador João Coutinho, responsável pela incrível campanha deste corredor comprado num leilão do Stud Mandrake, ainda perdedor.

Os leilões de potros estão bombando, com proprietários investindo firme em busca de um craque. A paixão supera tudo e o sonho de ter um campeão defendendo sua farda é mais forte que quaisquer problemas.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Acompanho corridas desde os 15 anos, portanto, há 38. Tendo assistido a milhões de páreos e visto jóqueis de grande categoria, sinto-me à vontade para escrever estas linhas. Sinceramente, dá gosto acompanhar as direções do jóquei Edson Ferreira, aos 58 anos de idade e proporcionando verdadeiras aulas na pista. Calma, tranqüilidade, incrível noção de percurso e energia suficiente para garantir as vitórias. E ainda tem tempo de rodar o chicote e guardá-lo em baixo do braço. Parabéns!

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não é bronca, mas sim tristeza e indignação. Dois funcionários queridos do Jockey Club, Henrique e Carol morreram no último sábado, em acidente causado por um irresponsável, que avançou um sinal de trânsito e atingiu com sua arma letal o carro onde estavam. Ônibus, hoje em dia, é arma na mão destes verdadeiros assassinos. Resta saber se este homicida vai responder pelo crime, uma vez que testemunhas confirmaram a infração. Aliás, nos dias de hoje, o que mais se vê são criminosos no volante...Chega!
As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins/Helio Mendoza e colhidas na Internet.

Um comentário:

Cerca Móvel (KL) disse...

Coluna perfeita Matungo, só para variar...
Os cariocas não perdem o jeito e sempre colocam água no chopp paulista... Paciência, o que valeu foi a emoção proporcionada por mais uma semana internacional paulista... Só faltou vc meu amigo... Fui!!!