quarta-feira, 30 de julho de 2008

Chegou a hora da verdade!

Semana do GP Brasil mexe com turfistas

Não tem jeito, quando chega a semana do GP Brasil o coração do verdadeiro turfista começa a bater mais forte. Mesmo aqueles que já testemunharam a festa por mais de quatro décadas, quanto os mais jovens, ficam cheios de ansiedade quando se aproxima a festa máxima do turfe nacional. A prova deste ano, mais uma vez, tem campo numeroso e o equilíbrio é grande, devido ao fato de que, pelos menos uns cinco competidores têm possibilidades reais de vitória. Na última semana, pelo microfone da TV Turfe, já manifestei minha opinião, baseado na prova preparatória realizada na Gávea. Pelo que vi e pela categoria do cavalo, acho que vai dar Quatro Mares (foto). Mas, sem sombra de dúvida, Jeune-Turc, Quick Road e Time For Fun, pelo menos, são fortes rivais.

Loteria na milha.

Com 20 participantes no campo e um equilíbrio notório, o GP Presidente da República será um aperitivo e tanto para o GP Brasil. A forma atual do cavalo Colorado Sam é excepcional e, mesmo trocando de treinador, proprietário e CT, deixou claro que seguiu tinindo ao vencer a preparatótia. Uigur vem de São Paulo com muito cartaz e também merece todo respeito. Fora os dois, a coisa vira loteria e qualquer um pode vencer. Páreo bonito de se ver e danado pra narrar.

Um pega sensacional de velocidade.

No sábado será corrido o GP Major Suckow, que promete emoções fortes. A recordista Requebra venceu a preparatória sem estar, ainda, no último furo. Vem com tudo agora pra cima de um Taludo que anda voando baixo em Cidade Jardim. Na cola dos dois prováveis favoritos estarão Super Duda e Jaguarão, que também podem vencer sem qualquer surpresa. Agora, em casa, El Detonador vai fazer bonito.

No “Brasil das Éguas” muito equilíbrio.

Ainda na tarde de sábado será corrido o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, o antigo e tradicional Osaf. Outra loteria daquelas, sem um nome que mereça destaque absoluto. Páreo para fazer uma Quadrifeta e faturar uma nota preta. O matungo aqui vai passar e não destaca nenhum nome.

Ainda sobram clássicos e boas provas.

Como sempre, ainda serão corridos os Clássicos Breno Caldas e Delegações Turfísticas e a Taça Cidade Maravilhosa, o “consolação”. Os verdadeiros turfistas precisam comparecer ao Hipódromo da Gávea nas quatro programações e prestigiar o turfe carioca. São esperadas caravanas de outros estados e o bucéfalo deseja boa sorte a todos que vierem ao Rio de Janeiro.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém... exceto à galinha”. (Popular)

Rapidinhas

Amigos visitando o Rio no último fim de semana e na cabine da TV Turfe recebi os craques Jair Balla e Ricardo Ravagnani. Boa estada e sorte nas carreiras.

Minha saudosa avó, sábia e experiente, sempre dizia: “Não tenha medo de nada nesta vida, meu neto, apenas de olho grande”. Sai pra lá “inhaca”.

É muito bom jóquei o jovem Jean Pierre, que tem trabalhado muito e merece mais oportunidades. Recentemente, venceu para Venâncio Nahid e para o Haras Santa Maria de Araras.

De volta à Gávea, o treinador José Antônio Lopes, o “Biduca”, mandou duas para o barbante no último domingo. O profissional abriu e fechou a reunião, respectivamente com Perfect Naranjos e Citrino. Todo sucesso é o que desejamos ao competente profissional.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Com a justíssima homenagem que prestada a Ernani Pires Ferreira no último domingo, por ocasião da disputa do Clássico Imprensa. Com a presença de familiares (a mulher Tereza e os filhos Beto e Cristiane, além de irmãos) o “Baixinho” foi carinhosamente recebido no pódio pelo presidente Luís Eduardo da Costa Carvalho e dirigentes do clube, além da assessora de imprensa Ester Lima. Ernani há 42 anos prestando serviços ao turfe e ao clube merece toda a reverência possível.

O MATUNGÃO NA BRONCA

O velho problema da “diagonal” que acontecia quando a pista estava encharcada, voltou a acontecer, agora, com a pista leve. É um problema que precisa ser solucionado de vez. A vantagem dos animais que largam por fora é enorme e descaracteriza uma carreira, pois nem sempre vão vencer aqueles que têm mais chance. O problema parecia solucionado, mas voltou com tudo...Chega!

As fotos que constam do site são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

É Matungo, hora da verdade e de vc mandar ver no gogó narrando o Presidente da República com 20 cavalos...
O jeito será torcer para o Colorado Sam e Uigur decidirem logo o páreo faltando 300 metros para o disco...
Caso contrário, se embolar o meio de campo (que nem o nosso time vem fazendo nesse finalzinho de 1ª fase do Campeonato Brasileiro), toma uma Skol que desce redondo... hehehe
Sucesso nas transmissões da semana internacional
Fui!