quarta-feira, 2 de julho de 2008

Estrela do Oriente, um líder...

De fato e de direito

Com a exportação de Fluke, que desde a estréia demonstrou ser um potro de exceção, a liderança da nova geração no turfe carioca foi se definindo em favor de Estrela do Oriente, um filho de Redattore que vinha obtendo resultados expressivos. Após a vitória no GP Conde de Herzberg, a liderança ficou mais clara, mas era preciso uma vitória em Grupo I para que esta superioridade fosse confirmada. E isso aconteceu no último domingo, quando o defensor do Stud Estrela Energia, muito bem dirigido por Jorge Leme, atropelou para vencer o GP Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida, em 1.600 metros, grama macia. De parabéns o treinador Cosme Morgado Neto, numa semana de muitas vitórias importantes. Bela corrida de Negro da Gaita, que veio na esteira do favorito, bem aberto. Agora, com a mudança da idade, Estrela do Oriente deve seguir o caminho dos corredores de primeira.

Mais uma vitória incrível para Guignoni!

Apenas 40 dias depois de vencer uma prova no quilômetro, em Cidade Jardim, o cavalo Senhor Extra, pela primeira vez na milha, detonou os adversários ao vencer o Clássico Nelson Pereira, revelando-se um forte reforço para Colorado Sam, recém adquirido, para o Stud Alvarenga na milha internacional de agosto. Apresentação mais que luxuosa deste surpreendente Dulcino Guignoni, que já venceu todas as provas clássicas importantes e continua a impressionar com suas conquistas e revelações. O excepcional profissional transformou um velocista em milheiro, como num passe de mágica. Seus corredores parecem que sabem que vão participar de provas importantes e correspondem, sempre.

A volta por cima digna de um campeão.

O jovem Marcos Mazini, de 23 anos, foi sucesso no Sul, quando iniciou a carreira. Trazido para Gávea, teve uma passagem meteórica como aprendiz e todos apostavam em seu futuro. Passou momentos difíceis e, literalmente, deu a volta por cima. O nascimento da filha e o apoio incondicional de Paulo Mileno, assim como do treinador Julio Cezar Sampaio foram fundamentais para que o jovem piloto alcançasse o auge de sua carreira. Numa disputa empolgante com outros dois ótimos jóqueis, Tiago Pereira e Dalto Duarte, conseguiu vencer a primeira estatística. Parabéns ao vencedor e que outras conquistas surjam em seu caminho.

Uma festa cheia de surpresas e neblina.

No último sábado, no Hipódromo Argentino de Palermo, foi realizado o festival das Carreras de Las Estrellas, similar à Breeders’Cup americana. Foi a festa dos criadores, com o prevalecimento de muitas zebras. O próprio ganhador da prova Classic, mesmo levando a chancela de Roberto Pellegatta, venceu com rateio elevado. O que não se esperava foi a forte neblina que obrigou à direção do hipódromo a cancelar as quatro últimas provas, entre elas a Estrellas Sprint, que deverá ser disputada esta semana. Muita gente compareceu a Palermo e o movimento de apostas foi interessante.

O orgulho dos cearenses é tordilho.

Em mais uma demonstração de gala, o tordilho Giruá venceu prova clássica em Cidade Jardim. Desta vez, mesmo dando enorme vantagem de peso aos adversários e largando com atraso, mostrou sua categoria e ganhou. Não com a mesma facilidade das carreiras anteriores, mas com a autoridade de um craque. Propriedade de Eladio Magvinier Benevides, turfista cearense, o filho de Bonapartiste já virou herói do nordeste. Desde Mossoró, um corredor não fazia tanto sucesso nesta linda região do país.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A teoria sempre acaba, mais cedo ou mais tarde, assassinada pela experiência”. (Albert Einstein)

Rapidinhas

No fim de semana carioca as preparatórias para os GPs Brasil e Roberto e Nélson Grimaldi Seabra. A presença de Jorge Ricardo, caso se confirme, sem dúvida, será outro grande destaque na Gávea.

Muitas atrações estão sendo preparadas pela TV Turfe para este mês de julho e na semana máxima do turfe carioca. O foco é o GP Brasil e algumas matérias especiais estão sendo elaboradas.

Muito bonita a festa pela comemoração do título do treinador Julio Cezar Sampaio, realizada no último sábado. Vitória justa de um profissional que era o retrospecto e desenvolveu um ótimo trabalho durante toda a temporada.

A bela disputa na estatística de jóqueis, este ano, também foi proporcionada pelo ótimo trabalho realizado pelos agentes dos três pilotos que chegaram até a última semana lutando pelo título. Comum dos Estados Unidos, o trabalho dos agentes começou na Gávea através do jornalista Paulo Gama, com Luiz Duarte. Hoje, são inúmeros os que buscam oportunidades e agenciam os principais jóqueis do turfe carioca.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Justiça seja feita ao novo presidente do Jockey Club Brasileiro, Luís Eduardo da Costa Carvalho. Desde que assumiu tem procurado se inteirar de tudo a respeito do turfe. Sua presença constante em todos os setores da Gávea chega a surpreender profissionais e funcionários. Tem procurado contato com criadores, proprietários e turfistas, enfim, todos que possam opinar ou dar sugestões. Tudo que os verdadeiros turfistas desejam é prosperidade e recuperação.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Uma das principais reivindicações de proprietários é uma chamada mais flexível com maiores opções para seus corredores. As tabelas de distância vêm deixando a desejar e se faz necessária uma nova política para a formação dos páreos. Provas suplementares, opções de distâncias nas mesmas semanas. Existem treinadores que chegam a inscrever corredores por três, quatro ou mais vezes sem que os páreos sejam formados. É um assunto delicado que precisa ser estudado com muita atenção...Chega!

As fotos que constam da coluna são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

2 comentários:

Cerca Móvel (KL) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cerca Móvel (KL) disse...

E ai Matungo... Hehehe, a coluna tá deliciosa essa semana... Falando de campeões estatísticos (Mazini e Sampaio), passando pelo mestre clássico Guignoni e à atenção do novo presidente junto ao turfe...
Tomara que a temporada 2008/09 nos reserve muitas alegrias.
Estamos juntos... Fui!

PS: Bem que torcemos, mas time incompetente na hora de bater penalty não merece ir ao Japão...