quarta-feira, 23 de julho de 2008

Mas esse Alcomo corre muito

Na areia não tem pra ninguém.

O show dado pelo cavalo Alcomo no último domingo, por ocasião do GP Presidente Vargas, deixou clara a sua condição de melhor cavalo em pista de areia no turfe brasileiro. O aumento da distância parece que foi ainda melhor para este filho de Rainbow Corner, tão bem levado por meu amigo Cláudio Peixoto de Almeida. Ganhou disparado, sem que Ilson Correa utilizasse, seque uma vez, o chicote. Seu futuro será o Clássico Delegações Turfístivas e depois de faturar um Grupo II, tudo bem de ganhar apenas um Listed, valorizado por ser na semana máxima do turfe brasileiro. A realidade é que, ao conquistar a sexta vitória (quarta clássica) de sua maravilhosa campanha, o defensor do Stud Capitão mostrou que mesmo perdendo quase um ano, com a infrutífera viagem a Dubai, continua sendo um craque.
Está chegando a hora.
No fim da semana já devemos conhecer os campos das quatro provas mais importantes da primeira semana de agosto. Tenho a impressão que o GP Brasil terá um campo numeroso. Desde já podemos destacar Quick Road, Time For Fun, Quatro Mares, Dear-Est e, principalmente Jeune-Turc, que na opinião do matungo aqui será o cavalo a ser batido. Vamos torcer para que São Pedro, que tem dado trégua ao turfe carioca, mantenha as torneiras fechadas nos dias 2 e 3 de agosto para que a festa seja das mais emocionantes, A dotação é a melhor dos últimos anos e, sem dúvida, o primeiro GP Brasil da era Luís Eduardo da Costa Carvalho será marcante.
Mais uma de Manoel Renato Lopes.

É incrivelmente ligeiro este cavalo Ptvalentine e sua vitória na Prova Especial Escorial, sábado último, na Gávea, foi impressionante. É mais um corredor preparado por Manoel Renato Lopes, que continua mostrando o excepcional trabalho no CT Palura, em Cordeiro.

Agora virou blog.

A cobertura diária que eu fazia no site Raia Leve, desde a última segunda-feira, pode ser encontrada no blog Turfe sul-americano, que acabei de criar. Aqueles que acompanhavam tudo sobre Argentina e Uruguai, não ficarão órfãos e só precisam acessar o endereço: http://www.tangoeturfe.blogspot.com/ e vão continuar sabendo de tudo nas terras do "hermanos". Também seguirei acompanhando os passos do campeão Jorge Ricardo e sua disputa com Russell Baze. Seguimos juntos.

Finalmente Zardana confirmou.

A égua brasileira Zardana, que saiu do Brasil com fama de craque, finalmente conquistou a primeira vitória nos Estados Unidos. Venceu o Osunitas Handicap, em 1.700 metros, grama, no Hipódromo de Del Mar, com bolsa de US$ 85 mil. Treinada por Ron McAnally a filha de Crimson Tide e Dear Filly (Southern Halo), foi criada pelo Haras Campestre e pertence a Arnold Zetcher LLC.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A vida é para quem topa qualquer parada, e não para quem pára em qualquer topada”. (Bob Marley)

Rapidinhas

O treinador Luiz Esteves começou com a corda toda no turfe paulista e nas últimas semanas venceu inúmeras provas. Mantendo o ritmo, certamente brigará pela estatística em Cidade Jardim.

Danielle Franca, jornalista e esposa do treinador Luis Henrique Vieira, vem fazendo um bom trabalho no site JCB. A renovação no jornalismo de turfe é fundamental para o futuro da crônica.

César Gustavo Netto continua entusiasmado com os progressos de Paciência, da Fazenda e Haras Harmonia, de Jorge Marcondes. No GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra a filha de Know Heights vai dar trabalho, podem esperar.

Outro que anda animadíssimo é Marcos Ferreira. Seu invicto Sol de Angra continua em grande forma no Vale do Marmelo e o treinador está ansioso para enfrentar as máquinas Requebra, Taludo e Jaguarão.

E seguimos com nossa campanha semanal. “Campos precisa voltar a dar corridas”.

O MATUNGÃO VIBROU

Com a justíssima homenagem que será prestada a Ernani Pires Ferreira no próximo domingo, por ocasião da disputa do Clássico Imprensa. Ao Departamento de Marketing do JCB os parabéns do matungo pela iniciativa, pois Ernani é um ícone da locução de turfe e por mais de quatro décadas emprestou sua inconfundível categoria às transmissões das corridas no Hipódromo da Gávea.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não acho muito justo o procedimento nas compras dos páreos de claiming, na Gávea Essa história do “a mais” é meio complicada. Acho que deveria ser como em São Paulo, que realiza um sorteio quando existem duas ou mais propostas para o mesmo animal. Digo isso, pois acho que o processo carioca privilegia quem tem mais bala na agulha. No sorteio, como a palavra diz, a coisa se resolve na sorte. É apenas a minha opinião, não sei se está certa ou errada...Chega!

As fotos que constam do site são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Fala meu Matungo predileto... Sobre a coluna desta semana, apenas uma ressalva, além do Sol de Angra, Super Duda também merece ser respeitada.

Tá sendo levada com muita confiança pelo treinador papa-clássico Dulcino Guignoni, que pretende que a mesma encerre campanha com vitória...

O Major Suckow, no sábado, vai colocar lenha para a festa do Brasil 2008.

Vamos estar lá, firmes e fortes...
Fui!