quarta-feira, 27 de maio de 2009

Foi um caso de amor...

No melhor estilo de Hollywood!

Depois de seis anos afastado, decidi voltar a ter cavalos de corrida. O início foi bom, com o Normand King, que o Marquinho comprou pra mim. Já na segunda corrida ele ganhou, mas me levaram. Comecei a estudar alguns claimings e me impressionei com uma potranca de 3 anos, que estreara em 1.300 metros, largando meio mal e ainda chegando em terceiro. Duas semanas depois, voltou em outro claiming, contra os machos, na milha. Era dia de narrar. Pedi ao meu fiel escudeiro Junior Pedersen que desse uma olhada nela. Fui pra cabine e uma hora depois Junior me ligou: “Chefe (sempre me chamou assim, desde pequeno) ela é sã. Só é pequena”. Não tive dúvida, fui à sala do claiming e fiz o lance. E partir daí começou uma relação de amor entre mim e Japyhara, ou melhor, “Japyranga” como carinhosamente a batizamos. Quase um ano depois, tendo me levado ao winner’s circle por três vezes, além de obter um lote de colocações (sempre pagou sua comida e meu chope), os joelhos dela começaram a mostrar problemas. Até dava para ir levando, mas ela não merece nenhum tipo de sacrifício. Vai para a reprodução e quero registrar de público, todo o meu agradecimento. Um caso de amor com fidelidade absoluta. Sua valentia me deu alegrias que dinheiro nenhum do mundo paga. Através dela, passei por uma experiência insólita na minha carreira de locutor, pois narrei uma de suas vitórias. Portanto, muito obrigado minha querida Japyhara!

Beleza e categoria no sábado.

Quando a potranca Lovely Carolina estreou, fiquei impressionado com sua beleza. Cheguei a pensar com meus botões: “Tão perfeita, se for de corrida, vai ser máquina”, E em pista ela simplesmente passeou, vencendo por 14 corpos, a puro galope. No último sábado, participando da Prova Especial Jockey Club do Paraná, voltou a dar um show na raia. Conduzida com a tranqüilidade de um monge tibetano por Marcelo Almeida, a filha de Giant Gentleman voltou a vencer com absoluta autoridade. De parabéns os titulares do Haras LLC pela criação desta ótima potranca e aos titulares do Stud Dona Lúcia. Cosminho a apresentou em grande forma e não esqueçamos do Reisinho, que a iniciou.

Nada mais a fazer por aqui.

Domingo foi a vez da Prova Especial Jockey Club do Rio Grande do Sul e toda expectativa girava em torno de mais uma apresentação do potro Seu Nicão, que massacrara os adversários nas três primeiras apresentações. Em fase de negociação para o exterior, o filho de Notation voltou a esbanjar categoria e não tomou conhecimento dos três que ousaram desafiá-lo. É realmente uma máquina de correr e se havia alguma dúvida por parte do provável comprador, esta se dissipou durante a corrida. De parabéns o Haras das Estrelas por ter criado esse craque e a família Mion. Dá gosto ver um animal de tamanha categoria em pista. Que lá fora o sucesso continue!

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A imaginação é mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)

Rapidinhas

O blog passou dos 7.000 acessos e é uma felicidade danada. Brigadão a todos que passaram por aqui e tiveram o trabalho de ler as doideiras do bucéfalo. Beijão pra todo mundo! E ao corajoso titular do Stud West Point, que continua apoiando tudo isso.

Na segunda-feira (18), a dupla Zezé deitou e rolou, com inúmeras conquistas. Zezinho Pedrosa e Rodrigo, o “Zé Ligeiro” fizeram a felicidade de muitos apaixonados pelo Pick 3.

Particularmente, não vou muito com a cara da nova denominação dada à pista de grama. Essa de “grama rápida” soa meio mal. Deveria ter “grama lenta” também. Pra mim é leve, macia ou pesada. Enfim, é apenas a minha opinião, não quer dizer que esteja certo...

Na próxima sexta-feira começa a nova parceria entre o Jockey Club Brasileiro e o Jockey Club do Paraná. É sempre bom acompanhar as corridas do Tarumã. Muitos craques começaram a correr por lá.

Volta a se firmar no turfe carioca o jóquei Rodrigo Ferreira. Foi nômade por algum tempo, mas trata-se de um piloto de categoria, ganhador de provas importantes. Tomara que siga dando direções precisas, como têm feito. Tem notável noção de percurso.

Esta não tem nada a ver com turfe. Procurem na Internet a história da Susan Boyle, uma desempregada doméstica escocesa que canta como um pássaro. É a maior prova de que quem julga pela aparência pode “quebrar a cara”.

Campos realizou programação com 12 páreo e bom movimento de apostas. Aos poucos e com o apoio de Eddy Hedstrom, o turfe campista vai recuperando seu lugar no cenário turfístico nacional.

Depois de longo tempo afastado, com problemas de saúde, retornou ao trabalho o starter Sérgio da Costa Figueira, um excelente profissional. Bom retorno e bom trabalho, é o que deseja o matungo.

A Rádio Livre agora também pode ser ouvida na Internet. O endereço é www.radiolivre1440.com.br

E continua a mais nova campanha da Gávea: Casa...Afonso!

O MATUNGÃO VIBROU

Fazer elogio a um jóquei consagrado não vai acrescentar nada a sua carreira profissional. Mas para quem gosta de turfe e de direções bem dadas, é sempre um colírio. Esta semana presenciei uma verdadeira aula de como se corre um animal na pista de grama. Carlos Lavor esteve literalmente perfeito em Don Flavio Tercero e o filme deveria ser mostrado para os alunos da Escola de Aprendizes. Mesmo com cerca móvel, seguiu por dentro, aproveitou o percurso ao máximo e veio na hora certa. Bom de se ver.

MATUNGÃO NA BRONCA

Esta semana li críticas pesadas e injustas contra o Celson Afonso, comentarista da TV Turfe e que mantém uma coluna no site JCB. Neto, que conheço desde pequeno, foi jóquei, segue trabalhando animais pela manhã e procura informar da melhor forma possível. Duvidar de sua honestidade é pura maldade, principalmente por parte de quem não o conhece. O fato de ser irmão de jóquei e sobrinho de treinadores, não o faz refém. Ninguém tem o direito de julgar sem provas...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Karol Loureiro disse...

Puxa Matungo, essa da Japyhara encerrar campanha me pegou de surpresa... A égua pagava a própria comida e os teus chopes e dos teus amigos (que me incluo)... Outra Japyranga como essa, só sendo filha dela...
Torcida para que na reprodução ela tenha excelentes corredores (cruza ela com Impression, quem sabe surge um novo Glória de Campeão)... hehehehe
Grande abraço, fui!