quarta-feira, 24 de junho de 2009

Copa dos criadores agita...

O fim de semana carioca

O grande festival da Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida é a grande atração do turfe nacional no próximo fim de semana. O Hipódromo da Gávea será palco das Copas de Velocidade e Clássica – Matias Machline, além das duas Taças de Prata. Para valorizar ainda mais o espetáculo, a presença do campeão Jorge Ricardo, que vem da Argentina para montar Engaging e outros corredores. As altas dotações e o custo dos valores das inscrições tornaram seletos os campos das copas e teremos carreiras eletrizantes, sem dúvida alguma. As taças, reunindo alguns dos melhores representantes da nova geração também serão grandes atrativos da festa de domingo. Imperdível!

Tudo em família e muita emoção.

O Clássico Eurico Solanés foi o destaque do último domingo no Hipódromo da Gávea. Foi emocionantes ver a farda do Stud Verde e Preto na pista em uma prova importante. Olympic Election, do Haras Regina correu com a farda do patrono da carreira e foi apresentado pelo Roberto, neto do homenageado. E não bateu no bico, vencendo com sobras e marcando excelente tempo. A emoção foi grande no pódio, com a família reunida para receber a premiação. Gilberto estava radiante ao ver o filho conquistar a importante carreira em homenagem a seu pai. Uma festa bonita que só o turfe pode proporcionar.

Mais uma triste perda para o turfe.

Depois que mandei a coluna para o Rizzon, semana passada, veio a triste notícia do falecimento de “seu” Gladston. Figura carismática, de presença marcante no hipódromo, por décadas, era uma figura querida e respeitada. Lembro que quando iniciei minha caminhada para tentar treinar cavalos de corrida, ia freqüentemente a Magé e conversava com Gastão e seu pai. Nos tempos do Augusto Garcia eram constantes os churrascos às terças-feiras. Cheguei a narrar algumas reuniões no Hipódromo do Ipiranga. Meus votos de pesar à toda a família.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão” (Winston Churchill)

Rapidinhas

Vai ser difícil encontrar uma outra Japyhara, não tenho dúvida disso, mas a farda precisa continuar em atividade e já estou de olho por aí para não deixar de viver as emoções das corridas.

É impressionante o rigor do Marcos Mazini, que não desiste nunca e raramente usa o chicote. Se continuar cuidando do peso, como tem feito, faça-se justiça, vai seguir reinando na Gávea.

O índice de aproveitando do Zezinho Pedrosa é algo digno de registro. Seus animais estão ganhando com freqüência e dado show na pista. Impressionante!

Sucesso absoluto na festa Roça In Rio, realizadas no último fim de semana. Foi gente que não acabava mais e no sábado, perto da meia noite, ainda tinha fila na entrada. Eventos assim podem contribuir sim, para que surjam novos turfistas. Muita gente ficava na cerca, encantada com a beleza plástica das corridas. Vão voltar!

Luiz Carlos passou o aniversário na encolha, no último dia 16. Ficou na surdina para não pagar nem uma cerveja para os amigos. Tem nada não. Já o Mazinho fez festa em Niterói. Também aniversariou semana passada o Tatá, do Stud Santiago de Compostela.

Este time do Flamengo continua fazendo coisas incríveis. Trucidou o Internacional (hein Rizzon?) depois daqueles dois papelões. Estavam ou não boicotando o Cuca?

A Rádio Livre agora também pode ser ouvida na Internet. O endereço é www.radiolivre1440.com.br

E continua a mais nova campanha da Gávea: Casa...Afonso!

O MATUNGÃO VIBROU

É sempre bom ressaltar o trabalho de alguns treinadores que têm poucos pensionistas e mostram ótimo resultado. Reservei este espaço esta semana para destacar as apresentações da égua re Like Mins, do Édson Ricardo. Em seis dias correu duas vezes, com o mesmo peso e deu dois vareios para a alegria do Marquinhos da Itavema. Belo trabalho, assim como tem feito com Casca Fina e Parmegiana, do Haras Praça XV, entre outros.

MATUNGÃO NA BRONCA

A indocilidade de alguns animais e as disparadas constantes que têm acontecido com freqüência nas corridas da Gávea causam atraso e prejudicam os apostadores. Não sei qual seria a solução, mas talvez colocar mais seguradores na hora da largada. As retiradas, além de tudo, causam sensível baixa no movimento geral de apostas. Um problema que precisa ser olhado com mais atenção...Chega!

As fotos contidas no blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: