quinta-feira, 3 de setembro de 2009

De uma classe especial

E com futuro promissor

Quando do GP Major Suckow, além do “caixote” dado em requebra, me chamou muito a atenção a corrida de Special Class. Largando da baliza 1, foi logo coberta e teve percurso complicado. Na fase decisiva, arrancou por fora e finalizou na quarta colocação, “agarrada”. No último sábado, em páreo vazio e largando por fora, me parecia uma grande barbada. E não deu outra, venceu com muita autoridade, contando com direção precisa deste excelente jóquei que é Jean Pierre. Tem a calma e o cálculo de corrida dos grandes pilotos e vai dar trabalho aos adversários. É só continuar trabalhando sério e mantendo o peso que vai chegar muito longe na profissão. Também gostei da corrida do cavalo Gran Tintoretto, um padrão de regularidade que sempre chega, na areia ou na grama.

Mostrou que é mesmo de corrida

A atração do último domingo foi o GP Duque de Caxias, uma prova de GrupoII, em 2.000 metros, grama. Com o reduzido campo de cinco competidoras, tudo levava a crer que seria um duelo entre Tanta Honra e Hope. Uma espécie de tira-teima entre as duas, que estavam empatadas. Hope derrotara a adversária na preparatória e perdera para ela na Taça Osaf. O que se viu foi Fogo na Venta fazendo o train da prova e os jóqueis das favoritas cuidando um do outro. Na reta final, Hope foi a primeira a dominar, sem fugir, mas quando Tanta Honra engrenou, teve a seu lado, por fora, Qualidade Indy, com ótima ação. Esta chegou mesmo a livrar pequena vantagem, mas Hope, por dentro, dominou a prova e venceu com firmeza. Mostrou que é de corrida e muito valente, adaptando-se ao percurso, aliás como quase todos os filhos deste notável reprodutor que é Know Heights.

Boas atrações na semana

O próximo fim de semana prolongado promete muito. Teremos duas carreiras de Grupo II, uma para potrancas de 3 anos, em 2.000 metros, grama e uma outra prova, também do Grupo II, em 2.400 metros, grama. Tomara que o tempo fique igual a da última semana, com muito sol e o público compareça ao Hipódromo da Gávea. Aliás, a programação de sábado e domingo últimos foi excelente. Aquela cerca móvel de 9 metros é que atrapalha. Mas parece um mal necessário. Fazer o que?

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega” (Albert Einstein)

Rapidinhas

Meu amigo e irmão Luiz Urubatan Carlos vai passar por uma cirurgia nesta sexta-feira. Desejo que tudo corra bem e que se recupere rapidamente. To na torcida “Lu”.

Tem dado ótimas direções o aprendiz Henderson Fernandes, mais um jovem e promissor talento desta fábrica de bons pilotos que é a Escola de Preparação de Jóqueis do JCB.

Os cavalos preparados em Campos começam a colher frutos na Gávea. Na última sexta-feira Go Wild e Go Go Go venceram e convenceram. Parabéns aos responsáveis pelas conquistas.

É muito bom ver um profissional batalhador conseguir bons resultados. É o que vem acontecendo com o jóquei Luciano Abreu. Trabalhador, esteve fora do país por um tempo e agora tem obtido vitórias. Que venham mais montarias com possibilidades.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

Ganhar do Santo André pelo menos serviu de um pouco de ar para o Flamengo se afastar da Zona Braba. Mas todo cuidado é pouco. Fluminense e Botafogo que o digam. Aliás, o que o Fogão vem sendo “roubado” pela arbitragem é algo impressionante.

O MATUNGÃO VIBROU

Costumo valorizar muito aqueles que não desanimam nunca. Por mais difícil que sejam as intempéries (isso é bonito) da vida. Desde quando treinei (foram vários períodos), contei com a ajuda de alguns jóqueis. E nunca me privei de dar-lhes oportunidades. Um deles era Alex Rosa, muito trabalhador e hoje em dia, um ótimo pai de família. Parou um bom tempo, teve várias atividades para sobreviver e decidiu voltar a montar, mesmo com problemas físicos. Está de volta, no peso, trabalhando muito e agora vencendo corridas. Parabéns Alex e que mais vitórias surjam.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Sou favorável ao simulcasting, que gera receita livre para os hipódromos e é responsável pela integração do turfe nacional. Apoiei a parceria entre o JCB e o Jockey Club do Paraná integralmente e dou a maior força. Tenho amigos na equipe de lá, como o jovem Victor Correa e José Luiz Lobo, o “Lobinho Multimidia”. E, claro, respeito demais o trabalho do Edson Huck e do Gerson Borges de Macedo, colega aqui do JT. Mas o atraso da última sexta-feira é inconcebível. Foram quase 50 minutos! Desta forma todos saem prejudicados....Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: