quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma justa recompensa

Aos caçadores de craques

No último fim de semana carioca foram disputadas as Copas Leilões JCB, uma iniciativa digna de registro feita pelo Jockey Club Brasileiro. Provas para potros e potrancas adquiridos em leilões realizados no tattersall da Gávea. Excelentes dotações e uma oportunidade para os apaixonados compradores, que a cada ano buscam encontrar o animal dos sonhos, o verdadeiro craque. Começo a coluna comentado a prova dos potros, que teve um desenrolar emocionante e de certa forma surpreendente, uma vez que os favoritos não foram lá muito bem. De propriedade do apaixonado turfista Sérgio Barcellos, um dos maiores experts em turfe mundial que conheço, Kito Hope deu um show na pista. Simplesmente largou e acabou sem tomar conhecimento dos adversários. Potro de rara beleza e de muita raça, foi apresentado em ótimas condições por esta revelação que é Felipe Souza e deu show. Vitória merecidíssima para um amante do cavalo de corrida e da corrida de cavalo.

Entre as potrancas, um passeio na raia

No domingo foi realizada a Copa Leilões, versão potrancas. Como bem diz o comentarista André Cunha, quem jogou contra Dolly Max não teve a chance de torcer. Largou, assumiu a liderança e seguiu para o disco sem ser incomodada em parte alguma do percurso. Marcos Mazini não teve trabalho algum. Uma pintura no cânter, a filha de Crimson Tide foi apresentada em forma soberba por Júlio Cezar Sampaio, que continua firme e forte em busca do tricampeonato da estatística. Aliás, o treinador também apresentou a segunda colocada, True Gipsy, que correu muito e ainda tropeçou logo após a entrada da reta fina. Sem dúvida alguma, duas potrancas de primeiro nível.

Um replay da vitória anterior

Em termos qualitativos, o GP Costa Ferraz, prova de Grupo III, foi o destaque da semana, mas preferi abrir a coluna com as provas de leilão. O que se viu, em pista, foi exatamente um replay da vitória anterior de Special Class, que certamente vai substituir, com igual categoria, a companheira de haras Requebra, que foi para a reprodução. Jean Pierre, que a conhece muito bem fez tudo igual ao último compromisso e venceu da mesma forma, com facilidade e em marca excepcional, para uma pista de grama pesada e com cerca móvel de sete metros. Bebetinho apresentou a filha de Wild Event em forma magnífica. Agora é aguardar o futuro e torcer para novas conquistas.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“O pensamento é o ensaio da ação" (Sigmund Freud)

Rapidinhas

Para a alegria geral dos amigos e fãs, meu irmão Luiz Urubatan Carlos voltou com a corda toda e inteiramente recuperado. É isso Lu, vamos em frente que atrás vem gente...

Faleceu no último domingo o Caluxo, pai do meu amigo Alexandre Dornelles. Ao amigo e família, meus sinceros sentimentos.

Agora ninguém segura o Roberto Casella. Com o “Verdão” liderando o campeonato, o homem “De bandeira à bandeira, o melhor” está impossível.

Na última segunda-feira completei dois anos narrando na TV Turfe. Como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que narrei o páreo vencido por um cavalo do Stud São Pedro da Aldeia.

Está de parabéns a diretoria do Jockey Club do Paraná. Mesmo num momento difícil para o turfe brasileiro, decidiu reajustar os prêmios. Os proprietários, heróis que mantém viva a atividade, agradecem.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Com a desistência de alguns, o time de aprendizes da Gávea estava muito desfalcado, com apenas dois meninos montando. A vinda de dois deles de São Paulo já animou um pouco. A descarga é importantíssima e os animais agradecem. Aos 20 anos, Dayverson Barros mostrou qualidades e venceu uma bonita carreira com Madame Final, de meus queridos amigos Herman e Alexandre Kranzfeld, da Coudelaria Força K. Desejo sorte ao jovem aprendiz e ao A.M.Silva, que também trocou a “Terra da Garoa” pela nem tanto ensolarada (atualmente) Cidade Maravilhosa.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Vou voltar a um assunto que já abordei neste espaço. Vez por outra acontecem reclamações absurdas por parte de alguns jóqueis. Quando o prejuízo acontece, de verdade, impedindo a melhor performance de um corredor, tudo bem, tem que existir a reclamação sim. Mas em certo casos não acontece absolutamente nada e tá lá o jóquei no telefone. Sei que, por muitas vezes, o treinador e até mesmo o proprietário, mandam que o jóquei reclame, mas deve haver o bom senso de saber se houve mesmo ou não o prejuízo. Enfim, já dizia o antigo compositor: “Quem não chora...não mama”. Mas tem que haver um limite pra tudo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: