quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Na areia e na curta

Seu Nicão é uma parada

O início de campanha foi fantástico e as primeiras vitórias, verdadeiros massacres. O interesse estrangeiro apareceu logo, mas por detalhes a negociação não foi concretizada. Aí, não tinha jeito e como o calanedário clássico para velocistas, na areia, quase inexiste, a tentativa nos percursos maiores tinha que ser tentada. Mas, não deu lá muito certo. Após uma pequena parada para readaptação, Seu Nicão foi inscrito na Prova Especial Pico Central, destaque da corrida do último sábado, na Gávea. E o que se viu foi mais um show deste filho de Notation, apresentado de forma excepcional por André Mion, seu treinador desde o início da campanha. Com a farda do Stud Alvarenga, que defende desde o GP Major Suckov, este crioulo (é mesmo) do Haras das Estrelas manteve-se invicto na areia através de cinco apresentações.

Uma bomba muito bem conduzida

A atração maior da semana foi o GP Presidente Vargas, do Grupo II, em 1.900 metros, na areia. Prova extremamente equilibrada, marcando o reaparecimento de Jujuy, contra uma forte parelha formada por Yes Book e Quético Park. Outros nomes fortes foram citados por toda a crônica, como Rutini e Olympic Exocet. Até Dear-Est foi lembrado, como pule boa. Ninguém viu inscrito (confesso que nem eu) o cavalo Don Macanudo. Mas Roberto Solanes e Bruno Reis viram. Pois bem, num cálculo de corrida digno de físico nuclear, Bruno trouxe seu pilotado numa atropelada fantástica e quando o jóquei de Yes Book se preparava para comemorar, arrancou-lhe a cabeça em cima do disco. Uma vitória espetacular, digna dos finais mais emocionantes que a pista de areia já foi palco, Parabéns aos vencedores.

Fidelidade, seu nome é Poty Indy

Existem alguns animais que dão orgulho a qualquer proprietário. Estão sempre chegando, acumulando vitórias e colocações. Muitas vezes não chegam nem a merecer o destaque que merecem, mas são fiéis ao extremo. Este é o caso da égua Poty Indy, do Stud Michelle e Proscila, Desde o início da campanha, sua forte atropelada sempre proporciona grandes emoções. E no último domingo mostrou toda sua categoria ao vencer o Clássico Presidente João Goulart, derrotando a grande favorita Tauane, que tem mais fama do que realmente corre. Dá gosto de ver um animal assim. É alegria garantida e faturamento certo.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“O tempo é o melhor autor. Sempre encontra um final perfeito"
(Charles Chaplin)

Rapidinhas

Um fim de semana cheio de atrações no turfe carioca. Copas Leilões para potros e potrancas, na milha, grama, clássico de velocidade e provas especiais em 1.500 e 3.000 metros. Imperdível.

Sul Clark, recém adquirido, venceu prova clássica em Pelotas para a grande alegria de Piter Porto. Parabéns pela conquista.

Já começou a montagem do grandioso palco para o show de rock marcado para 24 de outubro no pião do prado. Pelo visto será um evento e tanto.

Marcos Mazini retomando a liderança da estatística e comemorando o terceiro aniversário de sua filha Maria Vitória, que aconteceu na última sexta-feira. É um grande profissional e merece o sucesso que vem obtendo.

Não tenho nada com isso, mas a queda vertiginosa no MGA em Cidade Jardim é bastante preocupante. O turfe precisa ir bem em todo o país.

Vitória muito bonita obteve o potro Big Red Runner, muito bem apresentado pelo treinador Paulo Salas. Marcou ponto para o Stud Mengão 1981, pelo qual tenho grande simpatia.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Existem profissionais que, além de competentes, são pessoas simpáticas, de bom coração e parceiros de verdade. O fim de semana foi muito bom para um destes “bonachões” que mesmo conhecendo há pouco tempo, a gente gosta de graça. Mário André, o único torcedor do Guarany de Bagé em todo sudeste e centro-oeste, mandou para o barbante Ptfuego e Lord Leblon, ambos de seu fiel proprietário Carlos Antônio Platzek. De parabéns o Mário e que outras conquistas apareçam. E semana passada teve o Halloween Day, do Chicão.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Se a pista de areia está dando vantagem junto à cerca interna não é um problema meu e sim dos responsáveis pela raia. Agora o que é preocupante é a insanidade de alguns jóqueis que, logo após a partida, fazem de tudo para chegar aos paus primeiro que os outros. Algumas largadas da Gávea têm sido criminosas e quem está por dentro que se vire. Na hora que caírem jóqueis num efeito dominó, a providência será tomada. Já li, não lembro onde, que os jóqueis têm que manter a linha por 200 metros após a largada. Isso não tem acontecido de forma nenhuma. O que eles esquecem é vidas humanas estão sendo postas em risco no afã de colar na cerca. Deus me perdoe...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: