quarta-feira, 3 de março de 2010

Stud Alvarenga conquista a tão...

Desejada liderança entre os novos

A corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi marcada por duas provas clássicas destinadas à nova geração, ambas em 1.300 metros, na grama macia. No Clássico José Calmon, para os machos, mais um passeio deste fantástico Desejado Thunder, dissipando qualquer dúvida sobre o fato de que no gramado seria o mesmo. Acho até que foi melhor ainda, pois de todos os trabalhos fortes que fez na Gávea, este foi o mais tranquilo. Agora um líder invicto de fato e de direito. Logo a seguir veio o Clássico Luiz Alves de Almeida, para as fêmeas. A desconfiança sobre Duda Desejada era ainda maior, principalmente em razão do "mito" criado em torno do reprodutor Gilded Time. Já estava virando afirmativa de que seus filhos só produziam bem na pista de areia. Bem, a Duca Desejada dismistificou o assunto e deu um show na raia e assim como o potro, alcançou a terceira vitória, mantendo-se invicta. A toda equipe liderada por Alvaro Novis, os parabéns pelo sucesso seus corredores. Sucesso este desejado e alcançado.

Inyati, em mais um show de um "senhor" jóquei.

O destaque de sábado no turfe carioca foi a Prova Especial Virginie, em 2.000 metros, na pista de grama. Com mais uma direção primorosa do veterano Edson Ferreira, Inyati, de Fazenda Mondesir, venceu de forma incontestável, magnificamente apresentada por mestre Guignoni. Foi corrida sempre na quinta posição, por dentro, aproveitando todo o percurso e, na hora decisiva, dominou a prova sem luta, permtindo ao piloto apresentar sua marca regstrada, ou seja, guardar o chicote embaixo do braço a poucos metros do disco. Correu muito a égua indicada por mim em O Globo, Energia Assa, que largou em baiza desfavorável e fez uma excelente apresentação. Carreira que homenageou uma corredora fantástica, justamente treinada por Guignoni.

Segunda etapa da Tríplice Coroa promete.

Com o pagamento do added divulgado, teremos emoções duplas no dia 21 de março, sem dúvida alguma. Agora em 2.000 metros, os candidatos ao título terão pela frente uma parada duríssima, principalmente no caso dos potros. Sal Grosso, brilhante ganhador do GP Estado do Rio de Janeiro, além de novamene ter que enfrentar Too Friendly e Vupt Vapt, também encontrará um Moryba, que volta em grande forma e tem categoria para embolar na fase decisiva. Já no caso das potrancas, creio que basta se adaptar ao percurso maior para que Dolly Max siga no caminho da coroa, uma vez que sua vitória foi incontestável no GP Henrique Possolo. É uma craque, sem qualquer sombra de dúvida.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Aproveite o aqui e o agora. Nada se repete, tudo passa". (Popular)

Rapidinhas

Aniversariou no último dia 1º a jornalista e fotógrafa Karol Loureiro, editora da revista Turf Brasil e minha amiga particular. À Kaká desejo muita saúde, paz, felicidade e cada vez mais sucesso profissional.

Muito boa a corrida de estréia da potranca Bárbara do Truc, de meu amigo Sérgio Livramento, que a criou no Haras Truc dos também amigos Ronald e Rodrigo Schulze. Difícil definir a alegria do Ségio com o ótimo segundo lugar da alazã.

Deve estrear esta semana o aprendiz A.F.Matos, o Toinho, grande revelação do turfe pernambucano e que está na escolinha desde 25 de janeiro. Vai dar o que falar o menino.

E por falar em aniversário, quem muda de idade nesta sexta-feira é um outro grande amigo, Natan Pacanovisk, o criador da "Boa do Poeta". Desejo tudo de bom ao querido amigo.

A ressaltar os movimentos de apostas do últim fim de semana no Hipódromo da Gávea, que junto com o simulcasting com Cidade Jardim ultrapassaram R$ 1 milhão tanto sábado como domingo. Escrevo a coluna antes da corrida de segunda-feira.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Outro dia escrevi aqui que estava estranhando o fato de alguns jóqueis de categoria estarem montando pouco. Com a volta do Guignoni as montarias de Marcelo Cardoso voltaram em boa quantidade e o resultado apareceu logo. No domingo passado foi muito bom ver o Jorge Leme vencendo três corridas, aproveitando a oportunidade oferecida pelo Haras Anderson. Jóqueis como eles têm que montar muito mais e abrilhantar as coriridas da Gávea, que têm um time impressionante de bons jóqueis e aprendizes. Boas direções encantam os turfistas.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Mais que bronca é uma profunda tristeza. Não há dúvida que a natureza está mostrando ao homem que não se deve brincar com ela. Depois da tragédia que se abateu sobre o Haiti, no último fim de semana o Chile foi alvo de mais um terremoto terrível, que vitimou centenas de pessoas. Creio ter sido uma decisão coerente o adiamento da disputa do GP Latino, que seria disputado no próximo domingo. O pais vai demorar muito para se reerguer e não acho o momento apropriedado para nenhum tipo de festa, mesmo de turfe. Sei lá, se fosse dirigente eu adiaria a prova para mais adiante...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: