quarta-feira, 21 de julho de 2010

GP Brasil: falta apenas uma

Semana para a grande festa

Não tem como, quando se aproxima o GP Brasil a ansiedade é muito grande por parte dos turfistas. Criadores, proprietários, treinadores, jóqueis, aprendizes, profissionais da imprensa, enfim, a prova realmente mexe com os nervos de todo mundo. É a grande festa do turfe e este ano, com uma premiação recorde, todos querem a conquista. Alguns brigam por títulos marcantes, como tricampeonatos ou tetra, no caso de poucos envolvidos. Outros buscam a primeira vitória. O Jockey Club Brasileiro está preparando uma festa de época, buscando recuperar o glamour desta que, durante décadas, foi uma das maiores realizações sociais da cidade e do país. Que vençam os melhores e que a festa seja fantástica, como sempre. Agora é aguardar e contar os dias para o fim se semana mais importante da Gávea

Stop and Go mostrou categoria na tarde de domingo.

O destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Jockey Club de Campos, em 1.200 metros, areia pesada. A vitória pertenceu a Stop and Go, do Stud Araré, dirigida com muita inteligência por Tiago Josué Pereira e apresentada em forma soberba pela dupla Airton Gregório e Alemão. Vitória firme e incontestável, Por sinal, o fim de semana foi muito bom para as sedas de Francesco Carnevale, uma vez que no sábado, Nice Black fez uma corrida fantástica em Cidade Jardim, perdendo para um recorde quase inacreditável na pista de areia e na milha. Parabéns à coudelaria pelo resultado.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Os pequenos atos de cada dia fazem ou desfazem o caráter". (Oscar Wilde)

Rapidinhas

Fim de semana fantástico para o meu amigo TJ. Tiago venceu muitas provas, dando direções primorosas. É um jóquei de grande nível e agora bem agenciado vai brigar pela estatística.

Soube da intervenção cirúrgica por que passou o criador e proprietário Álvaro Novis, titular do Stud Alvarenga. No estilo de seus corredores, é "desejada" sua pronta recuperação.

Grande festa no Itanhangá para a comemoração da vitória do Stud Amigos da Barra na estatística de proprietários, por número de vitórias. Infelizmente, por motivos profissionais, não pude comparecer. Mas fui informado da grande aruação do parceiro André Cunha, como goleiro. E também, do engodo de Celson Afonso atuando na linha. Disseram que não joga nada...

E por falar nisso, informo que a partir desta edição o blog do matungo passará a contar com o apoio do Stud Amigos da Barra. Agradeço a confiança do Mauro e do Bruno, titulares da coudelaria, que junta-se ao Stud West Point, do amigo Luiz Edmundo Barbosa, que desde o início apoiou a iniciativa da criação deste espaço.

Chegou à quarta vitória na carreira o menino Igor Gaier, que aos poucos vem mostrando qualidades. Não demora a entrar no fantástico time de aprendizes da Gávea. Uma safra vitoriosa.

Domingo, como habitualmente acontece na seman anterior ao GP Brasil será disputado o Clássico Imprensa, quando o Jockey Club Brasileiro homenageia profissionais da crônica, do passado e do presente. Justa homenagem.

Aniversariou na última semana a treinadora Juliana Dias Lepre dos Santos, a Dona Ju, como carinhosamente a chamo. Desejo muitas felicidades e sucesso profissional à amiga.

O amigo Natan Pacanovsky, que tem coluna de indicações no site do JCB, marcou nove ganhadores nos 10 páreos do útimo domingo, na Gávea. De vista limpa o Pacheco...

O MATUNGÃO VIBROU

Parece que o campo do GP Brasil não aumentará muito devendo ficar com 11 competidores. Um campo seleto, reunindo os melhores corredores do eixo Rio-São Paulo. Em muitas oportunidades largam 20 competidores, quando pelo menos uns oito ou nove estão ali apenas para mostrar a farda ou por uma questão de status de seus donos, que não se importam em pagar um added alto apenas para participar, mesmo sabendo que seu corredor não tem chance de brigar pela vitória. Muito melhor um campo menor, mas extremamente equilibrado que cheio, com prejuízos tirando a chance de quem realmente tem.

O MATUNGÃO DE OLHO

Mudando um pouco a característica da coluna e do blog, deixarei de lado o "Matungão na Bronca" para substituir sempre por um assunto mais interessante, uma vez que bronca não leva a lugar nenhum. Esta semana, por exemplo, o matungo está de olho aberto, esperando a próxima apresentação da égua Qualea. Não teve um bom percurso na última e ainda chegou correndo muito nos metros finais. Portanto, cuidado com ela na volta.

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: